14/04/2014 08:44:34
Foto: Rodrigo Mauat Hoff/Divulgação PMPA
Iniciativa envolverá mais de 300 profissionais do transporte coletivo
O primeiro passo foi a realização de palestras e apresentação de vídeos de educação para o trânsito, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), para uma plateia de motoristas e cobradores dos consórcios de ônibus. O foco central foi a necessidade de atenção e respeito na relação com os ciclistas. Agora, a prática entrou em campo. Desde março, a Sudeste, do Consórcio Unibus, realiza ações internas envolvendo os futuros motoristas da empresa e também os atuais. Nas atividades, os condutores assumem temporariamente a condição de ciclistas. A ideia é transmitir, principalmente aos condutores dos ônibus, as dificuldades enfrentadas pelos ciclistas na ocupação dos espaços com os veículos mais pesados, para uma mudança de cultura, com menos riscos de acidentes.
Marcelo Madruga, da equipe de educação para o trânsito da EPTC, um dos coordenadores do projeto junto aos consórcios, ao lado do agente Eduardo Steinmetz, ressalta o trabalho pioneiro desenvolvido na empresa Sudeste, com apoio da Cycle Sport. “Além da parte teórica, com a participação nas nossas palestras, abordando também questões jurídicas, os rodoviários já desenvolvem ações práticas na Sudeste, assumindo a condição e o papel de ciclistas. Eles sentem a realidade de um ciclista dividindo espaço com os veículos pesados, e o risco de acidentes quando o código de trânsito não é respeitado”.
O gerente de Recursos Humanos da Sudeste, Rodrigo Teixeira, afirma que o projeto tem total aceitação dos funcionários da empresa. “A questão da segurança é uma das prioridades da empresa. Muitos dos nossos motoristas e cobradores são também ciclistas. Essa mudança de papel, num espaço criado aqui dentro da empresa, com o motorista na condição de ciclista, circulando ao lado de um ônibus, certamente qualificará o trânsito na cidade e ajudará na redução da acidentalidade”.
Simulação - No treinamento inicial, realizado em março, participaram 15 funcionários da empresa, que brevemente assumirão a condição de motoristas. As próximas ações envolverão os atuais 300 condutores. Na atividade, realizada em área interna da empresa, com duração de cerca de duas horas, o motorista fica posicionado em uma bicicleta fixa, de costas para um ônibus em movimento, com passagem do veículo ao seu lado, na distância de 1m50cm. “Eles sentem a realidade enfrentada pelos ciclistas no dia-a-dia do trânsito”, diz Teixeira.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Art. 201, os veículos devem respeitar a distância mínima de 1m50cm dos ciclistas, para evitar acidentes. No primeiro trimestre deste ano, mesmo com a redução de acidentes na relação com o mesmo período do ano passado, houve 57 acidentes envolvendo ciclistas, com duas vítimas fatais.
Texto de: Cláudio Furtado
Edição de: Carolina Seeger
Fonte: Portal PMPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário