Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 29 de abril de 2018

BUSSCAR VOLTA EM 2018


BUSSCAR - Marca tradiconal volta ao mercado em 2018


         A Busscar ônibus foi conhecida fabricante catarinense de carroceria de ônibus, que iniciou suas atividades em 1946, com  a marca NIELSON, alterada em 1989 para BUSSCAR - junção dos termos alemães buss (ônibus) e car (carroceria). Durante a década de 90, a marca foi referência de ônibus rodoviários de qualidade e uma das maiores empresas  do setor no país, produzido, no seu auge, no ano 2000 - quando era a segunda no ranking,com cerca de 30% de participação no mercado = 5.458 veículos, entre rodoviários (2.263), urbanos (2.594) e micro (602). A partir de 2002, sucessivas crises, causadas por uma meteórica expansão no mercado internacional, com compra de ativos e investimentos em modenização em países como México, Cuba, Venenzeuela, Colômbia e Noruega, acabaram por levar a empresa a encerrar suas atividades em 2012, quando a justiça decretou a falência do Grupo Busscar, do qual fazia parte.


Carbuss, a nova Busscar


          Em março de 2017, a justiça aprovou, em sentença final, a compra da marca Busscar e dos parques fabris da Busscar Ônibus em Santa Catarina, sendo os arrematantes também acionistas da encarroçadora Caio Induscar. Em junho do mesmo ano, os novos sócios criam uma nova empresa, denominada Carbuss - Indústria de Carrocerias Catarinense, e anunciaram um investimento de 100 milhões de reais, para a reativação do parque fabril, com o retorno da produção utilizando a tradicional marca Busscar nos novos veículos.


         A nova Busscar pretende fabricar um modelo Double Decker e quatro convencionais, todos para o segmento rodoviário, tanto para mercado nacional como para exportação. Quando o seu departamento comercial estiver ativo, pretende atender clientes do Brasil e da América do Sul, como Paraguai, Chile, Uruguai e Argentina.

          Apesar da montagem de veículos já ter iniciado em janeiro deste ano, os novos modelos ainda não foram reveleados ao mercado e e nem aprovados pelo Denatran, mas a empresa pretende entregá-los ao seu primeiro comprador já em abril deste ano.


Matéria extraída da Revista Ônibus nº 101  de março de 2018
Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus









Nenhum comentário:

Postar um comentário