16/06/2014 08:57:44
O trânsito e transporte de Porto Alegre passaram no teste do primeiro jogo da Copa do Mundo, realizado na tarde deste domingo, 15, às 16h, entre as seleções da França e Honduras. Mesmo com um público de mais de 43 mil torcedores no Beira-Rio e cerca de 12 mil na Fan Fest, a Capital suportou bem a intensa circulação de pessoas e veículos na região do Centro Histórico, Menino Deus, Azenha e Orla do Guaíba, onde fica localizado o estádio e o Anfiteatro Pôr do Sol.
Durante todo o dia, nenhuma ocorrência de trânsito foi registrada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nas vias que compreendem o eixo da Copa, área central, bairro Menino Deus, Azenha, Bom Fim e orla do Guaíba. Ao todo, mil funcionários da empresa foram mobilizados, destes 721 realizaram curso de línguas (inglês ou espanhol). Uma das principais ações para organizar o fluxo com mais segurança e fluidez, por parte da EPTC, foi a implantação 17 pontos de monitoramento e triagem de veículos. Neles, os condutores eram orientados para qual caminho seguir, conforme seus interesses.
“Foi uma festa muito bonita. A cidade abraçou a Copa. A EPTC não seria diferente, mobilizamos mil funcionários para que tudo ocorresse bem. Os demais órgãos de segurança também contribuíram muito. O transporte foi satisfatório e nas ruas não tivemos ocorrências. Avaliaremos se serão necessários pequenos ajustes, mas a ideia é manter esse esquema para a partida de quarta-feira, entre Holanda e Austrália”, afirmou o diretor Vanderlei Cappellari.
O ponto de maior deslocamento de torcedores foi o Caminho do Gol, avenida Borges de Medeiros, com diversas atrações culturais. As vias com maior de maior circulação de veículos foram as avenidas Praia de Belas e José de Alencar. Mesmo com o alto índice de pessoas e veículos circulando.
Bloqueios de tráfego – Os bloqueios iniciaram seis horas antes e encerraram às 19h30. As restrições prosseguiram na Edvaldo Pereira Paiva, em razão da Fan Fest, e no Caminho do Gol, avenida Borges de Medeiros, pista centro-bairro, devido ao deslocamento de torcedores e pedestres.
Trânsito da Copa em números
- 1.000 funcionários da EPTC envolvidos
- 721 com curso de idiomas - inglês ou espanhol
- 840 câmeras de monitoramento - Ceic
- 97 somente para trânsito
- 10 vias bloqueadas, somente em dias de jogos em Porto Alegre (15, 18, 22, 25 e 30/06)
- Mais de 60 de linhas de ônibus desviadas
- Mais de 30 linhas regulares atendem as proximidades do evento
- 10 linhas de lotação
- 4 Linhas Especiais de ônibus, somente em dias de jogos em Porto Alegre
- 1 Linha Seletivo Aeroporto – Hotéis
- 5 Zonas de Estacionamentos
- 2 zonas de estacionamento particular (Park & Ride)
- 3 zonas de estacionamento de ônibus (fretados e turismo)
- 2 Pontos de Verificação Veicular – Fifa
- 17 Pontos de Filtros de Trânsito – Triagem
- 110 Pontos de Monitoramento – EPTC
Clique Aqui e saiba veja o esquema completo de trânsito
Texto de: Lucas Barroso
Edição de: Andrea Brasil
Fonte: Portal PMPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário