MUDANÇA População já nota melhorias e espera um serviço de transporte com qualidade
Prefeitura intensificou fiscalização de transporte e apreendeu 17 ônibus da antiga concessionária
EDMILSON SANTANA
Muitas pessoas que embarcavam e desembarcam no Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte, dos ônibus da nova empresa responsável pelo transporte coletivo em Suzano, na manhã desde sábado (28/4), demonstravam satisfação com a nova frota em seu primeiro dia de operação nas linhas municipais.
“A qualidade dos ônibus melhorou 100%. Os outros eram muito antigos e sempre quebravam no caminho. Esperamos que venham mais melhorias no transporte, mas por ser o primeiro dia está bom”, comentou Ismael Alves, morador do distrito de Palmeiras que seguia para o trabalho.
O morador do Miguel Badra, Rafael de Oliveira aguardava para fazer a primeira viagem ao seu bairro com ônibus da nova empresa, destacou as condições dos novos veículos em comparação aos antigos. “Suzano tinha um transporte incompatível com a cidade, com ônibus antigos, sujos e mal conservados que acabavam quebrando no trajeto. Aparentemente esses são mais novos e parecem ser melhores”.
Outro morador de Palmeiras que vinha da casa de familiares no Dona Benta e faria a integração no terminal, Anderson de Paula Souza, também aprovou a nova frota. “Já é uma melhoria para a gente, mas espero que agora tenha mais ônibus para ficar menos tempo no ponto”.
Conforme anunciado na sexta-feira (27/4) pelo prefeito Marcelo Candido, com a contratação emergencial da Radial Transporte Coletivo, a partir da extinção do contrato de concessão com a Viação Suzano (Visul), a cidade passa a contar com uma frota de 80 ônibus em circulação, sendo 17 adaptados. O aumento de 23 veículos nas linhas em relação à antiga concessionária, com idade média de seis anos, permitirá o aumento no número de partidas e, consequentemente, na redução do tempo de espera pelos ônibus. O valor da tarifa está mantido em R$ 2,40.
Apreensões
Ainda na manhã deste sábado a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, Sistema Viário, Trânsito e Mobilidade Urbana (Setrans), intensificou a fiscalização de transporte na cidade com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) e apreenderam 17 ônibus da Viação Suzano que estavam transportante irregularmente passageiros.
Embora o decreto 8.226/12 deixe claro que a partir de 28 de abril a Visul está impedida de operar nas linhas municipais, a empresa insistiu em colocar ônibus em circulação para realizar o serviço configurando transporte irregular.
Todos os passageiros que se encontravam nos coletivos apreendidos foram retirados e embarcados pelos fiscais da Setrans nos ônibus da nova empresa sem a necessidade de pagar novamente a tarifa.
A Prefeitura manterá o trabalho de fiscalização durante os próximos dias e, se necessário, fará novas apreensões para assegurar o cumprimento da legislação vigente e do decreto, quem está baseado na decisão do Tribunal de Justiça que anulou a licitação e contrato celebrado com a Visul no final de 2004.
|
Alexandre Trindade
Fonte: Prefeitura de Suzano
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário