segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

VLT em São Vicente



O VLT Tramlink V4 projetado pela Vossloh

O consórcio Tremvia Santos, formado pela Vossloh España e T’Trans, fabricará 22 VLT´s modelo Tramlink V4 para o sistema de VLT da Baixada Santista. Os três primeiros trens virão de Valência, na Espanha, e os outros 19 serão produzidos na fábrica da T’Trans, em Três Rios (RJ).

Os VLTs bidirecionais, projetados pela Vossloh, terão 44 metros de comprimento cada um e capacidade para transportar 400 passageiros. Com piso totalmente rebaixado, o Tramlink V4, que pode ter de cinco a sete carros, já é utilizado na Espanha e Alemanha. 

Os trens serão utilizados na linha de 11 quilômetros que ligará Barreiros, em São Vicente, ao Porto, em Santos.  O consórcio foi selecionado no final de 2012 pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), responsável pelo projeto.


O trem - VLT é um veículo articulado que funciona como trem de subúrbio na área metropolitana e como VLT no contexto urbano. Trata-se de um trem unidade elétrico bidirecional, capaz de operar na superfície e subterrâneo. Viajar do exterior de uma cidade para seu interior sem ter de mudar é a maior vantagem deste sistema misto, tornando possível atingir tempos de viagem que sejam muito competitivos em comparação com outros meios de transporte.


VLT compreende três carros articulados com quatro truques. Existe um truque motor em cada extremidade da unidade e dois truques, um motor e um sem tração, sob o carro médio. Cada truque motor tem dois motores independentes localizados em cada um dos dois eixos do truque. É dotado de piso baixo em cerca de 60% dos veículos das extremidades, 36 cm acima do nível da via e o interior do veículo é diáfano com amplas passagens de intercomunicação entre os carros, criando um espaço único para os passageiros.

O veículo tem ar condicionado, suspensão pneumática, plataforma de acesso ao deck inferior, um grande número de assentos, espaço reservado a pessoas com mobilidade reduzida, espaço reservado e suportes para bicicletas, baixos níveis de ruído e vibrações, grandes superfícies de janela e formas aerodinâmicas nos lados inferiores e teto.

Os trens serão utilizados na linha de 11 quilômetros que ligará Barreiros, em São Vicente, ao Porto, em Santos.  O consórcio foi selecionado no final de 2012 pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), responsável pelo projeto.

Foto: João Silva (Andarilho Carioca)

Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva (Equipe Litoralbus)



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