Secretário Jilmar Tatto disse que a Prefeitura irá licitar 147 quilômetros de novos corredores de ônibus em São Paulo
O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, apresentou na manhã desta terça-feira, 9, os planos da Prefeitura para a licitação de 147 quilômetros de novos corredores de ônibus em São Paulo. Os projetos foram detalhados em audiência pública realizada no Instituto de Engenharia.
Durante sua exposição, Tatto abordou a realidade do sistema e os reflexos que as obras trarão para o transporte quando concluídas. Ele revelou o plano de implantar 460 km de corredores nos próximos 12 anos na capital.
A licitação deve estar concluída até o final deste ano e o início das obras está previsto para 2014. A estimativa de investimento para os projetos é de R$ 6,2 bilhões.
Os novos corredores serão instalados nas regiões Sul e Leste da cidade, que são as áreas com maior concentração de moradores e que apresentam uma importante demanda por transportes de massa.
Vias estruturais e essenciais à ligação dos bairros com o Centro, como as avenidas 23 de Maio, Dos Bandeirantes, Celso Garcia e Dona Belmira Marin passarão a ter áreas exclusivas para os coletivos. Também serão licitados 11 terminais, também nas zonas Sul e Leste, e mais um na zona Norte.
“A prioridade na atual gestão é a democratização do sistema viário entre ônibus e carros, isto é necessário, isto é uma postura necessária e moderna”, afirmou o secretário. Desses corredores anunciados hoje, 80 quilômetros fazem parte da meta de governo de implementar 150 km. Os 70 km restantes estão em licitação desde o ano passado.
Bicicletas
Tatto também acentuou que haverá a valorização do modal bicicleta no sistema com a implementação de ciclovias. Da mesma forma, frisou a importância de integração dos ônibus com o transporte feito por trilhos.
A licitação prevê novidades operacionais que beneficiarão diretamente o usuário do transporte público, com o aumento da velocidade média dos ônibus e, consequentemente, a redução do tempo de viagem. Isto será viabilizado por itens como faixas de ultrapassagem e cobrança desembarcada nas paradas, ou seja, o passageiro pagará a tarifa antes de entrar no ônibus.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
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