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sexta-feira, 13 de abril de 2018

Guarujá deve lançar edital para transporte público em maio

Guarujá deve lançar edital para transporte público em maio

   
Empresa vencedora terá direito a administrar as 36 linhas municipais por 20 anos


A Prefeitura de Guarujá deve lançar no próximo mês, ainda sem data definida, um edital para escolher a empresa que irá administrar por 20 anos as 36 linhas da Cidade, atualmente a cargo da Translitoral e com média diária de 82 mil passageiros. O assunto, inclusive, foi tratado em audiência pública, realizada na última quinta-feira, no auditório da Unaerp.


Dentro das exigências, a instalação de um sistema com Tecnologia BRT (Bus Rapid Transit, espécie de corredor de ônibus). No total, a empresa ganhadora deverá investir cerca de R$ 197 milhões, incluindo a compra de 120 novos ônibus (entre articulados, padrons, convencionais, microônibus, doubledeck para turismo, executivos e vans, todos com ar-condicionado e wi-fi livre), renovando toda a frota.


A quantia também prevê incrementos na infraestrutura (instalação de corredores exclusivos de ônibus, pontos de ônibus, estações de embarque e desembarque, além da reforma e construção de terminais), além da tecnologia necessária e construção da garagem para a frota. Recapeamento de vias, obras de drenagem, ajustes geométricos de traçados e sinalização são outras providências a serem tomadas.


“No contrato anterior havia a exigência de construção de dois terminais, o que foi feito em Vicente de Carvalho e no Ferry Boat. Já no anterior não havia a previsão de novos terminais e nem instalação de ar-condicionado nos veículos e wi-fi livre”, explica Luiz Cláudio Venâncio Alves, secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá.


Prazos


A empresa vencedora será a que oferecer o menor valor de tarifa de remuneração, sendo necessária a demonstração de experiência em serviços de transportes. Ela assumirá completamente a operação do sistema no prazo de seis meses após a homologação da licitação. Todos os investimentos estruturais devem ser realizados no prazo máximo de três anos, sendo que os mais urgentes ocorrerão nos primeiros seis meses.


Rede


A empresa vencedora também terá de destinar recursos para a criação de uma central de controle, além de tecnologia com serviços de recarga de cartões e acompanhamento, em tempo real, da movimentação dos ônibus. A rede será estruturada com sistema de integração, de forma que o passageiro possa usar a linha local e integrar na estrutural, pagando uma única passagem.


A previsão é de que seja instalado um sistema integrado de frota, com três linhas troncais ligando os terminais Ferry Boat-Vicente de Carvalho, Ferry Boat-Avenida Atlântica (Enseada) e Avenida Atlântica-Vicente de Carvalho. O sistema estrutural ainda tem a ligação entre Morrinhos-Terminal de Vicente de Carvalho e Morrinhos-Ferry Boat, passando pela Vila Maia.


As pessoas que percorrerem os sistemas locais, com deslocamentos pequenos, vão pagar parte do valor integral. Somente quando a pessoa integrar o sistema tronco é que a tarifa será cobrada por completo.


A linha executiva deve operar a partir do Terminal Rodoviário até o Canto do Tortugas. Outra linha passará pelos terminais de Vicente de Carvalho, Ferry Boat e com final no Guaiúba.



Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias/
Foto de Rogério Soares/AT
Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

Um comentário:

  1. Eu tenho dúvidas sobre como será feita a cobrança da passagem, e então quer dizer que as linhas atuais serão extintas ? E teremos um terminal no morrinhos e Av Atlântica?

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