Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Doação de um ônibus contribui com logística dos atletas brusquenses

31/01/2012 09:00h






Já está estacionado no pátio do Pavilhão de Eventos Maria Celina um ônibus que foi doado pela Receita Federal, para Brusque. O veículo será utilizado nas ações da Fundação Municipal de Esportes, contribuindo para atender às necessidades da FME, especialmente, com o transporte de atletas nas competições em que participam.
Após uma vistoria geral o veículo receberá a identidade visual que o caracteriza como parte da frota brusquense e será colocado em atividade.

Texto: Paula Leitão/SECOM
Fonte: Prefeitura de Brusque

SP tem mais três ônibus a hidrogênio

SEG, 30 DE JANEIRO DE 2012 12:05


O projeto vem realizando testes desde 2009

Novos ônibus devem estar na frota de São Paulo em 2014



O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e o Consórcio que desenvolve o Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio, coordenado pela EMTU/SP, acabam de adquirir mais três veículos, a um custo de, aproximadamente, US$ 1 milhão cada. A exemplo do protótipo que vinha sendo testado desde 2009, os novos ônibus não emitirão nenhuma poluição, liberando no meio ambiente apenas vapor de água.
Com um prazo de entrega de 15 meses, os ônibus devem estar em testes na Região Metropolitana de São Paulo durante o segundo semestre de 2013. A previsão é de que os veículos sejam integrados à operação da frota intermunicipal gerenciada pelo Governo do Estado em 2014.
Os novos ônibus a hidrogênio terão um índice de nacionalização superior ao protótipo já testado. O destaque é o motor elétrico de tração, que passará a ser fabricado no Brasil. Continuam importados as células a hidrogênio, as baterias auxiliares de tração e os tanques de armazenamento de hidrogênio a bordo.
Os veículos terão portas dos dois lados, podendo operar tanto pela porta direita como pela esquerda, no caso de corredores onde as operações de embarque e desembarque são realizadas nas plataformas centrais, como a extensão Diadema - São Paulo do Corredor ABD.
A EMTU/SP, vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, e o Ministério das Minas e Energia iniciaram há 16 anos os estudos para o uso do hidrogênio como combustível em ônibus urbanos para o transporte coletivo na Grande São Paulo. Para o desenvolvimento do projeto, foram investidos US$ 16 milhões. O PNUD contou com o apoio financeiro do Global Environmental Facility (GEF). Outros recursos vieram da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), por intermédio do Ministério de Minas e Energia.
Fonte: WEBTRANSPO/ FOTO: MILTON MICHIDA

Ônibus pega fogo em rodovia do Rio Grande do Sul

30/01/2012 às 16h16:


O ônibus pegou fogo quando voltava do litoral norte gaúcho para a capital Porto Alegre. Os 11 passageiros a bordo não ficaram feridos.


Fonte: Portal R7
http://noticias.r7.com/videos/onibus-pega-fogo-em-rodovia-do-rio-grande-do-sul/idmedia/4f26c532fc9b50c115157284.html



Circulação de ônibus em São Paulo é normalizada

31/01/2012 às 11h43


greve-parada-rebouças-G


Daia Oliver/R7


Daia Oliver/R7





A SPTrans e o Sindicato dos Motoristas de São Paulo informaram que a circulação de ônibus estava normalizada por volta das 10h desta terça-feira (31). Os ônibus da capital paulista ficaram parados das 3h às 6h desta manhã e, segundo o sindicato, teriam afetado cerca de 2 milhões de pessoas. 

Os primeiros ônibus começaram a sair da garagem do terminal da Capela do Socorro, na zona sul da capital paulista, às 6h20 desta terça-feira. Além do terminal na zona sul, vários outros espalhados pela cidade voltavam ao funcionamento normal no mesmo horário.

A SPTrans informou ainda que "adotou medidas emergenciais de atendimento, visando minimizar os transtornos aos usuários, nas quais os midiônibus que operam no sistema de permissão, onde houver possibilidade, terão seus itinerários estendidos até as estações de metrô e trens; bem como orientará as pessoas nos terminais a deslocarem-se por meios próprios até um corredor que possibilite embarcar em ônibus da EMTU, ou dos permissionários, ou do transporte por metrô ou trem; ou até mesmo que evitem chegar aos terminais, desembarcando nos itinerários onde possam encontrar alternativas para os seus deslocamentos".
Na próxima segunda-feira (6), os motoristas devem participar de uma assembleia para definir se eles vão decretar uma nova greve por tempo indeterminado.
População
No início da manhã desta terça-feira, a doméstica Maria dos Santos Pacheco, de 65 anos, esperava há cerca de uma hora e 50 minutos no ponto Rio Bonito, na zona sul de São Paulo, para pegar um ônibus que a levasse à avenida Santo Amaro, onde trabalha. Segundo Maria, todo percurso normalmente é feito em 40 minutos. 

