sábado, 12 de julho de 2014

Ônibus Volkswagen piso baixo reforçam frota da Infraero

18.06.2014

Ônibus para Infarero


A MAN Latin America acaba de entregar à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) cinco unidades do modelo Volksbus 17.280 OT Low Entry (piso baixo) com transmissão automática para reforço nas operações de transporte de passageiros durante os meses de junho e julho. Os veículos, disponibilizados em caráter emergencial pela MAN,  já estão rodando nos aeroportos de Salvador (duas unidades), Fortaleza (uma unidade) e no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (duas unidades), onde transportam todos os dias milhares de passageiros entre as aeronaves e as áreas de embarque e desembarque das companhias aéreas. A frota da Infraero já conta com 124 ônibus Volkswagen para esse tipo de operação, todos adquiridos por meio de licitações. 

O Volksbus 17.280 OT é equipado com o motor MAN D08 com 6,8 litros, seis cilindros e 280 cavalos de potência. Ideal para carrocerias de até 13,2 metros, o modelo é oferecido com entre eixo de 6.000 mm na versão urbana de piso normal e de 3.000 na versão de piso baixo (Low Entry). Conta com tecnologia de recirculação de gases de exaustão (EGR). Assim como no modelo quatro cilindros, conta com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores) e sistema de injeção Common Rail, que garantem excelente desempenho mesmo em baixas rotações. É oferecido também com transmissão automatizada na versão V-Tronic.

Mais de 20 anos de sucesso 

A MAN Latin America entrou no segmento de ônibus em 1993 com o lançamento do modelo VW 16.180 CO. O chassi chegou no momento em que o mercado pedia por alternativas no transporte e não marcou apenas o nascimento da linha Volksbus, mas também de um atendimento diferenciado feito na garagem do frotista. Em apenas dois meses, 550 unidades foram vendidas, superando todas as expectativas para o primeiro ano de vida do modelo. Logo em seguida, no ano de 1995, a montadora ingressou no mercado de micro-ônibus com o chassi VW 8.140 CO. Nesse mesmo ano, foi apresentado o VW 16.210 OD.

Logo nos primeiros anos de atuação no mercado brasileiro de transporte de passageiros, a marca garantiu a vice-liderança em ônibus. Em  2001, veio o primeiro Volksbus equipado com motor traseiro, o VW 17.240 OT, para operações urbanas e intermunicipais. Dois anos depois, chegou o primeiro Volksbus destinado à aplicação rodoviária, o modelo VW 18.310 OT. A partir de 2012, com a introdução das normas de emissões Proconve P7 no Brasil, a empresa passou a oferecer os primeiros chassis de ônibus equipados com motores MAN cuja tecnologia EGR elimina a necessidade de uso da solução de ureia (Arla 32).

Fonte: MAN Latin America

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