Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.
domingo, 28 de julho de 2019
RENOVAÇÃO DA VIAÇÃO COMETA
🚍 RENOVAÇÃO DA VIAÇÃO COMETA 🚍
Ainda sobre a renovação da Viação Cometa, a empresa está recebendo 60 unidades do modelo Marcopolo Paradiso New G7 1200 | Scania Brasil K360IB 4x2 de 14 metros e mais 5 unidades do modelo Marcopolo Paradiso New G7 1800 DD | Scania Brasil K440IB 8x2. As novas aquisições, na carroceria dispõe de dispositivo de poltrona móvel (para pessoas com deficiência), banheiro e monitores de LCD.
Outra novidade é que os chassis estão equipados com o sistema ADAS, o avançado sistema de segurança de auxílio ao motorista.
O que é o sistema ADAS?
O sistema de auxílio ao motorista, ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), faz parte do pacote de segurança opcional da Scania e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.
O ADAS utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque respectivamente. Ele é dividido em três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais.
O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa) que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involutária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.
Texto: Ônibus, Minha Segunda Casa / Fotos: Gabriel Marciniuk e autor desconhecido
Divulgação e Postagem: Equipe Litoralbus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário