Bolzano, na Itália, recebe 12 Solaris Urbino a hidrogênio
Publicado em: 15 de maio de 2021 - Diário do Transporte
Por ALEXANDRE PELEGI
Com esta nova aquisição, cidade passa a ter a maior frota de ônibus a hidrogênio do país, e uma das maiores frotas da Europa
A operadora SASA Bolzano, da cidade de Bolzano, comuna na Itália com cerca de 100 mil habitantes, inaugurou um lote de 12 novos ônibus Solaris Urbino hidrogênio.
A SASA (Societá Autobus Servizi D’area) é a concessionária de transporte público por ônibus em áreas urbanas e suburbanas das cidades italianas de Bolzano, Merano, Laives e entre Merano e Lana.
Com esta nova aquisição, Bolzano possui hoje uma das maiores frotas de ônibus com células de combustível da Europa e a primeira na Itália.
Os veículos serão alimentados em um posto de abastecimento de hidrogênio instalado dentro do depósito da empresa de transporte público.
A SASA já opera ônibus a hidrogênio fabricados pela Mercedes-Benz há oito anos.
A entrega dos 12 veículos segue o primeiro pedido já feito para os ônibus da Solaris a célula de combustível, assinado em junho de 2019.
O veículo elétrico a hidrogênio Solaris Urbino 12 é um ônibus ultramoderno com emissão zero que combina uma pequena bateria de alto desempenho com uma célula de combustível, que alimenta a bateria.
O veículo está equipado com eixo motriz elétrico traseiro fornecido pela ZF, com dois motores de roda com potência máxima de 110 kW cada.
A célula de combustível é alimentada por tecnologia de íon-lítio, com uma energia nominal de 29,2 kWh. A capacidade do tanque de hidrogênio é de 37 kg.
O ônibus tem uma autonomia de cerca de 350 quilômetros, segundo informa o fabricante.
Foto: SASA Bolzano / divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário