Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
São Vicente pode ter sistema misto de transporte
São Vicente pode ter sistema misto de transporte
A Cooperlotação, atual responsável pelo transporte público de São Vicente, apresentou uma proposta ao prefeito Pedro Gouvêa para que a cidade tenha um sistema misto de transporte. Segundo a Prefeitura, a possibilidade está sendo verificada junto à Justiça.
Se concretizada, além dos ônibus e micro-ônibus - já anunciados como novo modelo - as lotações continuariam em circulação.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), esclareceu que ‘a princípio a licitação é única’. “Nesta licitação estão previstos veículos básicos, que são os ônibus comuns de grande porte e micro-ônibus”, complementou.
O presidente da Cooperlotação, Wagner Luiz Alves de Souza, lembrou que esta modalidade já existe em outras cidades. “Fui até o Prefeito conversar sobre a possibilidade de ter os dois modais, isso já existe em Cubatão, por exemplo”.
De acordo com ele, o chefe do Executivo ficou de conversar com o Ministério Público sobre a possibilidade de modificar o edital para este modelo misto de transporte. A Prefeitura confirmou a informação.
Os vereadores da Câmara de São Vicente foram os responsáveis por intermediar a reunião entre o prefeito e os operadores da Cooperlotação. O Sargento Barreto, que sempre participou da história das lotações no município, é um dos vereadores que está acompanhando a proposta.
“Estamos aguardando, participando das audiências públicas e ouvindo o que a população tem a dizer sobre o atual sistema. Entendo que essas audiências são muito boas, porque permitem que a população dê a sua opinião”, esclareceu o vereador.
Caso o Ministério Público permita a mudança do edital, Barreto acredita que o projeto inicial também precisará ser revisto. “Se for fazer um sistema misto, outro projeto terá que ser elaborado. Porque com a quantidade de veículos do atual projeto mais as lotações, teria carros demais nas ruas, sobrecarregando o sistema”, esclareceu. “Qual o desejo da população da nossa cidade? Nossa obrigação é atender aos anseios dos moradores de São Vicente, são eles que tem que dar o tom disso”, complementou.
Ao final da segunda audiência pública, no último dia 11, o vereador Jabá, presidente da Comissão Especial de Vereadores que trata do transporte municipal, informou que dará encaminhamento a um novo encontro entre o Poder Público e a sociedade, em data que será informada em breve.
“Caso o modelo misto não seja possível, estamos preparando uma empresa para participar do processo seletivo licitatório como qualquer outra”, comentou o presidente da Cooperlotação.
O novo sistema de transporte, que deve entrar em funcionamento ainda este ano, foi anunciado em dezembro de 2018 pelo prefeito.
A empresa vencedora deve colocar 61 ônibus em operação na área continental e 168 micro-ônibus na área insular, totalizando 245 carros.
Créditos:
Caroline Souza (matéria do Diario Litoral)
Foto: João Manoel da Silva
Divulgação e Postagem: Equipe Litoralbus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário