quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Rio - Transportes ficam mais caros em 2016




Passagens de ônibus municipais no Rio de Janeiro sobem para R$ 3,80

Transportes ficam mais caros em 2016
Passagens de ônibus, trens e barcas no Rio começarão 2016 com aumento de mais de 11%

O DIA

Rio - Depois de um ano de crise na economia, os cariocas e fluminenses já vão começar 2016
com os preços das passagens bem mais salgados. Os ônibus municipais do Rio sobem, logo no
dia 2 de janeiro, de R$ 3,40 para R$ 3,80, uma alta de 11,7%. O governo estadual também
anunciou aumento de 10,2% no valor do Bilhete Único (BU) a partir de 1º de fevereiro, quando
passará dos atuais R$ 5,90 a R$ 6,50, para quem usa um meio de transporte intermunicipal e
outro municipal, dentro da Região Metropolitana.



Foram ainda anunciados reajustes nas tarifas dos trens, barcas e ônibus intermunicipais. Na
SuperVia, a alta foi de 12,1%, passando dos atuais R$ 3,30 para R$ 3,70. Quem paga com o BU
só a passagem de trem também não terá mais o desconto da chamada tarifa social, que é de R$
3,20 até o fim de janeiro, e pagará o preço cheio: R$ 3,70. O aumento acontece após o governo
do estado assumir dívida de R$ 39 milhões da SuperVia com a Light. A Agetransp (agência
reguladora dos transportes concedidos do estado) explicou, em nota, que o reajuste anual
autorizado corresponde à variação do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), conforme
previsto em contrato. Já a ajuda do governo estadual se refere a um desequilíbrio financeiro para a
concessionária causado pelo aumento dos custos da energia, registrado até novembro, segundo a
Agetransp.




Já as passagens das barcas subirão em 12 de fevereiro, de R$ 5,00 para R$ 5,60 (Praça 15-
Araribóia), alta de 12%. A tarifa social passará de R$ 3,50 para R$ 4,10. As datas de reajuste são
diferentes por causa dos contratos. O metrô, atualmente em R$ 3,70, só deve ter alta em abril. Os
reajustes das três concessionárias da Agetransp devem sempre ser anunciados com pelo menos
um mês de antecedência.

As passagens dos ônibus intermunicipais sobem 10,48% em 10 de janeiro. O Departamento de
Transportes Rodoviários (Detro) explicou que o aumento segue a variação do Índice de Preços ao
Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. A tarifa modal intermunicipal básica passará de
R$ 3,15 para R$ 3,50.

Nos ônibus municipais, pela fórmula de reajuste prevista nos contratos, a tarifa subiria para R$
3,70, mas a prefeitura pode fazer acréscimos justificando outros custos. A Secretaria Municipal de
Transportes informou que o reajuste só será detalhado nesta quinta.


Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Nas ruas, reclamações

Nas ruas, a notícia do aumento gerou revolta. “Logo na semana que anunciam o reajuste do salário
mínimo, aumentam a passagem. É como se fosse uma compensação. É um absurdo”, afirma
Maria Aparecida Martins, de 52 anos, que mora em Benfica e trabalha no Méier.

A alta dos ônibus no Rio, de 11,7%, ficou acima da anunciada em São Paulo, que foi de 8,6%. A
tarifa dos ônibus paulistanos, que recebem subsídio da prefeitura, passou de R$ 3,50 a R$ 3,80.
Em janeiro de 2015, o reajuste dos ônibus do Rio foi de 13,3%, apesar da fórmula contratual
indicar alta de 6,23%, devido a acréscimos de outros custos.




Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-12-30/transportes-ficam-mais-caros-em-
2016.html


Divulgação e Postagem: João Manoel da Silva (Equipe Litoralbus)

Busworld ediçao 41 Kortrijk-Belgica 2015

























Busworld ediçao 41 Kortrijk-Belgica 2015

Foto(s):  Revista Abrati ano20 nº 83


Postagem de João Manoel da Silva
(Equipe Litoralbus) 

Caio Induscar segue exportando para os Estados Unidos


Imagem da  Revista Abrati ano20 nº 83


Postagem de João Manoel da Silva
(Equipe Litoralbus)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Terminal Rodoviário de Mogi das Cruzes



Terminal Rodoviário de Mogi das Cruzes-SP
Ônibus da Viação Jacareí, Viação Cometa e Pássaro Marron-EMTU

