14/06/2014 15:28:32
Pessoas com Deficiência (PcD) que vão acompanhar os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre contam com uma estrutura especial de serviços montada para dar atendimento desde a chegada na cidade até as principais atrações na Capital e no Beira-Rio. O principal ponto de encontro é a Estação Acessibilidade, na esquina das avenidas Ipiranga e Borges de Medeiros, um espaço de atendimento, informação, prestação de serviços e inclusão social. Além disso, um ônibus foi adaptado para levar PcD até o estádio com conforto e segurança.
O titular da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis), Raul Cohen, explica que a rede de atendimento formada em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Companhia Carris Porto-Alegrense é a garantia de que os portadores de deficiência vão poder participar de todas as atividades relacionadas à Copa em Porto Alegre. “Estamos oferecendo serviços que muito mais do que conforto trazem respeito e dignidade às pessoas com deficiência. Desta forma todos podem aproveitar e fazer parte deste evento mundial que é a Copa. Além de vários projetos para tornarmos nossa cidade mais acessível, preparamos voluntários e membros de nossa equipe para atender de forma cidadã as PcD, deixando um belo legado social para nossa Porto Alegre”, disse Cohen.
Confira abaixo como se deslocar até o Beira-Rio, as atrações e os serviços oferecidos:
Estacionamento – A principal alternativa para pessoas com deficiência que vão de carro aos jogos da Copa no Beira-Rio é o estacionamento do Jockey Club (av. Diário de Notícias, 750 – Cristal), que possui 250 vagas exclusivas. A linha especial de ônibus Jockey-Estádio terá todos os veículos adaptados. Esse ponto é o local mais aconselhável para o deslocamento de deficientes, pois está mais próximo ao Beira-Rio. Outra opção é o estacionamento da PUC-RS (av. Ipiranga, 6681) com 200 vagas especiais. A linha especial de ônibus é a PUC-Estádio.
Transporte público – Porto Alegre possui uma frota de 1.700 ônibus, destes 60% são adaptados para o transporte de PcD. As linhas lotação têm 403 veículos, todos adaptados e com ar-condicionado. Além disso, para os que não vão de carro, a prefeitura disponibilizará cinco carros elétricos, parecidos com carrinhos de golf, que levarão os cadeirantes do ponto de desembarque na avenida Praia de Belas, nas imediações do viaduto Dom Pedro I, até o estádio.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) terá 17 pontos de monitoramento espalhados pela cidade nos dias de jogos. Nestes locais, agentes de trânsito orientarão os cadeirantes, motoristas, pedestres e população em geral sobre os melhores caminhos a seguir.
Os pontos de orientação da EPTC:
Av. Ipiranga:
•Av. Azenha
•Av. Érico Veríssimo
•Av. Borges de Medeiros
•Av. Praia de Belas
Av. Augusto de Carvalho:
•Av. Loureiro da Silva
•Rótula das Cuias
Av. Pinheiro Borda:
•Rua Capivari
•Av. Caí
Rua José de Alencar:
•Rua Silveiro
•Av. Getúlio Vargas
Av. Diário de Notícias:
•Av. Wenceslau Escobar
•Av. Guaíba
•Av. Padre Cacique
Av. Taquary x Av. Padre Cacique
Av. Icaraí x Rua Dr Campos Velho
Av. Chuí x Rua Ibicuí
Linha Solidária – Outra alternativa de transporte para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos nos dias de jogos em Porto Alegre é o ônibus adaptado pela Carris, com piso baixo e acessibilidade total, de uso exclusivo deste público. O coletivo teve o interior modificado para acomodar o maior número de pessoas nos deslocamentos, com conforto e segurança. A linha partirá da avenida José de Alencar, próximo ao viaduto Dom Pedro I, passando pelas ruas Silveiro e Otávio Dutra até a esquina com a Padre Cacique, onde realizará o desembarque. No sentido inverso, o itinerário permanecerá o mesmo. O serviço é gratuito.
Estação Acessibilidade – O espaço de atendimento especializado com informações sobre a cidade e as atrações da Copa abre neste domingo, 15, a partir das 14 horas. Funcionará em todos os dias de jogos em Porto Alegre, iniciando a operação sempre 4 horas antes do início da partida. Profissionais capacitados e voluntários vão atender esse público, inclusive com intérpretes de libras. Além disso, 5 carros elétricos farão o trajeto do Caminho do Gol, circulando entre as estações desta atração.
Guia da Acessibilidade – As pessoas portadoras de deficiência também contam com o Guia da Acessibilidade de Porto Alegre, um mapa turístico da capital gaúcha que destaca os estabelecimentos acessíveis e reconhecidos por meio do Selo de Acessibilidade, concedido pela Smacis. Também estão assinalados os diversos eventos que ocorrerão no entorno da rota acessível denominada Caminho do Gol, como a Fan Fest, a Estação Acessibilidade, etc. Os 10 mil exemplares estão disponíveis em locais estratégicos e de grande circulação, como o aeroporto, a rodoviária, o Mercado Público, pontos de informações turísticas e na Estação Acessibilidade. Para baixar o mapa também em pdf de alta resolução clique aqui.
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Angela Silveira Bortolotto
Fonte: Portal PMPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário