Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Mauá - Rede municipal de Educação recebe três ônibus escolares para alunos com deficiência

14/01/2014


Os veículos têm sete metros de comprimento e podem transportar até 26 usuários sentados.



Os mais de 700 alunos com deficiência ou com mobilidade reduzida da rede municipal de Educação de Mauá passam a ter três novos ônibus escolares adaptados a partir do início das aulas, em 4 de fevereiro. A entrega dos veículos é resultado da aprovação de um projeto enviado, em maio, pela Prefeitura ao Ministério da Educação. “A cidade tem 39 escolas municipais com mais de 18 mil alunos, destes, 704 são alunos da Educação Especial e têm deficiência ou mobilidade reduzida no ensino regular e no atendimento especializado”, explica a secretária Lairce Rodrigues de Aguiar.
Já foram entregues três veículos, no entanto, a Secretaria de Educação aguarda o envio de um quarto ônibus pelo Governo Federal, totalizando o pedido enviado ao Ministério. Um novo projeto será enviado pleiteando a mesma quantidade. Cada carro custa R$ 132 mil, o que totaliza R$ 528 mil. “Desta forma, a Prefeitura adiciona um elemento a mais para a qualidade da educação, sobretudo promovendo mais a inclusão social. Também vamos reformar todas as escolas e em breve apresentaremos à apreciação da Câmara a proposta do novo Estatuto do Magistério”, afirma o prefeito Donisete Braga.
A aquisição foi possível por meio do Projeto Ônibus Urbano Escolar Acessível, do Ministério da Educação, uma ação do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE), dentro da Política Nacional de Educação Especial lançada pelo Ministério da Educação e do Programa Caminho da Escola, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo é ampliar o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida nas classes comuns das escolas públicas de ensino regular e a oferta do atendimento especializado, em todas as modalidades de ensino.
O modelo adaptado dos ônibus foi desenvolvido em conjunto entre representantes do Ministério e fabricantes para que atendesse às necessidades destes estudantes com mobilidade e multifuncionalidade. Os veículos têm sete metros de comprimento e podem transportar até 26 usuários sentados. Cada ônibus pode ter o mobiliário alterado se necessário, traz plataforma elevatória, box para acomodação de cadeira de rodas ou para o ocupante e cão-guia, poltronas preferenciais e sistema de comunicação para deficientes visuais ou auditivos.
Os modelos com que Mauá foi contemplado correspondem a um veículo com um box para cadeira de rodas e três com três boxes. A fabricação é da empresa Marcopolo, da marca Volare V8l, cor amarela e movidos a diesel.
Além disso, a Prefeitura conta ainda com 17 Vans e dois microônibus por meio de contrato com empresa terceirizada para reforçar o atendimento na educação especial.    
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social

14/01/2014 15:09
Prefeitura de Mauá


Nenhum comentário:

Postar um comentário