A partir desta sexta-feira, dia 13, a linha troncal 61 (Estação Venda Nova/Centro – Direta) passa a fazer parte do sistema MOVE, ampliando ainda mais as possibilidades de interligação entre diferentes regiões da capital. Além disso, duas linhas diametrais serão alteradas e, entre as novas linhas criadas, está a 5106 (Bandeirantes/BHShopping), que permitirá a interligação das regiões de Venda Nova e Pampulha à Praça da Liberdade, às avenidas Cristóvão Colombo e Nossa Senhora do Carmo, até o BHShopping. Com a integração de novas linhas ao sistema MOVE, a cada etapa os usuários ganham novas possibilidades de destinos, sem custos adicionais. A estimativa é que mais cerca de 22 mil usuários sejam atendidos por dia pelo MOVE.
Linha direta de Venda Nova
Na próxima fase, a linha troncal já existente 61 (Estação Venda Nova/Centro - Direta) será integrada ao MOVE e passará a operar na Avenida Vilarinho e nas pistas exclusivas das avenidas Pedro I e Antônio Carlos, oferecendo maior agilidade no trajeto direto até o Centro. Além de circular pela busway, a linha operará com ônibus articulados, mais modernos e com ar condicionado. Na Área Central, os embarques e desembarques ocorrem nas estações Carijós (Avenida Paraná) e São Paulo (Avenida Santos Dumont).
Aos domingos e feriados, a linha 61 irá trafegar como paradora passando pelos pontos de embarque e desembarque da Rua Padre Pedro Pinto e da Avenida Pedro I, e pelas Estações de Transferência da Avenida Antônio Carlos, além das estações Carijós e São Paulo (na Avenida Paraná e na Rua Santos Dumont, respectivamente).
Novos atendimentos
A atual linha diametral 2004 (Bandeirantes/ Pilar Olhos D Água) será substituída por duas novas linhas, ampliando as opções de acesso e, consequentemente, o número de usuários atendidos. Entre o bairro Bandeirantes e o BHShopping, o atendimento será feito pela linha diametral 5106 (Bandeirantes/BHShopping), que irá operar com veículos do tipo padron, com ar condicionado, parando nas Estações de Transferência da Avenida Antônio Carlos, onde poderão ser feitas conexões com as demais linhas que operam nessas estações. Ao chegar ao Centro, a 5106 seguirá rumo à Praça da Liberdade, avenidas Cristóvão Colombo e Nossa Senhora do Carmo, com retorno no bairro Belvedere.
Para interligação dos bairros Pilar e Olhos D´Água ao Centro, o atendimento será feito pela nova linha radial convencional 3030. Ela será integrada com a nova linha 5106, permitindo que o usuário que utilizar as duas linhas, no intervalo de 90 minutos, com o cartão BHBUS, pague R$2,85 na primeira sem pagamento adicional na segunda linha. A nova linha 3030 oferecerá um novo trecho de atendimento com itinerário pelas as avenidas Professor Morais e Afonso Pena.
Nesta fase, a atual linha diametral 2402A (São Bernardo/ Nossa Senhora da Glória) será substituída. O trajeto entre a Estação Pampulha e a Estação Ponto São José será atendido pela linha troncal MOVE 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José), que liga as avenidas Antônio Carlos e Dom Pedro II, e começou a circular na semana passada. Com a linha 5550 as possibilidades de destinos são ampliadas, e os usuários do entorno da Avenida Pedro II têm novos acessos aos bairros que alimentam a Estação Pampulha e ao entorno da Avenida Antônio Carlos, por exemplo, ao Campus da UFMG, ao Hospital Odilon Behrens e à Administração Regional Pampulha. Aos domingos, feriados e no horário noturno (entre 0h e 4h), a linha 5550 operará na Área Central, nas Estações de Transferência Carijós (Avenida Paraná) e Rio de Janeiro (Avenida Santos Dumont). No horário noturno, a 5550 irá parar nos pontos laterais da Avenida Antonio Carlos.
No bairro São Bernardo, os usuários serão atendidos pela nova alimentadora 712 (Estação Pampulha/São Bernardo). No outro extremo da linha, a ligação dos bairros Pindorama e Nossa Senhora da Gloria com a Estação Ponto São José será feita pela nova linha alimentadora 406 (Estação São José/Pindorama via Nossa Senhora da Glória). O usuário originário da linha 406 pagará R$2,05 e poderá embarcar na linha 5550 pagando apenas o complemento para chegar à região da Pampulha, com o uso do cartão BHBUS.
Na região Noroeste também será criada uma nova linha radial, a 4037 (Nossa Senhora da Glória/Centro), que terá a função de ligar o bairro e o Centro. A linha 4037 será integrada à 5550, o que permitirá ao usuário utilizar as duas linhas, no intervalo de até 90 minutos, pagando apenas R$2,85 na primeira linha que embarcar, com o cartão BHBUS.
Com estas implantações, o tráfego de ônibus na pista mista da Avenida Antônio Carlos será ainda mais reduzido. Por exemplo, entre o Anel Rodoviário e o Centro, por onde passam de 162 ônibus no horário de pico da manhã, no sentido Centro, esse volume cairá para 140. A redução acumulada neste trecho chega a 60% do volume de ônibus que circulava na pista mista antes do início da operação.
Ampliação de possibilidades
A partir desta fase, o conjunto de linhas do MOVE que opera na pista exclusiva na Avenida Antônio Carlos possibilita aos usuários das regiões de Venda Nova e Pampulha, além dos bairros lindeiros do Corredor Antônio Carlos, diferentes alternativas de acesso a diversas regiões da cidade, com o pagamento de uma única tarifa, podendo chegar, por exemplo, à região Hospitalar, à Savassi, ao Barro Preto, à Avenida Pedro II, Avenida Amazonas, ao Expominas, à PUC Coração Eucarístico, à Avenida Nossa Senhora do Carmo, ao BH Shopping, entre outras destinações.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
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