sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Porto Alegre - Usuários irão gerar informações de mobilidade urbana na Capital


17/01/2014 12:35:58

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Aplicativo oferece mapa de rotas, horários e características de cada linha
Aplicativo oferece mapa de rotas, horários e características de cada linha

Com a presença do prefeito em exercício, Sebastião Melo, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 17, no Salão Nobre do Paço Municipal, o aplicativo Moovit, desenvolvido pela startup israelense de mesmo nome, que cria tecnologias voltadas à mobilidade urbana. A ferramenta, além de se basear nos dados oficiais da Capital, disponibilizados no portal DataPOA, utiliza também informações geradas pelos próprios usuários para construir um mapa de rotas, horários, características de cada linha e veículo e posição geolocalizada dos ônibus com o objetivo de otimizar o uso do transporte público. Com os dados gerados pelos usuários, será possível também à prefeitura avaliar de forma mais global e ao mesmo tempo detalhada a situação do serviço da Capital. “Trata-se de uma ferramenta extremamente útil e democrática. É o cidadão gerando informação para o poder público e para os demais cidadãos”, resumiu Melo. (fotos) (vídeo)

A solução disponibilizada aos porto-alegrenses e visitantes, que pode ser baixada gratuitamente nos sistemas IOS e Android ou acessada pelo computador, permite que usuários do transporte coletivo tracem rotas de ônibus, calculando exatamente quanto tempo o transporte vai demorar para chegar à parada. É com base nas informações dos usuários e o GPS de seus celulares que se chega a estes dados e, portanto, como defendem os idealizadores, quanto maior e mais ativa a participação das pessoas, maior será a eficiência do aplicativo. Assim, o usuário terá mais uma ferramenta capaz de reunir informações que certamente permitirão um uso mais racional e eficiente do sistema de transporte público da cidade. 

Segundo o CEO do Moovit, Omar Tellez, a chegada a Porto Alegre integra a estratégia de internacionalização da empresa e é tratada como fundamental para a consolidação do serviço no Brasil. “Estamos chegando ao país de forma gradual e entendemos que os resultados obtidos na capital gaúcha serão balizadores para a sequência do nosso projeto. Estamos muito felizes com esse lançamento e animados com a perspectiva de contribuir cada vez mais com a cidade”, explicou.

Para o diretor-presidente da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, a solução desenvolvida pela equipe do Moovit oportuniza ao usuário participar ativamente, passando informações que serão disponibilizadas pelo aplicativo. "A população está ganhando mais uma ferramenta para ajudar na fiscalização do transporte coletivo, uma espécie de pesquisa em tempo real que certamente nos ajudará na qualificação do serviço", detalhou.

A disponibilização da ferramenta não acarretará custos o município.
Sobre o Moovit – O Moovit é uma ferramenta para usar o transporte público de forma mais inteligente. Ao combinar os dados dos transportes com os dados gerados ao vivo pela comunidade de usuários, o Moovit dá uma visão completa, em tempo real, de como a viagem será, para que os usuários possam economizar tempo e viajar tranquilos. O app vai muito além de tabelas de horários e oferece informações quanto aos horários de chegada e saída em tempo real, planejamento de viagens e navegação de ponto-a-ponto utilizando todos os meios de transportes disponíveis. O Moovit está disponível em mais de 100 cidades pelo mundo incluíndo Nova York, Londres, Los Angeles, Paris, Madri, Barcelona, Roma, São Paulo, Rio de Janeiro, Bogotá, Santiago do Chile, Cidade do México, Sydney, Toronto e Tel Aviv. O aplicativo é gratuito para sistemas Android e iOS.
Links para baixar o aplicativo:
Google Play (Requer Android 2.3.3 ou superior)
App Store (Compatível com iPhone, iPad e iPod touch. Este app está otimizado para iPhone 5)
Vídeo institucional: http://youtu.be/1VehkavG2Xk



Texto de: Antônio Bavaresco
Edição de: Manuel Petrik


Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário