quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Com cinco votos favoráveis, membros da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) decidiram ontem, em reunião, pela renovação da concessão do Eixo Anhanguera para a Metrobus por mais 20 anos. O contrato, que venceria no dia 31 de dezembro desse ano, tinha sido renovado por mais 90 dias na semana passada. “Esta decisão representou uma grande vitória para nós e para o usuário que usa o transporte todos os dias. O Eixo Anhanguera não podia continuar nesse imbróglio”, disse o presidente da CDTC, Paulo Gonçalves, também secretário Estadual de Cidades.
A reunião da CDTC, que é composta por nove membros, contou com a presença de seis deles. Não compareceram o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e o secretário Municipal de Planejamento, Sebastião Ribeiro de Souza. Apesar de terem participado da reunião, o presidente da Agência Municipal de Trânsito (AMT), Miguel Tiago e o presidente da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), Marcos Massad, se abstiveram de votar.
Segundo Gonçalves, o impasse sobre a concessão do “Eixão” contribuiu para a perda de quase R$ 320 milhões em recursos do governo federal para investimentos na área.
“Com este impasse, a população perdeu muitos investimentos que poderiam ter sido feitos”, criticou. “A renovação foi necessária, porque o governo já havia sinalizado interesse. Ele pode continuar subsidiando a tarifa que beneficia os usuários”, disse o presidente da CDTC.
Para o presidente da Metrobus, Devanir Ferreira Sobrinho, a concessão por mais 20 anos para o Eixo Anhanguera vai possibilitar a reforma de todo o sistema viário. “Será um tempo suficiente para se investir no sistema. A melhoria será enorme, porque teremos um novo modelo, mais moderno e confortável para os usuários”, afirmou Sobrinho. Segundo ele, serão necessários R$ 300 milhões para a reforma, que inclui também a reconstrução de cinco terminais e 19 plataformas de embarque e desembarque. “Sem contar a revitalização, urbanização e arborização de toda a linha”, disse.
Futuramente, a extensão do sistema para demais cidades da região metropolitana de Goiânia poderá custar mais R$ 200 milhões. “A decisão de hoje (ontem) foi tomada com muita inteligência. Estamos prevendo que daqui a um tempo, o Eixo poderá beneficiar quase 740 mil usuários por dia. Atualmente, o número de passageiros que utiliza o sistema chega a 270 mil”, informou.
REDUÇÃO DE TARIFA
Com a renovação da concessão, Sobrinho disse que será possível reduzir a tarifa, por meio de recursos e negociações com o Estado, a União e empresas privadas. O projeto da reforma já está pronto aguardando apenas a liberação de verbas. Os novos ônibus trucados vão usar o sistema Transporte Rápido em Ônibus (BRT), que já existe nas grandes cidades de todo o mundo.
O presidente da Metrobus ainda criticou a abstenção dos votos de Miguel Tiago (AMT) e Marcos Massad (CMTC), durante a reunião. “Eles participaram, mas se retiraram no momento da votação. Queriam que essa concessão não fosse renovada”, disse. Na semana passada, o secretário de governo da Prefeitura de Goiânia, Osmar Magalhães, Marcos Massad e a equipe de transição do governador eleito Marconi Perillo (PSDB), decidiram pela prorrogação da concessão por mais 90 dias.
Nos bastidores, comentava-se que a CMTC teria interesse em passar a gestão do Eixo para a iniciativa privada. O prazo de 90 dias de prorrogação seria suficiente por lei, para ser colocado um novo edital de licitação da linha.
Fonte: O Hoje
http://www.ohoje.com.br/cidades/16-12-2010-renovada-concessao-do-eixo-anhanguera/
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