terça-feira, 9 de setembro de 2014

São Bernardo do Campo - Prefeito de SBC entrega novo terminal de ônibus do Riacho Grande

Mobilidade urbana
Publicação:6/9/2014

Prefeito de SBC entrega novo terminal de ônibus do Riacho Grande
Foto: Wilson Magão

Vinícius Dominichelli
da redação


O novo terminal de ônibus Tereza Suster, no Riacho Grande, foi entregue na tarde do dia 6 (sábado) pelo prefeito de São Bernardo do Campo. O equipamento fica na Estrada do Rio Acima, na altura do número 60. Além do chefe do Executivo, também estiveram no evento os familiares da homenageada, secretários municipais e o subprefeito do Riacho Grande.

Com a inauguração, será possível implementar uma série de ações que foram desenvolvidas para melhorar a qualidade do transporte público municipal na região. Serão realizados novos atendimentos nos bairros Alto da Serra, Parque dos Lagos, Capelinha, Cocaia, Balneária, Parque Rio Grande, Estoril e Areião. A operação das linhas que atendem ao pós-balsa será alterada a partir do próximo dia 20.

"O Riacho Grande tem crescido muito nos últimos anos. Aqui entregamos a UPA e a UBS totalmente equipadas à população", afirmou o chefe do Executivo. "O novo terminal vai mudar o sistema de transporte público da região, assim como os outros corredores de ônibus que vamos construir na cidade", destacou.

O objetivo, segundo a Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo (ETC), é a otimização das linhas que atendem a população daquela região, proporcionado pelo sistema de integração tarifária, de forma a reduzir o intervalo entre partidas e o aumento do número de viagens. 

"É aí que a população sentirá a mudança. A partir disso, poderemos proporcionar maior regularidade no cumprimento dos horários, melhorando, assim, a prestação do serviço", afirma o gerente de Operações da ETC. Hoje, o transporte público municipal atende 120 mil passageiros por mês naquela região (sem contar os moradores do pós-balsa).

Linhas - Um dos problemas a ser solucionado a partir do novo sistema é a eliminação dos chamados "trajetos negativos", o que acontece quando uma linha dá muitas voltas para poder atender à demanda de várias regiões vizinhas. Um exemplo é a linha 31A – Paço/Capelinha via Estoril – Borda do Campo e Cocaia, que será desmembrada em três: 62A – Riacho/Estoril via Vila Tosi; 63A – Riacho/Capelinha e 64A – Riacho/Cocaia via Banespa.

Nesse caso, o passageiro que pegava o ônibus no Bairro Capelinha com destino ao Paço obrigatoriamente circulava pelos bairros Cocaia, Borda do Campo e Estoril. Após a reconfiguração, o passageiro de cada local seguirá diretamente para o Terminal Riacho Grande, onde fará a interligação para a região do Paço Municipal ou outros destinos. 

O resultado é que o tempo dos intervalos nas linhas será reduzido em 40%, em média. Consequentemente, o número de viagens terá aumento considerável após a implantação do novo sistema, passando de 84 viagens diárias para 269. "Eram sete linhas muito longas e que faziam o passageiro perder muito tempo. Excluímos duas delas e criamos mais seis, que são as chamadas linhas alimentadoras", disse o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo do Campo.

O Terminal Tereza Suster contará com posto de atendimento ao usuário e de cadastramento do Cartão Legal, além de sede administrativa e espaço para o uso dos operadores do transporte coletivo. 

Cartão Legal – Os moradores da região do Riacho Grande que ainda não aderiram ao Cartão Legal devem fazer o cadastramento no próprio terminal. O cartão possibilitará a integração no novo terminal sem ter de pagar nova tarifa.

A adesão ao Cartão Legal é gratuita e poderá ser feita mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. O cartão fica pronto em até três dias. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para informações do Cartão Legal é 08007710191. 

Tereza Suster – Os filhos Dalva e Diva e o sobrinho Sérgio estiveram no evento de entrega do terminal. Tereza Suster nasceu em São Bernardo do Campo no dia 23 de maio de 1923. Era filha de Jacob Savordelli e América Barbato Savordelli, em uma família de 12 irmãos. Era casada desde julho de 1942 com Atílio Hilário Suster, com quem teve quatro filhos. Tinha, ainda, cinco netos. 

Dona Gina, como era carinhosamente chamada pela família e amigos, nasceu no Bairro Montanhão, onde morou um bom tempo. Além de ser ótima mãe, Tereza Suster ajudava pessoas carentes e necessitadas, participando de diversos projetos sociais da cidade. Faleceu em setembro de 2006.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=11639&qt1=0


Nenhum comentário:

Postar um comentário