26/11/2013 16:50:02
Após dez dias de implantação, o corredor de ônibus da Zona Sul, localizado nas avenidas Cavalhada, Nonoai e Teresópolis, com 4,5 quilômetros de extensão, teve avaliação positiva pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Técnicos de transporte da empresa analisaram as viagens das 45 linhas que circulam no local, nos horários de pico, e verificaram que os índices de redução no tempo chegaram a 27%. Antes da implantação da faixa prioritária, o tempo de deslocamento nos 4,5 quilômetros variava de 18 a 20 minutos. Agora, a média das viagens está em 13 minutos, com a velocidade média dos ônibus de 21km/h.
A mudança beneficia uma média de 18,4 mil passageiros, nos horários de pico. “Nossa prioridade é o transporte público, incentivar e qualificar o serviço prestado. Por isso, implantamos o corredor e estudaremos outras medidas nessa área daqui pra frente”, disse o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
No eixo Cavalhada, circulam mais de 24,5 mil pessoas. Dessas, 75% (18.420) são passageiros de ônibus e 25% condutores (6.243). O tempo dos deslocamentos dos motoristas aumentou em três minutos, no trecho do corredor da Zona Sul. Antes da implantação, o trajeto era realizado em 13 minutos. Após esses dez dias, a média de deslocamentos dos carros e outros veículos particulares é de 16 minutos.
O monitoramento das viagens, além de ser realizado in loco pelos técnicos e agentes, também é feito de forma digital. A medida só é possível porque todos os ônibus da Capital possuem um transponder interno. Quando eles passam pelas antenas de monitoramento da EPTC, emitem um sinal, que é recebido em tempo real na Central de Monitoramento da empresa. “Com essas informações, obtemos relatórios para verificar a situação de cada linha, se ela está cumprindo sua tabela horária ou se tem atrasos. Baseado nesses números, podemos implantar medidas que melhorem as viagens”, afirmou a diretora de planejamento, Maria Cristina Ladeira.
No Brasil, os carros particulares realizam apenas 30% dos deslocamentos urbanos, ocupando 70% das vias públicas.
Objetivos do Corredor da Zona Sul:
• Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo
• Aumentar a velocidade operacional
• Diminuir o tempo do passageiro dentro do veículo
• Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus
• Racionalizar a operação e otimização da frota
• Reduzir os custos do transporte público e, consequentemente, contribuir para a modicidade tarifária
• Facilitar a integração com os outros modos de transporte
• Permitir o compartilhamento de espaços na cidade, de forma justa e racional
• Contribuir para a redução das emissões urbanas que afetam a saúde e o clima
• Maior regularidade e cumprimento de viagem
Texto de: Lucas Barroso
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Fonte: Portal PMPA
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