A frota de ônibus municipais com ar condicionado foi ampliada. Um total de 50 novos veículos climatizados integrará o sistema, disponibilizados nas ruas desta segunda-feira (30) ao próximo dia 5. Assim, a frota santista passará a ter 100 carros com sistema de refrigeração, ou seja, 33% do seu total. A entrega simbólica ocorreu nesta segunda-feira (29), na Praça Mauá, quando o prefeito Paulo Alexandre Barbosa vistoriou os veículos.
“A entrega destes ônibus significa melhorar a qualidade do transporte coletivo oferecido à população. Um terço da frota passa a ter ar condicionado e até início de fevereiro será feita uma nova entrega, totalizando 50%, o maior percentual de frota climatizada do País”, assegurou o chefe do Executivo. As melhorias no setor ocorrem sem reajuste de tarifa, que há três anos é de R$ 2,90.
Nessa nova entrega, a região dos morros também será atendida com ônibus dotados de ar condicionado. Serão carros convencionais e micro-ônibus acrescentados à frota municipal e que circularão na região mais alta da cidade nas linhas 13, 61, 100, 102, 118 e 181. Até 5 de fevereiro, outros veículos com ar também serão disponibilizados nas linhas 5, 8, 37, 40, 53, 54 e 73.
O percentual de veículos refrigerados em Santos (33%) já será maior do que de capitais como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Palmas (TO).
Início
Em maio do ano passado, 30 ônibus com ar condicionado e wi-fi foram disponibilizados pela Prefeitura em caráter experimental, para avaliação da população. Pesquisa no início do ano, realizada pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), identificou que 95% dos usuários do transporte municipal aprovaram a frota com ar condicionado e sua ampliação e 65% consideraram importante todos os ônibus terem wi-fi.
A partir daí a Prefeitura exigiu da permissionária do sistema, Viação Piracicabana, a ampliação dos itens de conforto. Em julho deste ano, todos os veículos passaram a disponibilizar internet gratuita, inclusive os trólebus.
Novo lote com 20 ônibus com ar também foi entregue, em outubro, totalizando até aquela data 50 veículos distribuídos em 15 linhas (das 40 do sistema municipal).
Foto: Isabela Carrari