21/07/2014
O sistema de transporte rápido, BRT, foi desenvolvido primeiro em Curitiba e
hoje é adotado em várias cidades do mundo
Representantes da Prefeitura de São José dos Campos visitaram as cidades de São Paulo, Campinas (SP) e Curitiba (PR) para conhecer experiências sobre projetos de mobilidade urbana.
Em Curitiba, o principal interesse da visita técnica foi o sistema transporte rápido por ônibus, o BRT (na sigla em inglês), desenvolvido primeiro na capital paranaense e hoje adotado em várias cidades do mundo.
O secretário de Transportes e os diretores de trânsito e transporte público de São José dos Campos conheceram as centrais de operação, monitoramento e fiscalização do sistema e puderam verificar em diferentes regiões da cidade como o conceito de transporte rápido por ônibus evoluiu, desde a implantação até o desenvolvimento e modernização atual.
O grupo também se reuniu com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, responsável pela implantação do sistema em Curitiba. Na oportunidade, foram apresentadas as diretrizes do modelo de BRT que deve ser implantado em São José dos Campos.
De acordo com Jaime Lerner, São José está em um bom caminho. Para ele, a cidade já seguiu várias etapas e tomou uma decisão acertada ao optar, dentre os sistemas de transporte de massa, pelo BRT.
“O que faz um sistema de transporte é uma rede. Com o BRT a rede está ao alcance. Vocês não podem perder essa oportunidade. São poucos lugares onde as coisas estão acontecendo hoje, e São José pode ser um exemplo. Transformar uma cidade é uma grande experiência”, afirmou Lerner.
O arquiteto e sua equipe pediram o agendamento de uma visita a São José dos Campos para que possam se aprofundar no sistema da cidade e auxiliar nas questões relativas a implantação do BRT no município.
Em São Paulo, técnicos dos setores de engenharia e sinalização da Secretaria de Transportes conheceram uma nova proposta para a implantação de faixas exclusivas para bicicletas na região central. Na capital paulista tem sido criadas faixas que não estão em canaletas e são segregadas com sinalização, o que favorece uma instalação mais rápida e a custo menor, sem afetar a segurança aos ciclistas.
Os técnicos avaliaram o método utilizado, tempo de implantação e etapas, sinalização e fiscalização para avaliar a inclusão do modelo em trechos do plano cicloviário de São José.
Além de São Paulo e Curitiba, os técnicos dos departamentos de Transporte Público e de Trânsito estiveram em Campinas, onde conheceram os sistemas de monitoramento e fiscalização de trânsito e o setor de planejamento do transporte público.
O grupo também recebeu informações sobre as experiências desenvolvidas na cidade e devem receber em São José dos Campos técnicos da Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec) de Campinas que querem conhecer os projetos joseenses de mobilidade.
Uma outra visita deve ser realizada no próximo mês para a troca de experiências no setor de educação para o trânsito e fiscalização do transporte público.
Fonte: Prefeitura de São José dos Campos
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