Créditos: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A partir deste domingo, dia 15 de dezembro, a passagem do ônibus urbano de Resende terá um novo valor. O decreto fixando a nova tarifa em R$ 2,80 foi assinado no final da tarde de quinta-feira, 13, pela Prefeitura, que acatou decisão do COMUTRAN (Conselho Municipal de Trânsito e Transporte) tomada durante reunião realizada no dia 28 de novembro. O valor, mais uma vez, fica abaixo do que foi pedido pela Viação São Miguel, que foi de R$ 3,05.
Segundo o presidente do COMUTRAN, o secretário de Governo Marcial Correa, diante do pedido da São Miguel foi formada uma comissão para analisar a planilha de custos da empresa, que leva em conta o número de passageiros, a quilometragem percorrida e os custos com funcionários e insumos, entre outros itens.
- Todos os conselheiros puderam conhecer a planilha e como ela é formulada, durante uma reunião anterior a reunião que deliberou pelo aumento da passagem. A comissão formulada acompanhou todos os cálculos e sugeriu que o valor deveria ser fixado em R$ 2,80. A votação entre os conselheiros presentes à reunião foi quase unânime, com apenas um voto contrário entre os 16 presentes - explicou Marcial.
Em abril deste ano, a tarifa de ônibus urbano em Resende foi reajustada, passando de R$ 2,60 para R$ 2,85. Na ocasião, a empresa havia solicitado um valor de R$ 3,26. Em junho, o prefeito José Rechuan assinou um decreto revogando o valor e reduzindo a tarifa novamente para R$ 2,60, o que foi possível após redução de impostos por parte do Governo Federal para baratear as passagens. A redução também atendeu as reivindicações do Movimento Nacional pela Redução das Tarifas, que foi recebido pelo prefeito na ocasião para discutir o assunto.
De acordo com o presidente do COMUTRAN, o reajuste tem como objetivo restabelecer o equilíbrio econômico e financeiro da concessionária, já que todos os itens que compõem a planilha de cálculo sofreram reajuste, entre eles, combustível, lubrificantes, peças, acessórios, materiais, além dos salários dos rodoviários.
Por outro lado, o superintendente de Transporte e Trânsito, Alcides de Carli, destacou que a Prefeitura vem reforçando a determinação a São Miguel para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, como o cumprimento de horários, o estudo para implantação de novas linhas e novos ônibus. Este ano, a empresa adquiriu 11 novos veículos.
A Superintendência de Trânsito, por sua vez, aumentou a fiscalização. Desde setembro, cinco fiscais acompanham a prestação do serviço de transporte coletivo para garantir a qualidade do atendimento à população. Em dois meses já foram enviadas quatro notificações à empresa e todas as terças-feiras um representante da São Miguel se reúne com os fiscais na SUMTRAN para discutir os problemas encontrados.
- Em caso de irregularidades ou problemas graves encontrados pelos fiscais, a empresa é notificada e acionada imediatamente para resolver a situação. Quando são encontrados problemas mais simples, como vidros e bancos quebrados, campainhas que não funcionam, entre outros, apresentamos um relatório da fiscalização nestas reuniões, pedindo providências à empresa - explicou Alcides de Carli, salientando que denúncias de má prestação do serviço de transporte coletivo podem ser feitas pelo Linha Viva, da Ouvidoria do Município, serviço de atendimento gratuito à população. O telefone é o 0800-889-0808.
Fonte: Prefeitura de Resende
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