Viação Jacaeí 1967 - Ex: Rodoviaria Ancora Matias B25510
Marcopolo Torino G6 - Mercedes-Benz OF-1722M

Viação Cometa 7265
Marcopolo G6 Paradiso 1200HD - Mercedes-Benz O-500RS (2007)

Viação Cometa 12226
Marcopolo G7 Paradiso 1050 - Mercedes-Benz O-500RS (2012)

Empresa de Ônibus Pássaro Marron / Unileste / Seletivo EMTU 45.652
Marcopolo G7 Viaggio 1050 Mercedes-Benz O-500R (2011)



Fotos de Wanderson Costa Silva

Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

TCGL - Garagem



TCGL = Transportes Coletivos Grande Londrina
Local: Garagem
Fotos de Wanderson Costa Silva

Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

CRT-Cidade do Recife Transportes transfere ônibus para São Paulo

CRT-Cidade do Recife Transportes transfere Mascarello para São Paulo


A CRT-Cidade do Recife Transportes desativou alguns ônibus da frota, que são equipados com o chassi Volvo B270F sob carroceria Mascarello GranVia.




A empresa que opera no transporte municipal de Recife, desativou pelo menos dois dos seus veículos alongados e equipados com o chassi B270F e carroceria Mascarello Gran via nos últimos dias, dois dos ônibus, que possuíam os prefixos 261 e 262, foram para o estado de São Paulo.




Segundo informações, os dois belos ônibus que pertenciam a CRT-Cidade do Recife Transportes foram vendidos para a frota operante da Mobibrasil cidade de Diadema-SP, e já saíram da garagem da empresa pernambucana com a padronização daquele sistema. A empresa que recebeu os ônibus foi a MobiBrasil Diadema, que agora possui seus primeiros Mascarellos da frota. 





Fonte: MOB Ceará = Movimento Organizado de Busólogos do Ceará

Fotos: Artur Gonçalves, Vital Fernandes, Mario Augusto e Adamo Bazani

Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva (Equipe Litoralbus)

domingo, 27 de dezembro de 2015

QualityBus vende Piracicabanas 7000 e 7071








Carroceria: Marcopolo Torino 2007 fabr. 2010
Ônibus longo de 13,20 com elevador para PNE
Chassi: Mercedes-Benz OF-1722M/59
Ano de fabricação: 2010
Empresa: Quality Bus
Empresa anterior: Viação Piracicabana
Foto(s):  Quality Bus


Site:



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Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitada
Os Direitos Autorais Fotograficos de Seus Autores  

Postagem de João Manoel da Silva
(Equipe Litoralbus)

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

SIM: Sistema Integrado Municipal - Prefixo 70


Apresentação da frota do Consórcio SIM: Sistema Integrado Municipal - Foto de José Marcos Cabral Filho, em Porto Velho-RO, em dezembro de 2015.  SIM - Sistema Integrado Municipal de Porto Velho - Prefixo 70 - Ônibus: Marcopolo Torino modelo 2007 ano de fabricação 2010, chassi: Mercedes-Benz OF-1418 ano de fabricação 2010. Ex-Piracicabana 7031



Empresa anterior: Viação Piracicabana Baixada Santista-SP - EMTU
Cidade da empresa: São Vicente-SP
Carroceria: Marcopolo Torino 2007 fabr. 2010
Chassi: Mercedes Benz OF 1418 (2010)
Prefixo: 7031   Local: Cubatão-SP 
Foto: Gabriel & Izaías Corrêa


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Postagem de João Manoel da Silva
(Equipe Litoralbus)

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Catarinense começa a operar linha que era da Kaiowa

Nesta terça-feira (22/12/2015) deu-se inicio as operações por parte da Catarinense na linha que era da Kaiowa, segue as fotos abaixo:





Catarinense 3305
Marcopolo Paradiso G7 1200
Scania K380
LINHA: Foz do Iguaçu-(PR) x Rio de Janeiro-(RJ) saída 12:00

Catarinense 3018
Marcopolo Paradiso G7 1200
Scania K380
LINHA: Foz do Iguaçu-(PR) x Rio de Janeiro-(RJ) saída 12:01 extra

Catarinense 3343
Marcopolo Paradiso G7 1050
Scania K340
LINHA: Foz do Iguaçu-(PR) x Rio de Janeiro-(RJ) saída 13:30

Catarinense 3309
Marcopolo Paradiso G7 1200
Scania K380
LINHA: Foz do Iguaçu-(PR) x Rio de Janeiro-(RJ) saída 13:31 extra


Site:  http://www.catarinense.net/pt/


Fotos de Derles Borges Pichoff



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Postagem de João Manoel da Silva
(Equipe Litoralbus)

PLANO DE COMPRA PROPÕE A VOLTA DA ENCARROÇADORA BUSSCAR

PLANO DE COMPRA PROPÕE A VOLTA DA ENCARROÇADORA BUSSCAR

Seria um recomeço? Um “ressurgir das cinzas”? Um fundo de investimentos, com sede em São Paulo e o Sindicato de Mecânicos de Joinville (SC) estariam dispostos a reativar as atividades da encarroçadora Busscar. Eles estão preparando um documento para propor a compra das instalações fabris da empresa catarinense. O modelo jurídico é o de adjudicação aos ex-trabalhadores, o que significa que eles passariam a deter uma parcela minoritária do controle, tendo cadeira cativa num futuro conselho de administração.

O escritório Sá & Lima entraria com um investimento de 120 milhões inicialmente, a medida que a produção aumentasse, outra quantia desse valor seria investida. A produção será no princípio de 1400 ônibus já a partir de 2017 e o retorno dos investimentos é previsto para acontecer em até sete anos. A empresa voltaria a funcionar com cerca de mil trabalhadores. Os primeiros produtos a serem fabricados seriam os DD’s (Double Deck).

Mas apesar da expectativa, vários fatores precisam ser melhorados para que o otimismo vire realidade. A situção econômica do Brasil não favorece, além da produção de ônibus no país baixou muito. Além disso, vários bens da Busscar foram postos em leilão, onde esse grupo de investidores precisaria arrematar os processos. Alguns economistas falam que o processo de recessão da economia brasileira, estaria para terminar no ano de 2017, data em que a encarroçadora voltaria a produzir.

Ainda assim, não só com olhar de busólogo, os investidores também não diminuem o interesse em rever um Busscar novinho nas ruas. Isso ocorre por conta da gigante força da marca, que mesmo fora do mercado desde 2012, ainda ecoa no meio do transporte público. Motoristas elogiam os produtos, que ainda são muitos nas ruas. Até mesmo os usuários, lembram da qualidade dos veículos produzidos pela encarroçadora catarinense.

ENTENDA O CASO:

Depois de um desgastante processo judicial que decretou a falência da empresa em 2012, os ex-funcionários passaram a serem credores da encarroçadora. Mesmo com várias tentativas junto a justiça para recuperá-la, não houve jeito. Com a falência da principal empresa do grupo Busscar, todas as empresas que restaram como a Climabuss, que produzia ar condicionados para ônibus, também faliram.

São várias as audiências até hoje sobre o assunto em Joinville, o Sindicato de trabalhadores da cidade e os antigos credores da família “Nielson”, nome antigo da fábrica, travaram batalhas até o momento atual. Sem produzir desde 2012, a Busscar detinha o segundo lugar de mercado na produção de carroceria de ônibus, em todos os seguimentos do transporte.

O RECIFE E OS ÔNIBUS DA CARROCERIA

Na nossa cidade, a Busscar sempre foi prestigiada pelos empresários do ramo do transporte. Ainda hoje estamos órfãos de uma carroceria a altura da qualidade dos produtos dela. No transporte urbano, são poucas as empresas que não tiveram os modelos  Urbanuss e Urbanuss Pluss, que ainda circulam na capital pernambucana.

No seguimento rodoviário, a principal empresa do ramo e seu grupo era a maior compradora da Busscar em Pernambuco, talvez uma das maiores do Nordeste. A Progresso, já teve a maioria dos modelos rodoviários da carroceria, tendo hoje, apenas uma parcela que já foi de 100% da empresa pernambucana. Agora é esperar para ver os novos rumos que essa história está para nos contar.









Fotos:

1-Modelo Panorâmico DD da Busscar. Foto: Rafael Fernandes
2-Modelo Panorâmico DD da empresa RealBus. Foto: João Peterson
3-Modelo Panorâmico DD da Busscar. Foto: Rafael Fernandes
4-Modelo Jum Buss 360 da Busscar. Foto: Empresa Progresso
5-Busscar Urbanuss da Caxangá. Foto: Rafael Fernandes.
6-Jumbuss vindo da fábrica para a Progresso. Foto: Alessandro de Bem Barros.



Postagem: João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus