sábado, 29 de junho de 2013

Porto Alegre - Bilhetagem eletrônica nos lotações começa pela linha Menino Deus


29/06/2013 15:52:30

Foto: Samuel Maciel/PMPA
Lotações aceitam o cartão TRI a partir da próxima segunda-feira, 1º de julho
Lotações aceitam o cartão TRI a partir da próxima segunda-feira, 1º de julho
Foto: Samuel Maciel/PMPA
Não serão aceitos os créditos de vale-transporte, TRI Escolar e isentos
Não serão aceitos os créditos de vale-transporte, TRI Escolar e isentos
Os passageiros do transporte seletivo de Porto Alegre terão mais uma comodidade em seus deslocamentos. O cartão do TRI Passagem Antecipada será aceito nas 29 linhas das lotações, começando pela Linha Menino Deus, com operação a partir de segunda-feira, 1, em seus 12 veículos, trajeto entre a Correa Lima e a Borges de Medeiros. O sistema é igual ao do ônibus, usado na Capital há mais de cinco anos. No entanto, não serão aceitos os créditos de vale-transporte, TRI Escolar e isentos. 

Com essa novidade, o pagamento da passagem será na entrada do veículo e não mais na saída, como era até então. Essa mudança vale tanto para pagamento com o TRI como em dinheiro. Segundo a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL), a previsão é que até 31 de julho o processo já esteja concluído e todas as demais linhas operando. A implantação do sistema será acompanhada pelas autoridades (EPTC, ATL e ATP) às 9h de segunda-feira, na rua Correa Lima, terminal bairro Morro Tereza.

O sistema de lotação opera, atualmente, com 403 veículos do tipo microônibus, todos equipados com ar condicionado, distribuídos em 29 linhas e 27 desmembramentos. Realiza 4.350 viagens/dia, em média, com o transporte de aproximadamente 60 mil passageiros diariamente. A tarifa custa R$ 4,25. Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a bilhetagem eletrônica ampliará a segurança dos passageiros e acrescentará praticidade ao sistema de transporte seletivo. “As viagens ganharão tempo, pois tanto o motorista como o passageiro não precisarão lidar com dinheiro. A próxima etapa será a definição da integração das lotações com os ônibus, Trensurb e Catamarã”, afirmou.

Para atender os usuários da melhor forma e seguir buscando a excelência no serviço, a ATL está treinando cerca de 800 motoristas. ‘’O treinamento do pessoal será contínuo. Os veículos também estão sendo adequados ao sistema de bilhetagem TRI.  Todos que possuírem o TRI deverão passar seus cartões pelo validador’’, explica o presidente da ATL, Magnus Isse. 

Além da praticidade de não precisar ter dinheiro e troco em mãos, o uso do TRI Passagem Antecipada trará mais segurança a usuários e motoristas, já que a circulação da moeda será menor. O órgão gestor do sistema é a Empresa Pública de transportes e Circulação (EPTC) e a operacionalização é de responsabilidade da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), em parceria com a Associação de Transportes de Passageiros (ATP).

Como fazer o Cartão TRI Passe Antecipado
 A Passagem Antecipada destina-se ao usuário comum. É uma passagem de valor integral da tarifa. Mas se você possui um cartão Escolar, ou Vale-transporte, pode colocar créditos de Passagem Antecipada no seu TRI. Assim, não é necessário adquirir um novo cartão. 
O cartão de Passagem Antecipada e o de Vale-transporte é o mesmo: há o nome e o CPF do usuário e não possui foto. Este cartão não é intransferível, sendo possível que outra pessoa, além do titular, o utilize. 

Como se Cadastrar

 Se você ainda não tem um cartão TRI, pode fazer o cadastro para solicitação do cartão de Passagem Antecipada. Basta levar o seu CPF, carteira de identidade e um comprovante de residência em algum dos seguintes locais:
 - Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC, na Rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. 
- ATP, na Av. Protásio Alves, 3885 – Petrópolis, de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min.
- Posto Integrado Terminal Triângulo, na Av. Assis Brasil – Terminal Triângulo, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
- no Posto Móvel da ATP (consulte os endereços e datas aqui)
Outras informações no Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, fone (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda à sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou pelo FalaPoa fone 156.

Dúvidas mais frequentes sobre o novo sistema podem ser esclarecidas clicando aqui.
 
Texto de: Cláudio Furtado
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira

Fonte: Portal PMPA

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