Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 3 de junho de 2012

Companhia Industrial Santa Matilde



Cia. Ind. Sta Matilde

A postagem de hoje do "LITORALBUS" é repleta de nostalgia, característica fundamental de um antigomobilista, ainda que do segmento pesado! Vamos relembrar hoje duas grandes empresas do passado, a CTC-RJ e a Cia. Ind. Santa Matilde. Da CTC-RJ muito pode-se falar, e falar tanto que esse espaço se tornaria pequeno. Da Cia. Ind. Sta. Matilde também. Portanto vamos vamos tratar de ser breves. 

A Cia. Ind. Santa Matilde foi a maior e mais completa fabricante brasileira de materiais ferroviários. Fabricou também tratores, automóveis de luxo e carrocerias ônibus. Fundada em 1916, tinha sede em Petrópolis (RJ) e fábricas em Três Rios (RJ) e Conselheiro Lafaiete (MG). Na década de 1980 sofreu uma grave crise e de 1984 a 1986 enveredou pelo caminho da fabricação de carrocerias de ônibus, fato semelhante ao ocorrido com as empresas Mafersa e Cobrasma, também fabricantes de materiais ferroviários e posteriormente de carrocerias de ônibus. 

Sendo a CTC-RJ uma grande estatal do transporte urbano que também passava por grave crise na década de 1980, tornou-se cliente da Santa Matilde, numa tentativa de renovar a frota de uma e alavancar a produção da outra, a exemplo da parceria que ocorreria posteriormente entre a CTC-RJ e a Ciferal.

A Santa Matilde chegou a participar junto à EBTU do Projeto Padron para carrocerias de ônibus e dentro desse projeto seus ônibus foram testados e circularam no Rio de Janeiro, em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Natal.

Em 1988 a Cia. Industrial Santa Matilde encerra definitivamente suas atividades, o mesmo acontecendo com a CTC-RJ em 1996.

Há notícias de que a unidade de Cons. Lafaiete da Santa Matilde teria voltado a ativa em 2010, através da COOMEFER - Coop. Mineira de Equipamentos Ferroviários, realizando serviços de manutenção em vagões de carga. 

Como curiosidade, no link indicado pode-se conhecer a linha de automoveis produzidos pela Santa Matilde.


Material de hoje original da Revista Transporte Moderno, 1984.

2 comentários:

  1. Eu sou fã dos carros,tratores e dos antes desconhecidos ônibus da SM!

    ResponderExcluir
  2. Eu moro em Conselheiro Lafaiete. Infelizmente a Coomefer não deu certo. Hoje temos duas heranças da nostálgica Santa Matilde. Os galpões sucateados de sua unidade e o segundo maior bairro da cidade onde era sua unidade que ganhou seu nome.

    ResponderExcluir