- Nenhum ônibus passou até agora. O pessoal que estava aqui começou a falar de colocar fogo, mas eu não concordo com isso. 

Assim como outros passageiros que esperavam pelos ônibus, Maria disse que saiu de casa sem saber da paralisação dos motoristas de ônibus e que estava com medo de perder o emprego. 

- Eu não sabia sobre a greve, me pegou de surpresa. Fico com medo porque tenho um mês no meu serviço atual. 

A decisão de paralisar a categoria por três horas, das 3h às 6h desta terça-feira, aconteceu na tarde desta segunda-feira (30), depois de uma reunião do sindicato com um representante da SPTrans (empresa responsável pela administração dos ônibus municipais). Em nota, a entidade afirmou que o encontro foi "um fracasso", pois não apresentou soluções para o excesso de multas aplicadas aos motoristas 

Multas
O objetivo do protesto, que afetou, de acordo com o sindicato, cerca de 8.000 ônibus da capital, foi chamar a atenção do poder público para a situação da categoria. De acordo com a assessoria do sindicato, a prefeitura aplica mais de 400 multas por dia contra as empresas, que repassariam "a maioria dos custos delas para os motoristas". A queixa da entidade é de que os trabalhadores são penalizados duplamente - com as multas do Resam (Regulamento de Sanções e Multas) e do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Fonte: Portal R7

Agrale recebe soberanas da festa da uva e colaboradores reencontram princesa Kelin Zanette

27/01/2012





Caxias do Sul(RS), 27 de janeiro de 2012  



As soberanas da Festa da Uva 2012, Roberta Veber Toscan e Kelin Zanette, estiveram, nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro, nas unidades 1 e 3 da Agrale e visitaram as linhas de produção onde Kelin trabalhou antes de ser eleita. Com as presenças do presidente da CIC, Carlos Heinen, e diretores da Agrale, elas foram recebidas pelos colaboradores da empresa, ex-colegas da atual princesa.
 
Na unidade 3 da Agrale, as soberanas foram aplaudidas e festejadas pelos funcionários que, a todo o momento, as paravam para tirar fotos ou cumprimenta-las, principalmente Kelin, que fez muitos amigos enquanto trabalhou na empresa. A princesa iniciou suas atividades como estagiária no departamento de produção e, posteriormente, foi efetivada cargo de planejadora de processos.
 
A comitiva também visitou a unidade 1, onde ficam localizadas as áreas administrativas e a produção de tratores. Lá as soberanas conheceram de perto os primeiros produtos da Agrale expostos na Festa da Uva, em 1969, o trator Agrale 4100 e o microtrator de duas rodas. Os veículos estão em processo de restauração e serão expostos na edição deste ano, dentro das ações para comemoração dos 50 anos de fundação da empresa, hoje uma das principais montadoras brasileiras, com atuação internacional. 
 
 Crédito da foto: Foto Objetiva

Fonte: Agrale

Águas de Lindóia - Prazo para cadastro de subsídio de transporte universitário começa dia 1º

24/01/2012






A Diretoria de Educação e Cultura de Águas de Lindóia inicia na próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro, o cadastro e recadastro dos alunos interessados em receber o subsídio do transporte universitário no primeiro semestre de 2012. O beneficio é estendido a todos os estudantes que cursam a primeira graduação. O prazo de inscrição termina dia 16 de março.

Os interessados deverão comparecer na sede da Diretoria de Educação, localizada a Avenida das Nações Unidas, 1190, de segunda a sexta-feira das 7h às 11h30 e das 13h às 16h. Para preencher o cadastro são necessários os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone fixo). Também é preciso apresentar a declaração da faculdade constando o número de dias letivos semanais obrigatórios e que o aluno não é repetente de série; Conta bancária universitária aberta no Banco do Brasil (Agência 6951-5) para o recebimento mensal do subsídio; Comprovante de matrícula ou declaração da Instituição de Ensino que cursará o 1º semestre de 2012 e ainda a cópia do contrato com o transportador.

A Diretoria de Educação informa ainda que, no caso do estudante ser menor de 18 anos, o documento deverá ser assinado pelo responsável legal. Outro ponto esclarecido pela Diretoria é que o cadastramento ou recadastramento é obrigatório e individual.  “Os alunos que não efetuarem corretamente o processo no período estipulado não terão direito ao benefício do subsídio 2012”, ressalta.

Fonte: Prefeitura de Águas de Lindóia

Baixada Santista - Região será incluída no roteiro turístico da Copa

30/01/2012






O ministro do Turismo, Gastão Vieira, disse nesta segunda (30) que a região metropolitana da Baixada Santista será incluída no roteiro turístico da Copa. A garantia foi dada durante reunião com prefeitos e secretários de Turismo das nove cidades da região e do Estado, na Estação do Valongo. Gastão pediu aos prefeitos que elaborem roteiros sobre as atrações. "O ministério dará todo o apoio para incluir Santos e as demais cidades da região metropolitana na divulgação dos roteiros". 

Em contrapartida, solicitou a capacitação da mão de obra que irá recepcionar os turistas estrangeiros durante o Mundial. A intenção é fazer com que os trabalhadores tenham domínio do inglês e do espanhol. "A comunicação é um fator prioritário para a boa recepção", disse o ministro. Ele também garantiu que o aeroporto da Base Aérea de Santos ficará pronto a tempo de ser usado para receber os visitantes.


Gastão Vieira aventou ainda a possibilidade das prefeituras concederem empréstimos consignados (com desconto na folha de pagamento) aos servidores. A ideia é proporcionar a eles a possibilidade de comprar pacotes turísticos para assistirem aos jogos com preços acessíveis. "O governo, por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, dará o apoio necessário, inclusive negociando com agências de turismo”.

Fonte: Prefeitura de Santos


Motoristas de SP param hoje a partir das 3h

Luciana Lazarini

do Agora
O Sindicato dos Motoristas de São Paulo pararam os ônibus que fazem o transporte de passageiros dos bairros ao centro da capital na madrugada de hoje, das 3h às 6h.
Eles protestam contra o excesso de multas e o desconto desses valores nos salários dos funcionários.
O sindicato diz que a prefeitura aplica, em média, 400 multas por dia (como por falta do cinto de segurança).
Eles dizem que os ônibus não sairão de 32 garagens na capital e que, dos 36 mil motoristas e cobradores, 10 mil estão no horário da paralisação.
A manifestação poderá afetar cerca de 900 linhas de ônibus, segundo o coordenador de comunicação do sindicato, Nailton Francisco de Souza.
Observação:
Segundo informações ouvida por mim via Radio Bandeirantes (04h39), os ônibus saem das garagens a partir das 6 horas, portanto por volta das 8 horas, os mesmos devem estar circulando.

(João Manoel/Equipe LitoralBus)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

São José dos Campos - Emissão de cartões eletrônicos começa na região norte


No cadastramento na região leste, cerca de 200 cartões eletrônicos foram emitidos pelo trailer



Em cinco dias de atendimento cerca de 200 cartões eletrônicos foram emitidos pelo trailer do Consórcio 123 na Estação de Conexão (ECO), no bairro Campos de São José, zona leste de São José dos Campos.
Essa foi a primeira vez que o serviço passou a ser prestado nos bairros. O trailer deve agora percorrer outras regiões para ampliar ainda mais o número de usuários do sistema, que tem atualmente cerca de 340 mil cartões emitidos.
Nesta segunda (23) e terça-feira (24), o trailer estará no bairro São João. Na quarta (25) e quinta-feira (26) o atendimento será no Bonsucesso, região norte do município.
A partir da próxima semana o serviço será prestado no Putim nos dias 30 e 31, na região sudeste, e no Interlagos dias 2 e 3 de fevereiro, na zona sul.
Para fazer o cartão eletrônico, o morador precisa apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. O documento é emitido na hora. No caso de idosos e pessoas isentas, a emissão deve ser feita no Acesso Livre, que fica no Terminal Central (antiga Rodoviária Velha). Estudantes devem comparecer ao consórcio – na Avenida Rui Barbosa 15, no centro – com ficha preenchida e carimbada pela escola.
O trailer do Consórcio 123 reúne as três empresas que operam o transporte coletivo na cidade. Somente com o cartão é possível fazer a integração nas linhas, ou seja, o passageiro pode ir de uma região a outra no mesmo sentido do deslocamento, no período de 2h, pagando apenas uma passagem.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

São José dos Campos - Transporte coletivo está restabelecido na região sul


Na Estrada do Imperador, os veículos das linhas que servem vários bairros voltaram a atender os passageiros no itinerário regular



A Prefeitura de São José dos Campos informa que as dez linhas de ônibus da zona sul estão restabelecidas desde as 16h desta quinta-feira (26). A restrição ao trajeto ocorreu pela ação de reintegração de posse da área conhecida como Pinheirinho.

O restabelecimento foi possível com a liberação do tráfego de veículos na Estrada do Imperador e Avenida dos Evangélicos, no bairro Campo dos Alemães. Com isso, a operação do transporte coletivo ocorre nos itinerários normais.

Na manhã desta quinta-feira, já estavam operando no itinerário completo as linhas 307 (Morumbi-Terminal Central), 308 (Bosque dos Eucaliptos-Terminal Central), 315 (Interlagos-Terminal Central), 318 (Dom Pedro 1º-Terminal Central) e 319 (Dom Pedro 1º-Rodoviária).

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

São Bernardo do Campo - Inspeção veicular educativa em SBC começa na quarta-feira (1/2)

Publicação:27/1/2012


Soraya Paladini
da redação



Inspeção veicular educativa em SBC começa na quarta-feira (1/2)
Foto: Divulgação



O programa Orientar, da Prefeitura de São Bernardo, inicia, na quarta-feira (1/2), a primeira etapa da inspeção veicular em automóveis movidos a diesel. Neste dia, a vistoria será realizada nas empresas SBTrans e Diastour e em frotas escolares de cooperados. E no dia 6 de fevereiro, o projeto começa a funcionar nas vias públicas, atendendo a todos os munícipes, independentemente, da placa do veículo. O Orientar é uma realização da Secretaria de Gestão Ambiental em parceria com a Secretaria de Transportes e Vias Públicas.

Segundo o secretário de Gestão Ambiental, o objetivo do programa é realizar a inspeção em veículos movidos a diesel, de forma gratuita, voluntária e sem punição. "Os carros que forem reprovados na inspeção serão orientados a realizar a manutenção necessária e, depois, fazer o comparativo", ressalta.

A iniciativa visa conscientizar motoristas, proprietários de veículos automotores e empresas de transportes sobre o uso racional do combustível. Com a diminuição do consumo, os automóveis regulados e com a manutenção em dia emitem menos poluentes.

O programa Orientar 2010 tinha como meta a inspeção de mil veículos, mas as vistorias superaram as expectativas, alcançando 2,3 mil carros a diesel, dos quais 84% foram aprovados e 16% reprovados.

Em 2011 a meta de avaliações era de 2,5 mil, mas o programa alcançou mais que o dobro, atingindo 5,13 mil inspeções. Das quais, 80,1% foram aprovadas e 19,9%, reprovadas. 

Para este ano, o Orientar ampliou para 20 os pontos de inspeção em São Bernardo. A meta de 2012 será de 5,5 mil a 6 mil veículos inspecionados.


Projetos – O programa Orientar foi ampliado em 2011 e passou a ser dividido em dez projetos, entre eles estão Ônibus de turismo e fretamento, Ônibus urbanos municipais, Ônibus urbanos intermunicipais, Cegonheiro, Frota cativa pública, Frota escolar cooperativa, Frota escolar municipal, Frota escolar permissionária (particular), EMTU de fretamento – que passará de 11 para 22 ações – e Vias Públicas.


Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Terminais de Goiânia e região metropolitana não terão mais ambulantes

30/01/2012 | 09:35






A CMTC entende que a qualidade do serviço de transporte passa pela organização do
atendimento em terminais

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) iniciou a retirada de ambulantes
de terminais do sistema de transporte coletivo. Desde o último final de semana, três terminais de
Aparecida de Goiânia – Vila Brasília, Maranata e Veiga Jardim – já operam sem esses vendedores
informais.  A partir do dia 5 de fevereiro, o trabalho será feito nos terminais Goiânia Viva,
Vera Cruz e Recanto do Bosque, todos esses da capital. Esta ação contará com a ajuda
da Polícia Militar. 

A CMTC entende que a qualidade do serviço de transporte passa pela organização do atendimento
em terminais. Locais de embarque e desembarque de passageiros são de uso exclusivo do usuário,
sendo permitida a venda de produtos que sejam essenciais como os de lanchonete ou farmácia. 

Os ambulantes provocam poluição visual nos terminais e ainda atrapalham a operação do
serviço de transporte.

Autor: Bianca Benetti

Fonte: Prefeitura de Goiânia
http://www.goiania.go.gov.br/site/index.html

Manaus - Edital de Licitação dos Executivos é reeditado

26/01/2012 | 15h58


Edital de Licitação dos Executivos é reeditado
Superintendente da SMTU - Marcos Cavalcante

Foto: MANOEL VAZ / SEMCOM


A Superintendência Municipal de Transporte Urbano – SMTU reeditou o Edital de Licitação do Transporte Executivo que foi revisado e tiveram acatadas as sugestões do Ministério Público Estadual. A nova edição foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial do Município (DOM) e em um jornal de grande circulação da cidade. O documento pode ser adquirido a partir desta sexta-feira (27). Quem comprou o Edital que foi cancelado, basta apresentar o comprovante de pagamento para receber o novo.

“Nosso corpo técnico e jurídico considerou mais rápido e prático reeditar o Edital de Licitação com as mudanças necessárias. Lembro, no entanto, que os problemas encontrados foram meramente de digitação e que o teor do Edital irá continuar o mesmo”, avisa o superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante.  

O objetivo da superintendência, com a realização do processo licitatório dos ônibus Executivos é assegurar aos usuários um serviço de qualidade, com eficiência e rapidez. “Nós fomos surpreendidos com uma liminar de suspensão do Edital de Licitação. Detectamos algumas falhas que, eventualmente, poderiam gerar dúvidas. Esclarecemos, modificamos, mas decidimos não entrar com recurso, nós simplesmente cancelamos a licitação e já republicamos, começando todo o processo novamente”, enfatiza Cavalcante.

Ao reeditar o Edital, a SMTU detectou todas as possíveis irregularidades avaliando criteriosamente cada item, fazendo todas as modificações consideradas necessárias. “Queremos evitar que oportunistas de plantão possam entrar novamente com uma ação na justiça para tentar atrapalhar o Prefeito Amazonino Mendes de consertar o transporte da cidade de Manaus”, avisa o superintendente.

De acordo com a SMTU, o transporte executivo precisa de uma regulamentação, de critérios e de ônibus efetivamente executivo para rodar em bairros com poder econômico, onde a população possa pagar uma tarifa diferenciada e que o custo do sistema seja remunerado pela própria tarifa. Cavalcante explica que o transporte executivo é um transporte seletivo e não pode concorrer com o transporte essencial.

Alerta

Cavalcante alerta aos permissionários do Executivo que não se deixem enganar por falsas promessas, nem por exploradores que cobram quotas para constituir advogados. “Pode chegar o momento em que o prefeito, que tem competência para aumentar, diminuir, manter ou extinguir o Transporte Executivo, considere que estão brincando com os interesses do povo e determine a extinção desse modal por decreto. Para isso, lembra Cavalcante, não precisar haver licitação.

As operadoras do Executivo têm conhecimento de que a empresa de engenharia e consultoria “Oficina”, contratada pelo poder público para planejar o Sistema de Transporte de Manaus, concluiu pela falta de necessidade desse tipo de modal, a partir da chegada de todos os ônibus previstos na licitação.

“A frota comprada para Manaus é muito superior a prevista na licitação, portanto a oferta de ônibus para á população será muito maior, com um detalhe: o transporte convencional (essencial) recebe gratuidade(idosos, portadores de necessidade especiais), usuários de vale transporte, meia passagem, enquanto o executivo não contempla essas pessoas”, detalha o Superintendente da SMTU.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Porto Alegre - Prefeitura analisa pedido de reajuste da tarifa de ônibus

30/01/2012 08:30:54


A Coordenação de Regulação de Transportes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) analisa o reajuste solicitado para a tarifa de ônibus na Capital. O cálculo para a nova tarifa acontece em razão do pedido de aumento protocolizado na tarde de quinta-feira, 26, pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa). Os empresários pedem reajuste de 9,26%, o que elevaria de R$ 2,70 para R$ 2,95 o valor da tarifa.

Após concluída a análise do aumento de todos os itens inseridos na planilha tarifária, como o salário dos rodoviários, pneus, combustível, carroceria, chassis, entre outros, o processo com o cálculo tarifário (definido pelo Decreto 14.459/04) será enviado para apreciação dos integrantes do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). O resultado será encaminhado ao prefeito José Fortunati, para definição do valor.

