LitoralBus 10
Inicio 24/04/2012
Em continuação aos Blogs Litoralbus8 e Litoralbus9, acesse e veja as fotos
de ônibus rodoviários e urbanos.
Por isso, a administração municipal firmou um contrato emergencial, pelo período de 180 dias, com a Radial Transporte Coletivo Ltda., que disponibilizará uma frota de 80 ônibus, sendo 17 com acessibilidade para cadeirantes, para circular nas 18 linhas municipais de Suzano. A idade média dos veículos é de seis anos.
“Acredito que após um período bastante longo em que nossa administração buscou as melhorias necessárias no transporte, amanhã ( 28/4), será um dia especial na história da cidade porque teremos efetivamente um aumento da qualidade do serviço prestado à população”, destacou Candido.
O prefeito enfatizou que os termos do contrato com a Visul – anulado por decisão judicial em segunda instância – privelegiava a empresa e penalizava os usuários. “A população foi vítima durante pouco mais de sete anos de um contrato feito por encomenda para favorecimento de uma empresa que, ao longo de quase 50 anos operou o serviço de transporte sendo, desse período, 40 anos sem concorrência pública”.
“Agora estamos pondo um fim a esta era de desmandos no transporte público da cidade e a população poderá ter a certeza que a partir de agora sem dúvida nenhuma teremos uma qualidade infinitamente maior no serviço”, completou.
O chefe do Executivo explicou que no prazo do contrato emergencial será aberta uma nova licitação para concessão do serviço de transporte coletivo no município. “Pelo contrato emergencial a empresa Radial será a responsável pelo transporte coletivo municipal nos próximos seis meses, período este que é improrrogável, como determina a legislação federal. Durante a vigência desse contrato emergencial faremos tramitar o processo de licitação para a contratação definitiva de uma empresa”, esclareceu.
Candido adiantou que para realizar a licitação serão necessárias mudanças no sistema de transporte e na alteração da legislação vigente. “Para que tenhamos uma nova licitação, que respeite um modelo de contrato e que assegure a qualidade e boa prestação de serviço ao usuário, é preciso fazer algumas mudanças no sistema de transporte público de passageiros, pois na lei atual e no contrato que existia com a Visul previa-se apenas 18 linhas, que não atendem a quantidade de usuários, e somente um veículo adaptado. Agora vamos fazer com que haja uma licitação que possa prever linhas e itinerários capazes de atender a população de toda a cidade e queremos que todos os ônibus sejam adaptados. Mas isso carece de uma nova legislação”.
“Nós já temos uma proposta para o transporte coletivo na cidade que será submetida à opinião pública. Queremos envolver a população nesse debate”, disse o prefeito.
Ele lembrou ainda que, em seu governo, por duas vezes ele tentou mudar a legislação do transporte propondo a criação do Sistema Integrado Municipal (SIM), rejeitado pela maioria dos vereadores. Outras ações como a criação do transporte complementar que conta hoje com 136 permissionários; a reconstrução do Terminal Norte; e a integração tarifária também foram relembradas por Candido.
O secretário municipal de Transportes, Sistema Viário, Trânsito e Mobilidade Urbana, Marcos Antônio Caetano Batista também participou da coletiva, que também contou com a presença do chefe de gabinete do Prefeito, André Rota Sena, além de dirigentes do Sindicato dos Rodoviários de Mogi das Cruzes e Região.
|
Alexandre Trindade
Fonte: Prefeitura de Suzano
|
“A qualidade dos ônibus melhorou 100%. Os outros eram muito antigos e sempre quebravam no caminho. Esperamos que venham mais melhorias no transporte, mas por ser o primeiro dia está bom”, comentou Ismael Alves, morador do distrito de Palmeiras que seguia para o trabalho.
O morador do Miguel Badra, Rafael de Oliveira aguardava para fazer a primeira viagem ao seu bairro com ônibus da nova empresa, destacou as condições dos novos veículos em comparação aos antigos. “Suzano tinha um transporte incompatível com a cidade, com ônibus antigos, sujos e mal conservados que acabavam quebrando no trajeto. Aparentemente esses são mais novos e parecem ser melhores”.
Outro morador de Palmeiras que vinha da casa de familiares no Dona Benta e faria a integração no terminal, Anderson de Paula Souza, também aprovou a nova frota. “Já é uma melhoria para a gente, mas espero que agora tenha mais ônibus para ficar menos tempo no ponto”.
Conforme anunciado na sexta-feira (27/4) pelo prefeito Marcelo Candido, com a contratação emergencial da Radial Transporte Coletivo, a partir da extinção do contrato de concessão com a Viação Suzano (Visul), a cidade passa a contar com uma frota de 80 ônibus em circulação, sendo 17 adaptados. O aumento de 23 veículos nas linhas em relação à antiga concessionária, com idade média de seis anos, permitirá o aumento no número de partidas e, consequentemente, na redução do tempo de espera pelos ônibus. O valor da tarifa está mantido em R$ 2,40.
Apreensões
Ainda na manhã deste sábado a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, Sistema Viário, Trânsito e Mobilidade Urbana (Setrans), intensificou a fiscalização de transporte na cidade com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) e apreenderam 17 ônibus da Viação Suzano que estavam transportante irregularmente passageiros.
Embora o decreto 8.226/12 deixe claro que a partir de 28 de abril a Visul está impedida de operar nas linhas municipais, a empresa insistiu em colocar ônibus em circulação para realizar o serviço configurando transporte irregular.
Todos os passageiros que se encontravam nos coletivos apreendidos foram retirados e embarcados pelos fiscais da Setrans nos ônibus da nova empresa sem a necessidade de pagar novamente a tarifa.
A Prefeitura manterá o trabalho de fiscalização durante os próximos dias e, se necessário, fará novas apreensões para assegurar o cumprimento da legislação vigente e do decreto, quem está baseado na decisão do Tribunal de Justiça que anulou a licitação e contrato celebrado com a Visul no final de 2004.
|
Alexandre Trindade
Fonte: Prefeitura de Suzano
|
A Secretaria dos Transportes de Limeira e as empresas responsáveis pelo transporte coletivo no município apresentaram, nesta quinta-feira, 26 de abril, mais sete veículos que serão utilizados no transporte coletivo.
A empresa Rápido Sudeste colocou dois veículos na linha 8C, que faz o percurso dos bairros Santina/Parque Hipólito, e a Viação Limeirense disponibilizou dois ônibus para a linha 02, Belinha Ometto/Olga Veroni, e três veículos para a linha 12, que faz o percurso Nossa Senhora das Dores/Santa Eulália.
Estas linhas estão sendo as primeiras beneficiadas devido à grande demanda de usuários. Segundo dados das empresas, a linha 8C comporta cerca de 6.700 usuários por dia; a linha 02, 7.024 usuários por dia; e a linha 12, 7.437 usuários por dia.
Está prevista a apresentação de mais 13 veículos, no dia 5 de maio, para a ampliação da frota, totalizando mais 20 veículos. “Com os novos ônibus, a população vai perceber a redução no tempo de espera nos pontos de ônibus”, explicou o secretário da pasta, Rodrigo Oliveira.
“Os veículos, com elevadores e ano de fabricação 2008, estão substituindo os ônibus que tinham mais de 10 anos de uso. E a partir desta sexta-feira, 27 de abril, estes veículos iniciarão os trabalhos, melhorando o atendimento para o usuário do transporte coletivo”, destacou o secretário.
Oliveira informou ainda que com o aumento da frota, haverá uma nova avaliação do transporte coletivo: “com a reestruturação, iremos analisar essas mudanças no transporte coletivo em benefício à população de Limeira”.
A Secretaria dos Transportes e as empresas Rápido Sudeste e Viação Limeirense disponibilizarão fiscais no Terminal Urbano e nos pontos finais dos ônibus para observar se as linhas estarão cumprindo com os horários. A população receberá a partir de amanhã também, um informativo contendo os novos horários das linhas beneficiadas, que estará disponível no Terminal Urbano e também fixado no interior dos ônibus.
Até outubro deste ano, a empresa Viação Limeirense entregará mais 10 veículos e a Rápido Sudeste, 5 veículos, todos zero quilômetro. O documento de aquisição destes novos ônibus já foi apresentado pelas empresas à Prefeitura.
Reajuste
A respeito de reajuste no preço da tarifa de ônibus, o secretário Rodrigo Oliveira informou que, por determinação do prefeito Orlando Zovico, as tarifas não serão reajustadas no momento.
De acordo com Oliveira, o último reajuste na tarifa ocorreu em 13 de abril de 2011. “Até o momento as empresas não entraram com pedido de reajuste, porém o prefeito Orlando Zovico disse que não haverá reajuste na tarifa de ônibus enquanto não houver transporte público que atenda bem à população”, informou Oliveira.
|
por Assessoria de Comunicações Fonte: Prefeitura de Limeira http://www.limeira.sp.gov.br/file/noticia.php?cod=9267 |