11/05/2013 14:43:00
Em solenidade na manhã deste sábado (11) no Palácio Iguaçu, o prefeito Gustavo Fruet
oficializou o subsídio de Curitiba ao transporte metropolitano integrado, no valor
de R$ 22,7 milhões, e anunciou a isenção da taxa de administração da Urbs para
as 18 empresas de ônibus metropolitanas que são contratadas pelo governo
do Estado. Gustavo também anunciou para a próxima semana o início da auditoria na
Urbs e pediu que o governo estadual licite a operação do transporte metropolitano,
dando mais clareza e transparência aos contratos.
oficializou o subsídio de Curitiba ao transporte metropolitano integrado, no valor
de R$ 22,7 milhões, e anunciou a isenção da taxa de administração da Urbs para
as 18 empresas de ônibus metropolitanas que são contratadas pelo governo
do Estado. Gustavo também anunciou para a próxima semana o início da auditoria na
Urbs e pediu que o governo estadual licite a operação do transporte metropolitano,
dando mais clareza e transparência aos contratos.
"Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que Rede Integrada está mantida
também na região metropolitana e que a tarifa não vai subir”, disse o prefeito
ao destacar a importância do entendimento entre governo do estado e município
para a manutenção dos 13 municípios metropolitanos na Rede Integrada
de Transporte (RIT).
também na região metropolitana e que a tarifa não vai subir”, disse o prefeito
ao destacar a importância do entendimento entre governo do estado e município
para a manutenção dos 13 municípios metropolitanos na Rede Integrada
de Transporte (RIT).
“A tarifa que em fevereiro passaria para R$ 3,10 ficou em R$ 2,85 e era preciso
uma alternativa para não penalizar as pessoas que precisam do ônibus”,
disse Gustavo. “E estamos aqui, anunciando este acordo em que o município de
Curitiba se compromete a ajudar o governo a manter a integração metropolitana,
uma vez que o transporte metropolitano é responsabilidade do Estado”. O acordo
garante os recursos necessários para que a tarifa não aumente na região metropolitana.
uma alternativa para não penalizar as pessoas que precisam do ônibus”,
disse Gustavo. “E estamos aqui, anunciando este acordo em que o município de
Curitiba se compromete a ajudar o governo a manter a integração metropolitana,
uma vez que o transporte metropolitano é responsabilidade do Estado”. O acordo
garante os recursos necessários para que a tarifa não aumente na região metropolitana.
No convênio, o governo estadual assume o pagamento, até fevereiro do ano
que vem, de R$ 40 milhões do custo da integração metropolitana. O município de
Curitiba vai arcar com um terço do total, destinando outros R$ 22,7 milhões que virão
do ISS do setor e do Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), que concentra os recursos
do transporte coletivo. No mesmo documento, o governo estadual se compromete a
pagar uma dívida de R$ 13,6 milhões gerada pelo aumento na remuneração
das empresas metropolitanas, definido em acordo judicial em agosto do ano passado.
que vem, de R$ 40 milhões do custo da integração metropolitana. O município de
Curitiba vai arcar com um terço do total, destinando outros R$ 22,7 milhões que virão
do ISS do setor e do Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), que concentra os recursos
do transporte coletivo. No mesmo documento, o governo estadual se compromete a
pagar uma dívida de R$ 13,6 milhões gerada pelo aumento na remuneração
das empresas metropolitanas, definido em acordo judicial em agosto do ano passado.
“O importante é que a integração e a tarifa única estão garantidos. E agora vamos
implementar uma série de medidas para que se chegue a um novo modelo, que garanta
a integração de forma permanente, a melhoria e redução de custos do sistema, sempre
com muita responsabilidade, com equilíbrio e clareza”, disse Gustavo.
implementar uma série de medidas para que se chegue a um novo modelo, que garanta
a integração de forma permanente, a melhoria e redução de custos do sistema, sempre
com muita responsabilidade, com equilíbrio e clareza”, disse Gustavo.
Entre estas medidas, ele destacou a auditoria na Urbs, no Fundo de Urbanização – que é
exclusivo do transporte – e nos contratos com os três consórcios que fazem o transporte
coletivo em Curitiba. “É importante que este procedimento seja feito também na Região
Metropolitana e a licitação do transporte metropolitano, que esperamos seja feita pelo
governo do Estado é um passo nesse sentido”, disse ele.
exclusivo do transporte – e nos contratos com os três consórcios que fazem o transporte
coletivo em Curitiba. “É importante que este procedimento seja feito também na Região
Metropolitana e a licitação do transporte metropolitano, que esperamos seja feita pelo
governo do Estado é um passo nesse sentido”, disse ele.
Fruet também lembrou o trabalho, já em andamento, da Comissão de Análise da Tarifa,
encarregada de avaliar dados e procedimentos para sugerir medidas que reduzam
o custo do transporte, e a Pesquisa de Origem e Destino, já em processo de elaboração e
que permitirá um novo dimensionamento do sistema, apontando com clareza a real
necessidade deônibus, rotas, linhas, etc.
encarregada de avaliar dados e procedimentos para sugerir medidas que reduzam
o custo do transporte, e a Pesquisa de Origem e Destino, já em processo de elaboração e
que permitirá um novo dimensionamento do sistema, apontando com clareza a real
necessidade deônibus, rotas, linhas, etc.
Diesel – A isenção do ICMS sobre o óleo diesel do transporte vai representar, na rede
integrada de transporte, uma redução de custo em cerca de R$700mil. A previsão, é
que essa isenção entre de fato em vigor dentro de dois meses e não deverá alcançar os
contratos de compra de diesel em vigor, uma vez que se trata de grandes consumidores
que adquirem o produto com antecedência. A isenção, anunciada pelo governo estadual,
inclui o diesel utilizado no transporte urbano e metropolitano não integrado das cidades
beneficiadas. Na RIT o impacto será de cerca de R$ 700 mil, sem levar em conta novos
reajustes do diesel, o que reduziria o valor do benefício.
integrada de transporte, uma redução de custo em cerca de R$700mil. A previsão, é
que essa isenção entre de fato em vigor dentro de dois meses e não deverá alcançar os
contratos de compra de diesel em vigor, uma vez que se trata de grandes consumidores
que adquirem o produto com antecedência. A isenção, anunciada pelo governo estadual,
inclui o diesel utilizado no transporte urbano e metropolitano não integrado das cidades
beneficiadas. Na RIT o impacto será de cerca de R$ 700 mil, sem levar em conta novos
reajustes do diesel, o que reduziria o valor do benefício.
A Rede Integrada de Transporte é formada, além de Curitiba, pelos municípios Almirante
Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda,
Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.
Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda,
Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.
A RIT conta com 81 quilômetros de canaletas, 30 terminais de transporte, 362 estações tubo
e nove mil pontos de parada de ônibus. A RIT tem uma frota de 1.930 ônibus e registra por
dia 2,3 milhões de passageiros transportados. São, por dia, 21 mil viagens e 473 mil
quilômetros percorridos pelos ônibus. Estes números incluem os 13 municípios que contam,
na RIT, com 105 linhas, 570 ônibus e 460 mil passageiros transportados por dia útil.
e nove mil pontos de parada de ônibus. A RIT tem uma frota de 1.930 ônibus e registra por
dia 2,3 milhões de passageiros transportados. São, por dia, 21 mil viagens e 473 mil
quilômetros percorridos pelos ônibus. Estes números incluem os 13 municípios que contam,
na RIT, com 105 linhas, 570 ônibus e 460 mil passageiros transportados por dia útil.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
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