Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Macaé - Sistema Integrado de Transporte ganha novos ônibus e linhas

01/10/2013 17h26


Foto: Maurício Porão/Arquivo
No início do ano, outros ônibus já haviam chegado para somar à frota


Jornalista: Carlos Fernandes


O Sistema Integrado de Transporte ganhou 45 novos ônibus, que começaram a circular em Macaé nesta terça-feira (1º). Agora, o sistema de transporte público de Macaé passa a ser composto por 230 ônibus urbanos em circulação, que atualmente realizam cerca de 500 mil viagens/mês, além de mais dez veículos disponíveis para a reserva técnica. Somente em 2013 foram somados ao Sistema Integrado de Transporte mais 114 coletivos para atender aos bairros da cidade e aos distritos da região serrana. 

Além de colaborar para uma maior rotatividade, a integração dos novos ônibus no sistema também contribui na renovação da frota que circula na cidade. Isso porque, dos 45 ônibus que passaram a fazer parte do Sistema Integrado de Transporte, 25 substituíram os coletivos que estão há mais tempo em circulação e os outros 20 foram somados à frota para atender a população. Hoje, a frota que atua no município é uma das mais novas do país, com idade média de dois anos, enquanto a média nacional nas capitais é de 5,5 anos, elevando para até 10 anos em cidades do interior. 
Os novos veículos são equipados com rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção, sistema de posicionamento global (GPS) e câmeras que permitem gravar a entrada e saída de pessoas, registrando o movimento em tempo real e oferecendo mais segurança aos usuários.

Novas linhas – Nesta terça-feira também entraram em circulação novas linhas para atender aos usuários do Sistema Integrado de Transporte. Os novos itinerários atenderão a bairros como Parque de Tubos, Mirante da Lagoa, Centro, Piracema, Engenho da Praia, Lagoa, Malvinas, Bairro da Glória, Nova Macaé e Cavaleiros, além de localidades vizinhas a estes bairros.

As mudanças ocorreram após estudos de demanda, efetuados em parceria pela equipe da secretaria de Mobilidade Urbana e membros da SIT-Macaé, consórcio que opera as linhas no município. As alterações foram as seguintes:

A linha A-11 liga o Terminal Parque de Tubos ao Mirante da Lagoa; a linha A-53 liga o Terminal Central ao bairro Piracema; a linha A-73 foi estendida, passando a ligar o Engenho da Praia à Lagoa; a linha A-91 também foi estendida, passando a ligar o bairro Malvinas ao bairro da Glória; a linha T-31 foi criada para ligar o Terminal Central ao bairro Mirante da Lagoa, passando pela Lagoa e Costa do Sol; outra linha que foi estendida foi a T-61, que agora liga o bairro Nova Macaé ao Cavaleiros.

Fonte: Prefeitura de Macaé

Nenhum comentário:

Postar um comentário