Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

BluMob, a Piracicabana de Blumenau, começa a operar


BluMob, a Piracicabana de Blumenau, começa a operar com tarifa mais alta e  ônibus novos

Outros 142 ônibus usados serão substituídos em três anos

ADAMO BAZANI

Iniciaram neste sábado, 1º de julho de 2017, as operações da Blumob, a Viação Piracicabana de Blumenau, em Santa Catarina.

Os serviços para a população já começaram mais caros. A tarifa subiu para R$ 3,90.

Como a Piracicabana foi a única empresa a participar da licitação, conseguiu vencer oferecendo proposta com tarifa de maior valor.

A empresa do Grupo Comporte, de Constantino Oliveira, opera de forma emergencial em Blumenau desde fevereiro de 2016, ano em que a prefeitura descredenciou as viações do Consórcio Siga por eventual descumprimento nos contratos com poder público.

As operações da Blumob, nome para a Sociedade de Propósito Específico – SPE  da Piracicabana exigida pela prefeitura para prestação dos serviços, começaram com 104 ônibus novos e 17 dias antes do previsto. O contrato emergencial com a Piracicabana ia até 17 de julho.

Em nota, a prefeitura de Blumenau explica a distribuição da nova frota:

Dos veículos zero quilômetro, quatro serão vans, 15 serão microônibus, 49 serão ônibus de 12,8 metros, 15 ônibus serão de 13,3 metros e 21 ônibus serão de 15 metros. Todos eles têm 100% de acessibilidade, acesso gratuito à internet via wi-fi e tomadas para carregar dispositivos eletrônicos portáteis.

Os ônibus de 15 metros funcionarão nas linhas troncais, principalmente no Troncal 10 – Via Rua São Paulo, e estarão equipados com duas catracas para dar mais agilidade nos embarques. Uma das catracas funcionará exclusivamente para pagamentos com cartão e a outra para cartão e dinheiro. Os ônibus de 12,8 metros e 13,3 metros também atuarão nas linhas troncais.

Os microônibus operarão em algumas linhas alimentadoras, que fazem ligações entre os bairros e os terminais mais próximos. São elas: 307 – Francisco Becker, 311 – Dona Edith, 404 – Nova Rússia, 406 – Leopoldo Heringer, 407 – Manoel Salvador, 408 – André Nicoletti, 423 – Grevsmuehl, 505 – Itapuí, 506 – Pastor O. Hesse/Garuva, 510 – Oscar Burger, 604 – São João, 702 – Vila Nova, 705 – Ponte do Salto, 709 – Boa Vista e parte das linhas 421 – Belo Horizonte, 422 – Rua Brusque e 501 – Bom Retiro.

As vans totalmente adaptadas serão utilizadas especificamente no serviço Blufácil, que transporta pessoas com dificuldades severas de locomoção para realização de tratamento de saúde, mediante agendamento prévio.

Os novos veículos se somam a 142 usados que já vem operando no contrato emergencial da Piracicabana. Esses ônibus mais antigos serão substituídos no prazo de até três anos.

O contrato com a BluMob é de 20 anos com o valor de R$ 1,85 bilhão.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Foto de Sandro Julio

Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário