UM POUCO DA TRAJETÓRIA DE ÍTALO BREDA:
Luiz Breda era vendedor de ônibus importado da Volvo em 1938. Em 1939, entrou como acionista da Auto Viação São Paulo-Santos, que, nos anos 1940 se tornou parte da Viação Cometa, esta, por sua vez, que se originou da Auto Viação Jabaquara.
Em 1938, Ítalo Breda foi trabalhar com o pai no negócio de transportes. Logo depois, com apenas 22 anos, tinha 5% de participação na Auto Viação São Paulo-Santos.
Ítalo foi crescendo na Viação Cometa e se desenvolvendo com a companhia. Ele foi um dos responsáveis por importar para a Cometa, em 1948, mais de 30 unidades da fabricante Twin Coach. O modelo foi um avanço para a época.
Paralelamente ao seu trabalho na Cometa, Ítalo Breda estudava economia no Dante Alighieri, em São Paulo, e, com ônibus próprios, transportava alunos da instituição de ensino.
O negócio crescia e, na década dos anos 1950, Ítalo decide deixar a Viação Cometa e funda a Breda.
Em 1955, com o crescimento da indústria automotiva no ABC Paulista, Ítalo consegue um grande impulso para a sua empresa. Sua frota passa de 30 ônibus para 100. Com isso foi possível assumir o transporte de funcionários da empresa Volkswagen e de outras grandes indústrias do ramo, segundo a página de memória da própria Breda.
A indústria automotiva nos anos 1950/1960 e, a de autopeças, nos anos 1960/1970, no ABC Paulista, abriram oportunidades para diversos outros ramos de atuação, entre os quais, os ônibus de fretamento. Foi neste contexto que surgiram outras tradicionais empresas de fretados na região, como Bozzato, Planetatur, Galo de Ouro, Santa Maria, Bonini, e tantas outras.
Em 1965, dez anos depois, a Breda tinha 300 veículos e já operava também rotas regulares como entre São Paulo-Itanhaém- Peruíbe.
Em 1967, a Breda comprou os confortáveis Flxible VL (Vista Liner) 100, importados pela empresa Expresso Brasileiro Viação Ltda, em 1956.
Os veículos então foram pintados nas cores da Breda, azul e vermelho, mas mantinham o fundo de tom alumínio, preservando o requinte especial da época da Expresso Brasileiro, que adquiriu os veículos para competir com a Cometa na rota Rio-São Paulo. Desde 1954, a Cometa usava os norte-americanos GM-PD 4104, os Choachs, chamado pela empesa de “Morubixaba”. Aliás, foram estes ônibus que inspiraram o projeto dos famosos “Dinossauros” da Cometa.
O apelido Diplomata que era usado pela Expresso Brasileiro passou a ser Bandeirante, algo de São Paulo mesmo.
Os ônibus faziam serviços que ligavam os aeroportos de Congonhas, na capital paulista, e o de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo.
Foto do Flixible VL100 do Acervo Tony Belviso.
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