O governo federal atendeu ao pleito apresentado pela Prefeitura de Curitiba no ano passado e vai incluir a obra de restauração e adequação da capacidade do Contorno Sul no Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC 2). O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (9), durante a cerimônia de assinatura do edital de licitação do metrô. A obra resolverá problemas antigos causados pelas deficiências dessa via, que corta a área urbana de Curitiba, mesclando o trânsito rodoviário ao urbano e resultando em acidentes e saturação do tráfego.
O Contorno Sul fazia parte de um conjunto de nove projetos apresentado pela Prefeitura ao governo federal no ano passado. Na época, a União deu prioridade a projetos que envolvem transporte de média e alta capacidade e comprometeu-se a liberar recursos apenas para quatro projetos do pacote, cujos termos de compromisso também foram assinados nesta sexta-feira: o metrô, a ampliação da capacidade e velocidade das linhas de ônibus BRT, a remodelação da linha Inter 2 e a conclusão da Linha Verde.
Agora, com o anúncio feito pela presidente Dilma, o governo federal destinará mais R$ 400 milhões para Curitiba – valor aproximado, segundo a presidente, da obra do Contorno Sul. A intenção, segundo ela, é realizar a licitação até o fim de agosto, por meio do Regime Diferenciado de Contratacoes (RDC).
O projeto
O projeto
O Contorno Sul começa na BR-227, na altura do bairro Orleans, perto do posto da Polícia Rodoviária Federal, e estende-se em direção ao sul, até a BR-116, na altura do trevo da Ceasa.
O projeto de remodelação do Contorno está sendo elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), em parceria com o Ippuc – em razão das interferências do traçado na área urbana, principalmente na parte sul da Cidade Industrial.
O projeto de remodelação do Contorno está sendo elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), em parceria com o Ippuc – em razão das interferências do traçado na área urbana, principalmente na parte sul da Cidade Industrial.
O projeto prevê a construção de novas trincheiras e a adequação de outras que já existem (perto da Volvo, na Rua Eduardo Sprada e na Joao Bettega).
Pistas e passarelas
Também esta prevista a construção de passarelas para pedestres. As pistas rodoviarias do contorno serão alargadas, com a implantação de uma faixa a mais de cada lado. Assim, ficarão três faixas de tráfego por sentido.
Além disso, está prevista a implantação da marginal direita da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, que hoje tem apenas uma marginal. Assim, o Contorno passará a ter duas marginais com sentido único, formando um binário. Também serão requalificadas as conexões em forma de agulhas da JK com o Contorno Sul, hoje feitas de forma muito improvisada. A obra é essencial para a região, dado o grande adesamento populacional ao longo da via. Nas vias marginais também serão implantadas calçadas, paisagismo, iluminação pública e ciclopistas.
Além disso, está prevista a implantação da marginal direita da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, que hoje tem apenas uma marginal. Assim, o Contorno passará a ter duas marginais com sentido único, formando um binário. Também serão requalificadas as conexões em forma de agulhas da JK com o Contorno Sul, hoje feitas de forma muito improvisada. A obra é essencial para a região, dado o grande adesamento populacional ao longo da via. Nas vias marginais também serão implantadas calçadas, paisagismo, iluminação pública e ciclopistas.
Com esse conjunto de obras, a parte rodoviária do Contorno Sul será transformada numa via expressa, deixando o tráfego urbano para as marginais e reduzindo os pontos de conflito e os consequentes acidentes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
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