A Prefeitura de Curitiba iniciou, na última terça-feira (29/08/2023), os testes operacionais com o novo ônibus 100% elétrico da Volvo, dentro do programa de descarbonização da frota do transporte público da capital paranaense. Durante o evento de apresentação em Curitiba, a Volvo anunciou ao prefeito curitibano um investimento futuro de R$ 250 milhões para produção dos primeiros ônibus elétricos na fábrica da montadora que fica no Paraná.
Com capacidade para 90 passageiros e 12,6 metros de comprimento, o ônibus Volvo BZL foi desenvolvido em parceria por equipes brasileiras e suecas da tradicional montadora. O modelo é foi configurado com duas portas de acesso, piso baixo, suspensão a ar, carroceria Marcopolo Attivi e com autonomia de 250 a 300 quilômetros. O tempo de recarga pode variar de duas a quatro horas. O ônibus também conta com sistema que diminui automaticamente a velocidade em áreas próximas a regiões de grande movimentação de pessoas, como terminais de ônibus, escolas, hospitais e shopping centers.
Durante os testes, serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias da cidade (aclives, declives e plano).
Texto: Buzu071 Mobilidade Urbana Por Emerson Pereira – Foto Divulgação / PMC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário