Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 13 de novembro de 2016

Vereadores de Guarujá aprovam volta da função de cobrador de ônibus

Vereadores de Guarujá aprovam volta da função de cobrador de ônibus; projeto aguarda sanção da prefeita

Por: #Santaportal
10/11/2016 às 11:05

A Câmara de Guarujá aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do vereador Edilson Dias (PT) que proíbe as empresas concessionárias de serviços de transporte coletivo da cidade, a partir de janeiro de 2017, de incumbir aos motoristas a atribuição simultânea de cobrança de passagens. Em outras palavras: obriga a volta dos cobradores. O projeto aguarda sanção da prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB).

GUARUJÁ - Foi aprovado na última sessão da Câmara de Guarujá, realizada na terça-feira (8/11/2016), o projeto de lei que proíbe as empresas concessionárias de transporte coletivo da Cidade, de incumbir aos motoristas a atribuição simultânea de condução do veículo e cobrança de passagens, a partir de janeiro de 2017. As empresas terão prazo de 180 dias para se adequar à lei que ainda precisa ser sancionada pela prefeita.

Segundo o vereador autor do projeto de lei, Edilson Dias (PT), ao motorista cabe exclusivamente conduzir o ônibus, respeitando as regras do Código de Trânsito Brasileiro, bem como as demais normas estabelecidas pela legislação pertinente e pelo poder concedente.

"O acúmulo de função de cobrador de passagens é prática desumana e perigosa e que agrava o desgaste físico e emocional do trabalhador além de resultar em fator de desatenção do motorista na função de conduzir o veículo com segurança, podendo ser a causa de diversos acidentes de trânsito. E ainda provoca atraso no cumprimento do percurso e maior dificuldade no atendimento de pessoas com deficiência, de idosos, gestantes e crianças. A volta dos cobradores também vai gerar mais empregos", conclui.

De acordo com a nova lei, o cobrador deverá desenvolver as seguintes funções: cobrar a tarifa dos usuários; cuidar do movimento da catraca; prestar informações aos usuários quando solicitado; auxiliar o condutor no processo de embarque e desembarque dos usuários, especialmente os idosos e pessoas com deficiência.

No caso de descumprimento por parte das concessionárias, caberá a aplicação de advertência e multa de R$ 10 mil reais por situação de reincidência. Além disso, fica autorizada a Prefeitura Municipal de Guarujá a cassar a permissão da empresa infratora.

Justiça 
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) já se manifestou a respeito do assunto e emitiu juízo no sentido de que "a função de motorista não se confunde, de forma alguma, com a de cobrador, tratando-se de encargo específico como o é o exercício da direção de ônibus, não se pode aumentar o espectro da função para que também a esta se acresça a obrigação de cobrar a passagem, sob pena de se incentivar o abuso patronal em atividade de interesse público e profundamente desgastante para a pessoa humana".


Foto e Fonte: Santa Portal

Divulgação e Postagem: João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário