quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ilha Bela - “Bilhete Único”

25/05/2012 


“Bilhete Único”



Sistema reduziu tarifa, agilizou o embarque e trouxe mais segurança aos usuários e profissionais do transporte coletivo
A utilização do Bilhete Único no sistema de transporte coletivo de Ilhabela trouxe diversos benefícios, como a redução tarifária, a rapidez no embarque e na circulação dos ônibus, segundo estudo realizado pela Expresso Fênix, concessionária do serviço no município. Esse estudo foi realizado entre fevereiro e abril pelos técnicos de empresa, que observaram o fluxo de passageiros e a utilização do Bilhete Único como alternativa prática e mais segura se comparada à utilização de dinheiro nos ônibus, principalmente, em horários considerados de maior movimento.
O Bilhete Único Ilhabela, nome pelo qual o benefício ficou conhecido, funciona de forma semelhante ao cartão de crédito, carregados com dinheiro em postos de venda para ser utilizado nos ônibus da Expresso Fênix, gerando benefícios para seus usuários, como as tarifas integradas entre as regiões norte e sul do município, num trecho onde é concedido a isenção da tarifa ao se utilizar os ônibus em sequência. “Essa é uma iniciativa inédita que conseguimos após a licitação do transporte coletivo depois de 20 anos. Hoje, o morador vai do sul ao norte da ilha com apenas uma passagem. Vale lembrar que ainda houve a redução do valor da passagem, que caiu de R$ 2,50 para R$ 2,20, sendo que pelo antigo modelo já havia pedido de reajuste para R$ 2,90. O Bilhete Único realmente mudou o conceito de transporte na ilha”.
Segundo a empresa, o sistema eletrônico representa o que há de mais moderno e seguro em utilização no país, o que também atende as exigências da Secretaria de Estado da Segurança Pública. “A implantação do Bilhete Único foi recomendada pelos órgãos de segurança do Estado e ainda do exterior por promover uma diminuição significativa de circulação de dinheiro no interior dos veículos. Desta forma, nossa empresa consegue oferecer maior segurança aos usuários do sistema de transporte coletivo e também aos funcionários. Este projeto tem como finalidade garantir a tranquilidade da comunidade nos trajetos dentro do município e, ainda, o conforto dos turistas que utilizam o sistema”, disse o diretor assistente da Expresso Fênix, Victor Hugo Chedid. “O Bilhete Único, que está aliado a uma das menores tarifas praticadas no país, tem um impacto importante e direto na vida das famílias ao proporcionar uma economia que, na maioria das vezes, é revertida em alimentação e em aquisição de bens duráveis. Com o Bilhete Único todos saem ganhando, segundo um dos dados do estudo que realizamos entre fevereiro e abril. A adesão cresce a cada dia e isso é importantíssimo para nossa operação, focada na agilidade e segurança dos passageiros”, completou.
O estudo foi executado por técnicos especializados que possuem atuação em sistemas de transportes coletivos de municípios que integram regiões metropolitanas, como, por exemplo, Campinas e São Paulo. O objetivo foi identificar a aceitação do usuário ao Bilhete Único como proposta viável para a agilidade, a segurança e a tranquilidade dos fatores que interagem no sistema de transporte coletivo.
Em Ilhabela, o Bilhete Único substitui o dinheiro, os passes escolares e os vales-transportes de papel. Para ter direito ao benefício, o interessado deverá se cadastrar no escritório administrativo da empresa, que fica na Av. Tiradentes, 124, Barra Velha. O carregamento de créditos do Bilhete Único poderá ser realizado no próprio local do cadastro, na Secretaria de Cultura e na Prefeitura de Ilhabela (locais onde estão sendo comercializados os créditos eletrônicos). As empresas interessadas em oferecer o benefício aos funcionários possuem tratamento diferenciado e poderão solicitar créditos por meio da internet.
SERVIÇO: HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
DOS POSTOS DE VENDA
Escritório Administrativo
Segunda a Sexta, das 08h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h30.
Sábado, das 08h00 às 12h00.
Prefeitura de Ilhabela
Segunda a Sexta, das 08h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Secretaria da Cultura
Segunda a Sexta, das 08h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h30

Fonte: Prefeitura de Ilha Bela

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