RIO 2016
Estação-modelo, na Avenida das Américas, será uma das 39 paradas do BRT da Transoeste
20/09/2011 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Santos
Esta obra faz parte de um pacote de melhorias e legado para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que inclui também os BRTs Transcarioca (em construção), Transolímpica (em licitação) e Transbrasil – fechando o sistema viário da cidade com um transporte mais rápido e totalmente segregado do tráfego de veículos. O BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias exclusivas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum.
- Isso daqui é mudança de paradigma na maneira como as pessoas se deslocam na cidade do Rio de Janeiro. Ano que vem vamos ter essa primeira linha de BRT ou "ligeirão" como já estão chamando. É uma mudança completa nos próximos quatro, cinco anos, na maneira como os cariocas hoje se deslocam nesses ônibus quentes, engarrafados, que demoram duas, três horas. A gente vai mudar completamente a qualidade de vida do carioca que usa transporte público. Aliás, vamos conseguir trazer para o transporte público um monte de gente que hoje engarrafa com os carros. Vai ser muito mais negócio pegar o Bilhete Único Carioca, entrar no BRT e se deslocar com uma enorme facilidade pela cidade. Hoje temos 15% das pessoas sendo transportadas em transporte de alta capacidade na cidade e vamos passar para pouco mais de 50% nos quatro, cinco anos.
O prefeito também destacou a importância destas obras para a cidade e como um legado das Olimpíadas 2016:
- Esse é o grande legado das Olimpíadas. O mais importante é aquilo que vai ficar para a cidade. As Olimpíadas passam e esses benefícios vão ficar para toda a população, disse Paes.
Criado em Curitiba e exportado para diversas cidades, tais como Bogotá, Pequim e Johanesburgo, o BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias segregadas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum. O embarque de passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque e os bilhetes são vendidos antecipadamente.
As estações foram projetadas pensando em um ambiente sustentável, favorecendo a ventilação natural, com uma cobertura longa e captadores eólicos, que estarão sempre virados para o Sudoeste e farão uma ventilação forçada dentro da própria estação.
A Secretaria Municipal de Obras iniciou em julho de 2010 as obras da Transoeste – corredor expresso de 56 quilômetros que vai ligar Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz. A Prefeitura estima que o investimento total das obras seja de R$ 800 milhões, beneficiando cerca de 220 mil pessoas por dia.
As obras serão concluídas no primeiro semestre de 2012 – hoje 65% da intervenção já está finalizada. O traçado, dividido em cinco lotes, inicia no lote 0 (na altura dos shoppings Downtown e Città América), que ainda não foi licitado. Os lotes 1, 2, 3 e 4 – cujas obras estão em andamento - já foram contratados e licitados.
Fonte: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
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