segunda-feira, 9 de junho de 2014

Belo Horizonte - Move amplia rede de atendimento e beneficia usuários de diversas regiões

Publicado em 06/06/2014 15:38:34



A partir de sábado, dia 7, o Move amplia ainda mais as possibilidades de interligação entre diversas regiões da capital com a criação de uma nova linha troncal e integração de uma linha diametral já existente ao sistema. A estimativa é que mais cerca de 6 mil usuários sejam atendidos por dia.

A nova linha troncal Move 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José) promoverá a ligação entre as avenidas Antônio Carlos e Dom Pedro II. A nova linha operará com veículos do tipo padron, com ar condicionado, e não passará pelo Centro, permitindo mais agilidade no trajeto. A linha 5550 ampliará as possibilidades de destinos para os usuários do entorno da Pedro II, na região Noroeste, que terão novos acessos aos bairros que alimentam a Estação Pampulha e ao entorno da avenida Antônio Carlos, por exemplo, ao Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ao Hospital Odilon Behrens e à Regional Pampulha.

Também a partir desta etapa, a atual linha Diametral 8101 (Santa Cruz/Alto Santa Lúcia) passará a operar com veículos do tipo padron e, na avenida Antônio Carlos, circulará pela pista exclusiva, com paradas nas Estações de Transferência posicionadas ao longo de seu trajeto, o que permitirá a integração com outras linhas do sistema Move. Com isso, os usuários das regiões já atendidas pelo Move passam a ter acesso também, por exemplo, à avenida Prudente de Morais e ao bairro Santa Lúcia, e vice-versa.

Com a integração da linha 8101 ao sistema Move, circulando pela busway, nesta fase, o número de veículos municipais circulando na pista de tráfego misto, no horário de pico da manhã, será reduzido dos atuais 163 para 157, no trecho entre o Anel Rodoviário e a Lagoinha.

Avenida Dom Pedro II

A partir de sábado, dia 7, entram em operação as faixas exclusivas para ônibus na avenida Dom Pedro II, à direita da via, uma em cada sentido de direção, com o objetivo de priorizar o transporte coletivo. A Avenida, que possui três faixas por sentido, terá uma faixa dedicada ao tráfego do transporte coletivo, em toda sua extensão, de 6 quilômetros, entre o Complexo da Lagoinha e o Anel Rodoviário.

Para garantir a fluidez do transporte coletivo nas faixas exclusivas do Corredor Pedro II será proibido o estacionamento em toda extensão da via, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e nos sábados, das 6h às 15h. O estacionamento de carros e motos e as operações de carga e descarga serão feitos nas vias transversais à avenida Pedro II, onde estarão implantadas 517 vagas de estacionamento rotativo, a partir de segunda-feira, dia 9. A observância da rotatividade irá viabilizar até 2.585 oportunidades de estacionamento por dia. No site da BHTrans, www.bhtrans.pbh.gov.br, a população pode acessar o mapa com a localização das vagas de estacionamento rotativo e carga e descarga.


Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=160333&pIdPlc=&app=salanoticias

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