Com as implantações nas zonas Oeste e Norte, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ chega a 303,6 km de vias inauguradas desde 2013
A cidade de São Paulo ganhou nesta segunda-feira (20) mais 3,6 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus em vias das zonas Oeste e Norte. Com as novas implantações, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ atinge a marca de 303,6 quilômetros de vias para aumentar a velocidade do transporte coletivo inauguradas desde o início do ano passado.
No início de 2013, a meta da Prefeitura era implantar 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros de vias até dezembro, mas a marca foi atingida no início de outubro. Até dezembro, 300 quilômetros de faixas exclusivas foram implementados na cidade. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.
Zona Norte
Foram implementados mais 700 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na região do Carandiru. Os ônibus terão prioridade pela nova faixa em direção ao Bairro nas ruas Jacuna no sentido Bairro, no trecho entre a Av. Zaki Narchi e a Rua Galatéa; e Galatéa, também no sentido Bairro, no trecho entre as ruas Jacuna e Maria Cândida.
A rua Abílio Pedro Ramos, na Vila Nilo, também ganhou um quilômetro de faixa exclusiva à direita, no sentido Bairro, no trecho entre a Rua Irmã Emerenciana e a Rua Lopes da Costa.
Outros 800 metros de faixas exclusivas foram implementados na região da Freguesia do Ó. Os coletivos terão prioridade à direita, no sentido Centro, pela avenida Santa Marina, entre as ruas Jovaraú e da Balsa, e pela Avenida Nossa Senhora do Ó, entre a Rua da Balsa e a Av. Inajar de Souza.
Zona Oeste
A região da Lapa ganhou mais 1,1 km de faixas exclusivas nas ruas Monteiro de Melo, no sentido Lapa, no trecho entre as ruas Joaquim Machado e Coriolano, e também nas ruas Jeroaquara e Trajano, entre a Rua Coriolano e a Praça Melvin Jones.
Todas as faixas implementadas nesta segunda-feira (20) vão funcionar de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 20 horas e, aos sábados, das 6 horas às 14 horas.
Fiscalização
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho das alterações, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário