A partir desta sexta-feira (7), pesquisadores identificados com crachás estarão nos ônibus urbanos para coletar informações sobre os principais destinos e origem dos passageiros, as linhas com maior demanda e quantidade de passageiros por pontos de ônibus.
Um trabalho piloto foi iniciado nesta quinta-feira (6), por meio de abordagens de passageiros. A Pesquisa de Mobilidade Urbana faz parte do Plano de Reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo de São José dos Campos.
Durante os meses de fevereiro e março, cada passageiro, ao entrar nos ônibus, receberá dos pesquisadores senhas numeradas, que serão devolvidas pelo usuário no momento em que saírem do veículo.
A colaboração do usuário é fundamental. Por isso os passageiros devem atender a solicitação dos pesquisadores e guardar os cartões de senha recebidos até o final da viagem e devolvê-los na saída.
Por meio do número de cada cartão devolvido, associado à localização do ponto de ônibus em que o usuário subiu e desceu, será possível mapear os locais onde as pessoas embarcaram e desembarcaram, identificando os pontos e linhas de maior demanda.
Além da Pesquisa de Embarque e Desembarque, será feito um levantamento de opinião nos pontos de ônibus para conhecer a percepção dos passageiros em relação a qualidade do sistema e para identificar o que precisa ser melhorado.
O estudo realizado pela Prefeitura em parceria com o Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) visa a estabelecer as bases para o planejamento e gestão do sistema de transporte urbano, com o objetivo de melhorar o serviço, as condições dos deslocamentos na cidade e conforto para os passageiros.
Reestruturação
O plano de reestruturação começou a ser elaborado em outubro de 2013. Uma empresa foi contratada para fazer o diagnóstico do sistema e propor alternativas para a reorganização do transporte coletivo. Em novembro foi realizada uma pesquisa de Frequência e Ocupação Visual para a contagem de ônibus e estimativa de sua lotação.
Além das pesquisas de embarque e desembarque e de opinião, que ocorrem nesse mês, o plano considerará outros trabalhos anteriores, como a Pesquisa Origem e Destino Domiciliar de 2011.
Após o diagnóstico, como resultado final, será proposto um novo modelo de operação para o sistema de transportes da cidade, além de readequações viárias nos corredores identificados como prioritários.
O projeto do BRT também está sendo analisado para ser incluído no cenário de reestruturação e modernização do transporte de São José dos Campos.
No site da Prefeitura estão disponíveis outras informações sobre a pesquisa e o plano (www.sjc.sp.gov.br/pesquisamobilidade).
Fonte: Prefeitura de São José dos Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário