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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mercedes-Benz aumenta 27,5% vendas de ônibus em janeiro

10/02/2012 | 18h40


Chassis Euro 5 já começaram a ser produzidos 




Redação AB 

Mercedes-Benz obteve expressivo crescimento nas vendas de chassis de ônibus no primeiro mês de 2012. A marca computou 1.260 emplacamentos em janeiro, o que representa 27,5% de crescimento em relação ao mesmo mês de 2011. Com isso, a marca recuperou participação de mercado, voltando a dominar pouco mais da metade dos negócios no setor, sendo mais de 60% no segmento de modelos urbanos e 52% entre os rodoviários. 

Todos os chassis vendidos foram produzidos em 2011 com motorização Euro 3. Segundo explica a fabricante, essas compras foram fechadas por frotistas entre novembro e dezembro do ano passado, pois os encarroçamentos dos ônibus podem levar mais um mês após a entrega dos chassis, por isso os veículos só foram emplacados agora. O bom resultado é devido principalmente à renovação de frotas de ônibus urbanos nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, os maiores mercados do segmento no País. “Os empresários têm se apoiado em condições atrativas de financiamento, como o Finame (BNDES), para renovar suas frotas”, diz Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A nova regulamentação de emissões de poluentes para motores diesel, o Procoinve P7, em vigor desde 1º de janeiro deste ano, permite que os fabricantes vendam até o fim de março as unidades Euro 3 (Proconve P5) fabricados até o fim de 2011.

EURO 5 PARA NOVOS BRTs 

A Mercedes-Benz informa que muito em breve devem entrar em circulação ônibus da marca com a nova motorização Euro 5, que atende aos limites de emissão de poluentes previstos no Proconve P7. No fim de dezembro a empresa fechou a venda de 87 chassis articulados O 500 MA (foto), para uso em corredores dedicados (BRT) da cidade do Rio de Janeiro, todos equipados com a tecnologia BlueTec 5, que utiliza sistema SCR de redução catalítica de poluentes. Foram 47 unidades adquiridas pela Auto Viação Jabour e 40 pela Expresso Pégaso. Os chassis Euro 5, segundo a empresa, entraram em produção recentemente e devem ser entregues nos próximos meses. 

Os fabricantes de ônibus no País apostam no aumento de vendas de modelos de grande porte, articulados e biarticulados, para uso nos corredores BRT em construção nas principais cidades brasileiras, que devem aumentar o número de linhas nos próximos anos. No Rio, por exemplo, o corredor Transoeste entra em operação no primeiro semestre de 2012 – é uma das quatro linhas de BRT previstas nas obras de infraestrutura da cidade para a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Somente o Transoeste tem 56 quilômetros de extensão, interligando sete bairros com 64 estações, e deverá transportar cerca de 220 mil pessoas por dia. 

De olho nesse mercado em expansão, a Mercedes-Benz criou um departamento especializado para atender a demanda. “A maioria das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 já optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até dois terços menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, avalia Gustavo Nogueira, especialista em sistemas BRT da área de marketing da Mercedes-Benz do Brasil. 

Fonte: Automotive Business

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