A lista dos corredores contempla a ligação Norte/Sul, incluindo a Avenida 23 de Maio; a Avenida Celso Garcia e o Perimetral Bandeirantes/Salim Farah Maluf, ambos na região leste da cidade
Projetar, licitar, licenciar, garantir a fonte de financiamento e construir novos corredores de ônibus é a meta da Prefeitura de São Paulo criada para aumentar a qualidade de vida das pessoas que utilizam o transporte público na cidade. A intenção é que, até 2016, mais de 150 quilômetros de corredores de ônibus sejam implantados em importantes vias da cidade, nas regiões norte, sul e leste, dobrando a quilometragem atual, que é de 120,6 quilômetros nos dez corredores de ônibus existentes.
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A construção de corredores é a meta número 93 no Programa de Metas 2013-2014. Parte dos investimentos na área será do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). No último dia 15, a Prefeitura formalizou contrato com a Caixa Econômica Federal que prevê o repasse de R$ 1,9 bilhão para a construção de seis corredores.
A lista dos corredores da Avenida Celso Garcia e o Perimetral Bandeirantes/Salim Farah Maluf, ambos na região leste da cidade. Do total de corredores previstos até aqui, 37,5 quilômetros estão obra, 60,8 quilômetros estão com a obra contratada ou aguardando licença ambiental e 67,2 quilômetros estão em fase de projeto ou pré-qualificação.
Na zona sul, já foram iniciadas as obras dos corredores M’Boi Mirim (8 quilômetros), Binário Santo Amaro (8 quilômetros) e Berrini (3,5 quilômetros). Na Zona Norte, estão em andamento as obras na avenida Inajar de Souza (14,6 quilômetros), que já teve três paradas concluídas no 1,2 quilômetro entregue no trecho entre a Avenida Marquês de São Vicente até a Praça Pedro Corazza.
M’ Boi Mirim
A readequação do corredor do M’ Boi Mirim é um pedido antigo dos moradores do extremo sul da cidade que passam pela região. Para garantir a segurança e conforto aos usuários e melhorar a fluidez no local, o projeto adota medidas que incluem além da requalificação total de toda a extensão da avenida, a reconfiguração total das paradas nos corredores, com uma faixa de ultrapassagem nas paradas com maior demanda, e uma alça de retorno no Terminal Guido Caloi. O projeto também integra importantes eixos viários da Estrada do M’ Boi Mirim e Avenida Guarapiranga, desde o terminal Jardim Ângela até a Estação de Transferência Vitor Manzini.
A região também será contemplada pelo projeto M’ Boi Mirim – Cachoeirinha, que irá até a fronteira do município com o corredor exclusivo de ônibus com faixa à esquerda, faixa de ultrapassagem nas paradas e pavimento rígido em toda a sua extensão. Neste trecho, a Estrada do M’ Boi Mirim também receberá melhoramentos e alargamento, passando a operar em pista dupla com canteiro central e duas faixas adicionais de tráfego geral por sentido.
Cidade Jardim
Desde o dia 25 de janeiro deste ano, os 166 mil usuários dos ônibus que circulam pela Avenida 9 de Julho também ganharam viagens mais rápidas após a entrega de 1,3 quilômetro de corredor. Somado aos 14,8 quilômetros já existentes, o corredor conta agora com 16,1 quilômetros e contribuiu com a fluidez no trânsito da região. Além disso, em maio deste ano foram iniciadas as obras de adequações funcionais em um trecho de 720 metros do corredor Faria Lima/Cidade Jardim e vias adjacentes para o benefício de, em média, 160 mil pessoas que utilizam o transporte na região.
Alargamento da Belmira Marin
Outra obra que já beneficia os usuários da zona sul da cidade é a duplicação da Avenida Dona Belmira Marin, no Grajaú, com a implantação de faixas exclusivas para ônibus. A obra tem o intuito de diminuir o tempo de percurso do transporte público na região. Os dois primeiros trechos já foram entregues e, somados, têm 3,1 km de extensão. O terceiro trecho, com 2,2 km, está sendo projetado.
Conheça os locais onde serão construídos os futuros corredores*:
Empreendimento (nome)
|
Extensão (km)
|
Situação
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Radial Leste - Trecho 1
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12
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Aguarda Licença Ambiental
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Radial Leste - Trecho 2
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5
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Aguarda Licença Ambiental
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Radial Leste – Trecho 3
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9,4
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Projeto ou Pré-Qualificação
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Leste Itaquera (contratos Carioca e C. Correa)
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14
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Aguarda Licença Ambiental
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C.Redondo/C. Limpo/V. Sonia
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12
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Aguarda Licença Ambiental
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Leste Aricanduva
|
14
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Aguarda Licença Ambiental
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Novo Terminal Itaquera
|
-
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Aguarda Licença Ambiental
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Ampliação Terminal Itaquera existente
|
-
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Em obra
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Inajar de Souza
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14,6
|
Em obra
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Ponte Baixa
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3,1
|
Em obra
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Berrini - Trecho 1
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3,3
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Em obra
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Berrini - Trecho 2 (Prolong. Chucri OUCAE)
|
2,8
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(Aguarda Licença Ambiental)
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MBoi/Santo Amaro
|
8
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Em obra
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T. Jd Angela + Viário
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1
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Aguarda Licença Ambiental
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M' Boi / Estr. Cachoeirinha
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6
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Projeto ou Pré-Qualificação
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Carlos Caldeira
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3,5
|
Projeto ou Pré-Qualificação
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Guavirutuba-Guarapiranga
|
5,7
|
Projeto ou Pré-Qualificação
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Belmira Marin - trecho 1
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3,1
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Projeto ou Pré-Qualificação
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Agamenon-Baronesa
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7,5
|
Projeto ou Pré-Qualificação
|
Binário Santo Amaro
|
8,5
|
Em obra
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Perimetral Bandeirantes/Salim Farah
|
16
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Projeto ou Pré-Qualificação
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Perimetral Itaim Paulista/São Mateus
|
16
|
Projeto ou Pré-Qualificação
|
TOTAL
|
165,5
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*Data de referência: setembro/2014
Veja abaixo o mapa dos futuros corredores:
Fonte: Prefeitura de São Paulo
http://www.capital.sp.gov.br//portal/noticia/3721
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