Ailane Silva, da Agência Brasília
Foto:Dênio Simões/GDF
Veículo moderno passará por testes para entrar em circulação em fevereiro de 2014
BRASÍLIA (23/12/13) – O primeiro ônibus modelo articulado do "Expresso DF Sul", que integrará uma frota de 62 veículos para realizar o percurso Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, foi apresentado pela Viação Pioneira ao governador Agnelo Queiroz nesta segunda-feira (23).
"Esse veículo tem diversos itens modernos e tecnológicos para atender a população com conforto e segurança. A partir de janeiro, vamos iniciar testes e verificar a necessidade de ajustes para que entrem em circulação até fevereiro de 2014", afirmou Agnelo Queiroz, ao visitar o veículo em exposição na Praça do Buriti.
O projetista do Consórcio BRT Sul, Álvaro Gozalez, informou que um dos testes será feito na primeira estação com obras 100% concluídas, a Granja do Ipê, na Epia Sul, entregue em outubro. "No local, vamos verificar a altura do piso e a distância das portas para analisar se as medidas estão compatíveis com a obra", explicou.
Entre outras características dos ônibus articulados, que serão avaliadas pela Secretaria de Transportes, estão: quatro câmeras internas; quatro telas de vídeo LCD para transmissão de informações para os usuários; ar condicionado; sistema de ventilação independente; além de cadeiras tipo poltrona.
"As portas possuem mecanismo de abertura elétrico, para abrir suavemente, além de sistema antiesmagamento e bloqueio caso o carro esteja em movimento", complementou o engenheiro e gerente de Manutenção da Viação Pioneira, José Estevão da Silva.
Segundo ele, a capacidade será de 40 pessoas sentadas e 90 em pé, totalizando 130. Para aumentar a segurança e a comodidade dos passageiros, os veículos também possuem vidros fumê, que reduzem a incidência solar, e piso com revestimento antiderrapante.
MODERNIDADE - Além da plataforma de embarque para cadeirantes, um grande diferencial é o sistema de 'ajoelhamento'. "Ele permite que o ônibus abaixe até cinco centímetros, em ambos os lados, para facilitar o acesso de idosos e pessoas com deficiência, e isso é uma segunda opção para os cadeirantes, já que a diferença entre o piso e o ônibus nas estações será apenas de três centímetros", enfatizou.
Mais um dispositivo moderno é a tela que liga automaticamente e transmite a imagem de uma câmera instalada atrás do veículo quando o motorista pressiona o botão de ré. "Isso evitará acidentes e atropelamentos, já que o motorista terá uma visão privilegiada do que tem atrás do ônibus", observou Silva.
Os automóveis, já em processo de montagem, têm sistema de diagnóstico de falhas; dispositivos de segurança para evitar movimentos bruscos ao ser freado; motor silencioso com redução de poluentes e sensor para detecção de incêndio.
Além dos 62 ônibus do tipo articulado, haverá mais 38 com capacidade menor (75 passageiros), que circularão no mesmo corredor. Com isso, a frota total da localidade atingirá o quantitativo de 100 veículos.
Confira abaixo todas as características dos veículos articulados:
Monitoramento por GPS
4 câmeras internas
3 telas de vídeo LCD
Retarder – dispositivo de segurança na frenagem
Controle eletrônico de tração
Freio a disco em todas as rodas
Sistema de ventilação independente
Ar condicionado
Câmera de segurança marcha ré
Luzes de salão com LED
Coluna de direção ajustável
Bloqueio de portas com o carro em movimento
Portas com mecanismo de abertura elétrica
Dispositivo antiesmagamento nas portas
Câmbio automático com freio auxiliar hidrodinâmico
Piso com revestimento Ecoflex antiderrapante
Detector de incêndio no compartimento do motor
Sistema de som interno com sinalizador de parada solicitada
Telemetria por GPS
Dispositivo automático de frenagem na descida
Sistema de ajoelhamento para os dois lados
Plataforma de embarque para cadeirantes
Potência do motor de 360 cavalos
Motor com redução de poluentes
Baixo consumo de combustível
Motor silencioso (com redutor de ruídos)
Cadeira do motorista totalmente ajustável
Cinto de segurança
Cadeira do usuário tipo poltrona
Tacógrafo eletrônico
Sistema de diagnóstico de falhas
Painel Multiplex
Painel de instrumentos
Vidros Fumê
Aumento da altura total do veículo
Caixa de marcha automática
Sensor para controle de velocidade
Fonte: Agência Brasília - GDF
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