O preço atual da tarifa do sistema de transporte por ônibus da Capital é R$ 2,70. A forma de reajuste é definida pela Lei 8023/97. Estabelece que as tarifas somente poderão ser reajustadas a pedido das empresas de ônibus (Seopa) quando na data-base da categoria profissional dos rodoviários, por ocasião da revisão salarial (rodoviários aprovaram ontem (25/1) um reajuste de 7,5%), ou quando a inflação acumulada desde o último reajuste, medida pelo IGP-M da FGV, ultrapassar 8%.       



Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre/PMPO

Curitiba - Passe Escolar - Urbs inicia cadastro dia 30, nas Regionais

24/01/2012 16:59:00


principal



A Urbs iniciará na segunda-feira (30) o atendimento descentralizado a estudantes interessados em obter o passe escolar, que dá desconto de 50% na tarifa do transporte coletivo.
Até o dia 31 de março os estudantes poderão fazer o cadastramento nos núcleos da Urbs nas Regionais Cajuru, Piinheirinho, Boa Vista, Fazendinha, Carmo, Bairro Novo e Santa Felicidade e na sede central da Urbs, na ala Estadual da Rodoviária. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
O atendimento pode ser agendado pela internet, com preenchimento do cadastro, agilizando o atendimento. Para isso basta acesso o site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) procurando por Passe Escolar, onde estão disponíveis também as informações sobre quem tem direito, documentação necessária e como solicitar o benefício.
O passe escolar é fornecido a alunos matriculados em unidades de ensino regular fundamental, médio e superior residentes em Curitiba, que morem a mais de 1.200 metros da escola.
A renda da família deve ser de até três salários mínimos no caso de um filho; até quatro salários mínimos para dois filhos; e até cinco salários mínimos para três filhos ou mais.
Após a aprovação do cadastro, a Urbs fornece o Cartão Transporte Estudante, no qual será feita a carga dos créditos adquiridos. O limite máximo de passes escolares é de 400 por ano, com utilização de dois passes por dia, exclusivamente no transporte coletivo urbano.
Podem ser adquiridos 50 créditos por mês ou 100 créditos por dois meses, contados da data da última aquisição. 
O cadastro é feito com preenchimento de formulário fornecido pela Urbs que pode ser assinado pelo aluno que tiver 18 anos ou mais e, no caso de menor de idade, por pais ou responsáveis.
Documentação exigida
Para o cadastramento, deve ser apresentada declaração de matrícula original da escola onde o aluno estuda, contendo o grau e a série de ensino. Caso o aluno seja beneficiário de bolsa de estudo, ProUni ou FIES, também será necessário apresentar declaração original.
São exigidos também CPF e documento de identificação do estudante e do responsável legal (pais, tutor), podendo ser carteira de identidade, carteira de trabalho ou outro documento equiparável. É preciso apresentar os documentos originais e entregar uma cópia dos mesmos.
Também é necessário levar comprovante residencial em nome do aluno ou do responsável legal (conta de luz, telefone fixo, talão de IPTU, talão de água) e comprovantes de rendimento familiar atualizado.
O rendimento pode ser comprovado com carteira de trabalho, contracheque ou declaração do empregador com firma reconhecida em que conste a remuneração.
No caso de autônomos, uma declaração assinada pelo aluno ou responsável, com duas testemunhas com firma reconhecida em cartório. A declaração deve conter a remuneração total.
Deve ser apresentada carteira de trabalho comprovando que não há registro de trabalho. No caso de pensão, é preciso apresentar também documento atualizado de comprovação de renda emitida pelo instituto previdenciário.
Se necessário, a Urbs poderá solicitar para análise da renda familiar, a declaração de imposto de renda dos pais ou responsável legal do aluno beneficiado, ou dele próprio quando for o caso.
Números
De janeiro a dezembro de 2011, a Urbs renovou 12.281 cadastros e aprovou 7.416 cadastros novos,  totalizando 19.696 estudantes beneficiados.
Por faixa salarial, foram expedidos passes escolares para 17.405 alunos de famílias com até um salário mínimo; 1.946 alunos de famílias com renda até quatro salários mínimos e 346 com renda até cinco salários mínimos.
Serviço
Passe Escolar
Atendimento descentralizado -  de 31 de janeiro a 31 de março atendimento nos núcleos da Urbs nas Regionais Cajuru, Piinheirinho, Boa Vista, Fazendinha, Carmo, Bairro Novo e Santa Felicidade, além da sede central da Urbs, na ala Estadual da Rodoviária.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Agendamento, preenchimento do cadastro e informações pela internet: www.urbs.curitiba.pr.gov.br,clicando em Passe Escolar.

Fonte: Prefeitura de Curitiba