quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Cubatão terá ônibus novos com wi-fi e ar-condicionado


Cubatão terá ônibus novos com wi-fi e ar-condicionado
Promessa da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) é de que não haverá reajuste da tarifa

Moradores que sofrem nos coletivos de Cubatão podem esperar por melhorias no transporte público para o próximo ano. A Prefeitura abriu concorrência para a nova empresa que terá a concessão dos ônibus municipais e, assim, deverá providenciar ônibus novos, com ar-condicionado, wi-fi e acessibilidade. Conforme a Administração Municipal, não haverá aumento na tarifa.

Entretanto, serão menos ônibus circulando. Hoje, a cidade conta com 65 veículos e a nova empresa passará a atuar com 49, sendo 27 do tamanho convencional e 22 ainda menores. “O número de passageiros diminuiu muito. Antes, quando foi desativada a empresa municipal de transportes, tínhamos o IPK (índice do número de passageiros transportado por quilômetro) 8 e hoje é de 0,98”, justifica o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) Jefferson Cansou.Ele afirma que parte da queda se deu pelo aumento da frota do transporte alternativo (hoje com 56 lotações), que não fazem parte da atual licitação.

Mudanças
Mas, mesmo com menos ônibus circulando, o representante da CMT garante que o número de linhas e os itinerários atuais serão mantidos.

Para ajudar o usuário a não ficar esperando muito tempo no ponto, a empresa que ganhar a licitação terá que implantar um sistema que permita ver pelo computador ou celular a localização do coletivo para saber quando ele vai chegar.Outra novidade prevista no edital será a integração com as lotações, os ônibus intermunicipais e o VLT. O superintendente da CMT promete que o preço das tarifas não deve ter reajuste por conta dessa troca.As empresas interessadas em operar o transporte público de Cubatão devem apresentar suas propostas até o dia 5 de dezembro e o vencedor deve ser conhecido até o final do mês.Pelo edital, a empresa ganhadora deve finalizar a implantação e começar a operar em seis meses, mas o superintende da CMT pretende que isso aconteça até fevereiro.


Matéria de Egle Cisterna
Foto de Carlos Nogueira
Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário