Com três marchas a mais do que a concorrência e disponível para veículos das principais marcas, as transmissões automáticas da ZF estão presentes em cerca de 70% dos ônibus equipados com esta tecnologia nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). A transmissão Ecolife, em especial, tem se tornado cada vez mais presente em frotas que procuram modernizar seus veículos com tecnologias verdes não só no Brasil, mas também na América do Sul. Ainda em seu portfólio para ônibus, a ZF possui o eixo AV 132, que eleva a acessibilidade de passageiros com necessidades especiais.
Neste ano, o mercado de ônibus vem aumentando seus pedidos pelos produtos ZF. "Nossa transmissão eleva o conforto do motorista e dos passageiros sem descuidar da performance, sendo capaz de economizar 6% de combustível, além de reduzir impactos ambientais como emissão de pó de freios e oferecer intervalos longos de manutenção, como uma troca de óleo a cada até 240.000 km (um óleo mineral convencional possui intervalo de trocas em torno de 30.000 km)", aponta Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão da ZF.
Um dos destaques da Ecolife é a redução no consumo de combustível em 6% na comparação com transmissões da geração anterior. Frente a outras transmissões automáticas, com menos marchas, por exemplo, o benefício pode ser superior a 10%, dependendo da operação.
Neste ano, a ZF obteve importantes conquistas de participação nos mercados de transmissão automática para ônibus urbanos, principalmente os que rodam em corredores BRTs (Bus Rapid Transit). Veja abaixo os principais destaques em fornecimentos de transmissões para o mercado brasileiro e sul-americano.
Recife (PE)
Cerca de 96% dos ônibus que operam no novo sistema BRT da capital pernambucana inaugurado após a Copa do Mundo contam com a transmissão Ecolife automática de seis velocidades da ZF. No total, são 100 ônibus Scania e 88 da Volvo.
Entre os frotistas de Recife, estão as empresas Mobi Brasil, Rodotur, Itamaracá e Cidade Alta. De acordo com o diretor de suprimentos da Mobi Brasil, Tarcísio Sitônio, vários estudos foram feitos antes da empresa adotar os ônibus Scania equipados com as transmissões ZF, e entre estava a performance obtida com o produto ZF.
Belo Horizonte (MG)
A ZF está se tornando a marca preferida dos frotistas mineiros para equipar os ônibus do transporte público de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. As empresas mineiras que utilizam transmissões automáticas da ZF são: Anchieta, Bettania, Coletivo Asa Norte, Phoenix, Rodap, Sagrada Família, Santa Edwiges, São Dimas, Saritur, RodoPass, São Geraldo, Viação Sidon e Viação Euclásio.
A mais recente entrega de 89 ônibus articulados Volvo com transmissão automática ZF em Belo Horizonte é fruto da ação positiva realizada pela empresa em julho de 2013, o ZF EcoShow. O evento mostrou na prática aos frotistas a eficiência e o desempenho das transmissões automáticas produzidas pela fabricante para o mercado brasileiro.
Rio de Janeiro (RJ)
A ZF mantém-se como uma das principais escolhas de frotistas de ônibus que operam nos corredores BRT (Bus Rapid Transit) na cidade do Rio de Janeiro, e detém 88% do market share de transmissões automáticas no município. Atualmente, 250 veículos rodam na capital fluminense e em Niterói equipados com as transmissões automáticas ZF. Corredores BRT importantes, como o TransOeste, operam com ônibus 98% equipados com ZF. E os novos ônibus que circulam no Corredor TransCarioca também têm soluções ZF.
Bogotá, Colômbia
A transmissão automática ZF-Ecolife equipa todos os 269 chassis de ônibus urbanos que a Scania vendeu para o Consórcio Tranzit, de Bogotá, na Colômbia. Trata-se do maior contrato de exportação de ônibus urbanos já realizado pela fabricante sueca no Brasil. Os produtos ZF estão presentes em frotas das principais cidades colombianas, como Bogotá, Cáli, Barranquilla e Medellín, e são fornecidos a montadoras como Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Bonluck.
AV 132: o eixo que promove uma maior acessibilidade
Outra solução ZF de destaque para a acessibilidade está presente no eixo AV 132. Ele permite que o tempo de paradas no ponto de ônibus seja reduzido pela metade, pois sua instalação em veículos com piso baixo ("low entry"), característica que facilita o embarque e desembarque de passageiros. Voltado para veículos de BRTs (Bus Rapid Transit) ou em ônibus convencionais, o produto tem um design no centro do eixo em forma de gota, o que torna possível reduzir a altura do piso dos ônibus no eixo traseiro em até 405 mm (menos de meio metro). Tal medida oferece mais conforto e segurança na hora de entrar ou sair do veículo.
Fonte: ANTP - Boletim de Setembro-2014
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