NITERÓI INICIA HOJE TESTE COM ÔNIBUS 100% ELÉTRICO.
A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira, 20 de setembro de 2021, uma fase de testes operacionais com um ônibus elétrico. O veículo possui carroceria modelo Caio Millenium BRT e chassi BYD.
O ônibus, cedido pelo fabricante, será usado nos próximos 60 dias pelos dois consórcios rodoviários da cidade para uma avaliação mais profunda do uso da tecnologia no dia a dia.
Segundo a administração municipal, a partir desta terça (21), o ônibus já estará em circulação na linha 49.
OPERAÇÃO
O veículo em teste possui autonomia para 250 quilômetros, com até 4 horas para recarga das baterias, possui ar-condicionado, carregadores de celular e tem o piso baixo, com acesso mais fácil para os passageiros. A capacidade é de 80 passageiros, sendo 26 sentados e 54 em pé. Veículos do tipo do modelo testado têm vida útil de 16 anos, com uma troca de baterias prevista para quando chegar aos oito anos de uso.
O ônibus chegou a Niterói na madrugada da última quinta (16/09/2021), vindo da Caio. Segundo a Prefeitura, na sexta e no sábado, 20 motoristas foram treinados por técnicos do fabricante. Foram selecionados 12 deles. Seis vão se revezar na condução dos ônibus nos próximos 30 dias e seis poderão entrar na escala para substituir os colegas. O coletivo vai circular nas linhas 49, 61 e 62 nos primeiros 30 dias. Daqui a um mês, o ônibus passará a ser testado nas linhas Oceânica 1, 46, 48 e 33.
Em nota, a subsecretária de Mobilidade, Ivanice Schutz, explicou que um pesquisador acompanhará as viagens de teste para ouvir a opinião dos usuários sobre o veículo, como facilidade de acesso e conforto. Também será realizada uma pesquisa de satisfação pela plataforma Colab. Ela disse ainda que o fabricante também está cedendo veículos para testes em Volta Redonda, Salvador e Ribeirão Preto e que São Paulo já tem uma frota de 18 ônibus elétricos a bateria em circulação.
Para o usuário, o preço da passagem terá o mesmo valor modal cobrado pela passagem, R$ 4,05.
Reprodução de parte da matéria do Diário do Transporte de Adamo Bazani, texto de Jessica Marques, foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário