Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 5 de maio de 2018

São Vicente estuda remodelar sistema de transporte




São Vicente estuda remodelar sistema de transporte 

   
Prefeitura publicou na quinta (03/05/2018) edital para escolher empresa responsável por estudo


Há exatos 21 anos que o transporte alternativo de passageiros de São Vicente foi legalizado pelo Poder Público, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) inicia projeto com o intuito de remodelar as linhas municipais. A Administração vicentina publicou na quinta-feira (03) edital para a escolha da empresa responsável por uma profunda análise do serviço prestado na Cidade.


O diagnóstico apontará quais rumos a serem tomados a fim de requalificar o sistema, hoje operado por cooperativas e com uso de micro-ônibus ou vans. Trata-se, contudo, do primeiro passo para a eventual concessão do serviço vicentino, responsável pela locomoção de até um milhão de passageiros por mês.


A etapa também é necessária à futura integração das tarifas do transporte municipal e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Atualmente, apenas 10 linhas santistas e itinerários intermunicipais têm tarifa integrada com o novo modal de transporte de massa da região.


Segundo a Prefeitura, o edital aberto nessa semana prevê a contratação de uma empresa para a realização de um diagnóstico completo do sistema de transporte da Cidade. O estudo é promessa para melhorias no sistema, que são debatidas há mais de uma década.


A Administração vicentina acrescenta que dentre os aspectos que serão avaliados nessa fase, incluem os percursos (com possibilidade de novas linhas), tipos de veículos ideais, custos do serviço, uso de tecnologias (como internet sem fio nos veículos), itens de segurança e de conforto (ar-condicionado, por exemplo).


As mudanças são aguardadas há tempos pelos usuários do sistema vicentino. Apesar de elogiar o transporte municipal, a doméstica Zulmira Conceição acredita que existem pontos que ainda podem ser melhorados. “É sempre bom um pouco de conforto, afinal a tarifa (R$ 3) não é tão barata assim. Santos já tem ar-condicionado e internet, por que aqui não pode ter?”, sustenta a moradora da Vila Margarida.


Já o aposentado Antonio Rubens Conceição Félix destaca a integração das linhas municipais com o VLT. “Vai facilitar a vida de todo mundo. Além de pesar menos no bolso, tornará mais rápidas as viagens entre Santos e São Vicente”. A vendedora autônoma Cleide da Silva Lima também aguarda a unificação das tarifas. “Será um ganho para toda a região”.


A Prefeitura de São Vicente não cita prazos de conclusão do diagnóstico e nem de adoção das eventuais alteração no serviço. Em nota, limita-se a informar que o edital aberto “é uma etapa preliminar dentro das mudanças que deverão ser apresentadas para o transporte municipal”.


Acrescenta que estão previstas audiências públicas a fim de que a população possa contribuir com o debate e aperfeiçoamento do sistema. “As qualificações servirão como termo de referência para um futuro edital de licitação para o setor, este visando a contratação de uma empresa para atuar no serviço”, finaliza.



Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário