segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Começam as obras do trem de Guarulhos

20/12/2013 - 15:41




O prefeito Sebastião Almeida participou na manhã desta sexta-feira (20) de uma cerimônia que marcou o início das obras da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A linha férrea terá 12,2 km de extensão e ligará a estação Engenheiro Goulart, em São Paulo, às estações Cecap e Aeroporto Internacional, em Guarulhos.



O investimento total na implantação da Linha13-Jade será de R$ 1,8 bilhão, com recursos estaduais e federais. O prazo de conclusão da obra é de 18 meses. Para o prefeito Almeida, o início dos serviços pode ser encarado como um momento histórico para Guarulhos, uma vez que muitos moradores da cidade poderão deixar o carro na garagem quando necessitarem ir à Capital.
foto: Sidnei Barros/PMG



Almeida destacou a luta da Prefeitura para que esse projeto saísse do papel por meio de uma parceria entre o Estado e o Governo Federal. "Gostaríamos que essa obra tivesse sido iniciada há bastante tempo, mas o importante agora é que logo essa linha de trem estará servindo a uma parcela de nossa população", afirmou. "Finalmente, vamos reparar o erro cometido no passado, quando decidiram instalar um aeroporto na cidade sem que houvesse uma ligação com o Metrô de São Paulo", lembrou Almeida.


Os trens da Linha 13-Jade devem atender cerca de 130 mil passageiros por dia. Os trilhos saem da estação Engenheiro Goulart, em São Paulo, e seguem até o Cecap, onde haverá interligação com o Terminal Rodoviário de Guarulhos, e depois até o Aeroporto Internacional, onde também será construída uma passarela até o Terminal de Ônibus do Taboão. Dos 12,2 kms, 4,3 kms serão em superfície e o restante, em elevação.


Segundo o governador Geraldo Alckmin, as obras devem gerar cerca de 1,3 mil empregos diretos, em quatro frentes de trabalho. Ele destacou a importância da obra, que permitirá ligar o maior aeroporto da América Latina ao sistema de trens metropolitanos da Grande São Paulo. "Serão três novas estações para atender Guarulhos e o aeroporto", disse o governador. "Algumas linhas farão atendimento direto. Oferecemos vários serviços".


Almeida voltou a cobrar do governador a extensão da Linha 13-Jade até o Bonsucesso, com estações no Taboão, São João e Presidente Dutra. "Esse percurso atenderá de fato a nossa população", disse o prefeito. Alckmin informou que o Governo do Estado está atento à reivindicação e já iniciou a elaboração de um projeto para levar os passageiros até Bonsucesso. "Trata-se de um pleito do prefeito Almeida e da comunidade de Guarulhos", completou.


Também participaram da cerimônia o secretario Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Atílio André Pereira, o secretário Estadual de Recursos Hídricos, Edson Giriboni, o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Afrânio de Paulo Sorinho, e o deputado estadual Alencar Santana.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

2 comentários:

  1. A ligação ferroviária para trens de passageiros Guarulhos (Cumbica) ABC (Santo André).

    Entendo ser uma melhor opção a ser planejada é a ligação desta futura linha 13-Jade com a região do ABC, mais precisamente com a Linha 10-Turquesa no município de Santo André.

    Portanto concordo com as críticas da professora urbanista Raquel Rolnik a respeito da superposição de traçado (ferrovias paralelas) entre TAV, Expresso Aeroporto e Trem para Guarulhos.

    Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que será feita, outra opção teria como destino, no mínimo até a Barra Funda utilizando composições de dois andares (double decker), que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo obrigatório para a sobrelotada Linha 12-Safira (Imagine a cena, que situação humilhante e vexaminosa) .

    Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10-Turquesa, 2-Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a linha 1-Azul na estação Santa Cruz, e o projeto da futura linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.

    Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, foi ~ 80% superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão europeu com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.

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  2. Já estamos em 2016, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2020 se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais.

    No Brasil não existe uma lei semelhante a das Responsabilidades Fiscal (mais conhecida como "Pedaladas fiscais"), que pune os governantes que gastam mais do que arrecadam, e que burlam a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais e não as cumpre.

    O resultado disto são as inumeráveis obras incompletas ou mal planejadas, como as maiorias das ociosas ciclovias em detrimento aos corredores de ônibus e o questionável Monotrilho, e infindáveis festivais de compromissos não cumpridos, e os responsáveis imputados.

    De qualquer forma a extensão da Linha 2-Verde atualmente continua a ser a melhor opção do que quaisquer outras que é a de se utilizar as linhas 13- Jade ou 12-Safira congestionadas da CPTM ou a projetada linha 14-Onix que não saiu do papel ou os Monotrilhos.

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