terça-feira, 14 de maio de 2013

Curitiba - Prefeitura inicia auditoria na Urbs nesta semana


11/05/2013 15:35:00


A Prefeitura de Curitiba dará início nesta semana a uma auditoria na Urbs,
empresa que gerencia o transporte coletivo e o uso comercial de equipamentos
urbanos; no Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), exclusivo do transporte
, e nos contratos com os três consórcios que fazem a operação do transporte
coletivo em Curitiba.
“Vamos iniciar a auditoria na Urbs nos próximos dias, um trabalho que pode 
durar alguns meses, mas que é essencial  para dar transparência e clareza
às ações da empresa”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet durante solenidade
no Palácio Iguaçu em que foi oficializado o convênio entre Urbs e Comec
(Coordenação da Região Metropolitana) que garante a integração e afasta o
risco de aumento na tarifa do transporte metropolitano integrado de 13 municípios
vizinhos.
Ao anunciar o início da auditoria na Urbs o prefeito também  pediu que o governo
do Estado licite o transporte metropolitano integrado, uma vez que as 18 empresas
de ônibus cuja operação é gerenciada pela Urbs são contratadas pelo governo
do Estado.
A licitação, que só pode ser feita pelo governo estadual, é essencial, disse Gustavo,
para dar clareza aos contratos.
No caso da Urbs, explicou, a auditoria vai alcançar todos os contratos, números e
procedimentos. “Não se trata de uma caça às bruxas, mas de verificar,
sempre com muita responsabilidade, com serenidade, o que vem sendo feito
ao longo dos anos, corrigir o que precisa ser corrigido e garantir total transparência
na atuação da empresa”, afirmou.
A auditoria anunciada pelo prefeito complementa outras medidas que já estão em
andamento na empresa. É o caso da Comissão de Análise da Tarifa, que reúne
representantes de diferentes setores da sociedade – entre eles Ministério Público e
Câmara de Vereadores. A comissão vem se reunindo há dois meses na Urbs e dentro
de 30 dias deverá apresentarum lequede sugestões para melhoria do transporte e
redução de custos do sistema, além de garantir mais transparência e maior participação
da sociedade, a começar pela reativação do Conselho Municipal do Transporte.
Outro ponto importante neste processo, explicou o prefeito, é a reestruturação da Urbs,
já iniciada, com a extinção de uma diretoria e eleição de novos diretores. O próximo
passo será a implantação de um novo organograma, com readequação de funções,
o que deverá  implicar na redução de 20% dos cargos de gerência. No total, a
reestruturação deverá representar uma economia de R$ 3 milhões no ano.
Criada há 50 anos com a função de atuar em  projetos de desenvolvimento urbano,
a Urbs - Urbanização de Curitiba S/A gerencia atualmente em torno de 1,3 mil contratos.
Além do transporte coletivo, que passou a ser gerenciado pela empresa na década de 80,
a Urbs tem sob sua responsabilidade contratos de  locação, concessão ou permissão
de uso de equipamentos públicos, como Rua 24 Horas, Centro de Eventos do Parque
Barigui, lojas e boxes em terminais de transporte, Rodoferroviária, Mercado
Central da Matriz, Shopping Popular, bancas de jornais e floriculturas em ruas e
praças da cidade, entre outros.  A empresa também é responsável pelo gerenciamento e
fiscalização do transporte comercial, o que inclui fretamento (vans), táxi e transporte escolar.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

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