Pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada em julho de 2014, mostra que a taxa de apoio às faixas é de 84%
Estudo sobre a influência das faixas exclusivas de trânsito da capital, realizado no final do ano pela Companhia de Engenharia de Tráfego, mostra que quem optou pelo transporte público na cidade teve um ganho individual de 38 minutos/dia. Para chegar a este número a CET analisou um universo de aproximadamente 3 milhões de usuários do transporte coletivo. O ganho geral foi de 1,9 milhões de horas/ dia. A análise levou em consideração as velocidades médias praticadas nas faixas exclusivas, o tempo de deslocamento dos paulistanos dentro dos ônibus e também o impacto da lentidão nas vias - antes e após a implantação das faixas. Atualmente, já foram mais de 340 quilômetros de faixas implementadas, que têm demonstrado resultados positivos.
No período de julho de 2013 a abril de 2014, por exemplo, depois da implantação das faixas exclusivas na cidade, a velocidade média dos ônibus na Radial Leste chegou a 25,8 km/h no sentido bairro e de 27,5 km/h no sentido centro. Nas marginais, os ônibus percorreram a 28,5 km/h para o bairro e a 28,2 km/h para o centro, na Pinheiros; e a 25,9 km/h no sentido Castello e 28,9 km/h no sentido Ayrton Senna da Tietê. Todos os dados apresentados consideram o horário de funcionamento das faixas exclusivas. No caso das marginais, as informações se referem ao horário de pico. Ressalte-se que em todos os casos a velocidade está acima de 20 km/h.
As faixas exclusivas para ônibus têm como objetivo possibilitar aos usuários do transporte público viagens de ônibus em menos tempo, com mais conforto, menor tempo de espera e maior eficiência de todo o sistema, gerando maior economia. Atualmente, já foram mais de 340 quilômetros de faixas implementadas, que têm demonstrado resultados positivos.
Aprovação popular
Pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada em julho de 2014, aponta que a taxa de apoio às faixas é de 84%. Entre os usuários do transporte coletivo, 87% são favoráveis à implantação dessa medida. Entre os usuários de carro, 70% são favoráveis. Para 64% dos entrevistados a implantação das faixas exclusivas de ônibus melhorou o trânsito na cidade. Dessa parcela, 22% consideram que a ação da Prefeitura melhorou muito o trânsito, e 42% avalia que melhorou um pouco. Para 18% a medida não alterou o trânsito, enquanto que para 14% piorou (9% declararam que piorou muito e 6% um pouco).
Fonte: Prefeitura de São Paulo
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