Publicado em 30/10/2013 19:27:19 |
A BHTrans informa que, dando continuidade às obras do BRT, executadas pela Sudecap, a partir das 10h de quinta-feira, dia 31 de outubro, será feita a interdição da busway (pista exclusiva de ônibus) da avenida Antônio Carlos, entre as ruas Jequitaí (Hospital Belo Horizonte) e Rio Novo (Complexo da Lagoinha). Os ônibus e táxis irão trafegar na pista mista nesse trecho, retornando posteriormente à busway. Na primeira etapa, a intervenção irá ocorrer apenas no sentido bairro/centro. A partir da terça-feira, dia 5 de novembro, os dois sentidos da busway, nesse trecho, ficarão fechados ao trânsito. A duração da intervenção seguirá o calendário de obras da Sudecap.
A interdição irá ocupar um trecho de 1,3 km dos 7,5 km de pista exclusiva (busway) da avenida Antônio Carlos (entre o Complexo da Lagoinha e a Barragem da Pampulha). Com a implantação do BRT, a busway será ainda maior, contemplando também a avenida Pedro I, totalizando, assim, aproximadamente 12 km de pista exclusiva.
Os pontos de ônibus no trecho serão transferidos, saindo da busway para a pista mista, sendo devidamente sinalizados. Também serão implantadas faixas preferenciais para o tráfego de ônibus na pista mista, facilitando assim o embarque e desembarque dos usuários. Os acessos e saídas dos veículos serão sinalizados com faixas de tecido. Monitores, uniformizados com colete amarelo escrito “INFORMAÇÃO”, irão orientar os usuários do transporte coletivo sobre os novos pontos de ônibus. Haverá ainda opção de desvio sinalizada para os motoristas dos veículos leves que optarem por sair da avenida Antônio Carlos, em ambos os sentidos (confira abaixo).
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTrans e PMMG, e Guarda Municipal irão operar o tráfego na região. Para a segurança de todos, a BHTrans orienta os motoristas a redobrarem a atenção e respeitarem a sinalização implantada e as orientações dos agentes de trânsito durante a operação.
Obras e sistema BRT - Nessa etapa serão realizadas obras na avenida Antônio Carlos. Com as intervenções, parte da cidade sentirá os efeitos das mudanças, mas num futuro bem próximo toda a população irá desfrutar das melhorias que o BRT trará. De início, serão 700 mil pessoas beneficiadas diariamente pelo sistema. O objetivo é que, optando pelo BRT, o usuário diminua em até 50% o tempo de viagem realizado atualmente.
Interdição
· A partir de quinta-feira, dia 31 de outubro, às 10h.
Interdição da busway da av. Antônio Carlos, entre as ruas Jequitaí (Hospital Belo Horizonte) e Rio Novo (Complexo da Lagoinha), sentido bairro/centro.
· A partir de terça-feira, dia 5 de novembro, às 10h.
Interdição da busway da av. Antônio Carlos, entre a rua Rio Novo e Viaduto República do Congo, sentido centro/bairro.
Veja o mapa online no Google Maps
Desvios
Transporte Coletivo - Os ônibus e táxis irão trafegar na pista mista nesse trecho, retornando posteriormente à busway.
Os veículos leves terão duas faixas de tráfego e desvios opcionais indicados por faixa de tecido.
Desvio bairro/centro: av. Antonio Carlos, rua César Jorge, rua Belmiro de Almeida, rua Popular, rua Araribá, av. José Bonifácio, rua Formiga, rua Itapecerica, Complexo Lagoinha,...;
Desvio centro/bairro: av. Antonio Carlos, rua Rio Novo, rua Diamantina, rua Formiga, rua Manoel Macedo, rua Itapetinga, rua Aporé, av. Antonio Carlos.
Transporte coletivo
Serão transferidas 102 linhas (44 BHTrans e 58 DER) e sete pontos de ônibus serão criados na pista mista, em ambos os sentidos, para receber as linhas desviadas da busway.
Sentido bairro/centro – quinta-feira, dia 31de outubro
· Alterações entre a rua Araribá e Viaduto Angola.
Ponto 1 - Criação de ponto BHTrans na pista mista da av. Antônio Carlos, sob o Viaduto Angola, para todas as linhas.
Linhas gerenciadas pela BHTrans:
63 – 65 - 2004 – 2207 – 2213 - 2214 – 2216 – 4102 – 4103 – 4106 – 4205 – 5031 – 5101 – 5201 – 5401 - 8101 – 8203 – 8208 – 8401 -9501 – 9502 – 9805 - 1207 A – 1207 B – 1207 C – 2208 B – 2210 A – 2210 B – 2210 C – 2211 A – 2211 B – 2212 A – 2212 B – 2212 C – 2215 A – 2215 B – 2215 D - 2224 A – 2224 C – 2243 A 2243B – 2256 A – 2402 A – SE01.
Ponto 2 - Criação de ponto DER na pista mista da av. Antônio Carlos, próximo ao Departamento de Investigação, para todas as linhas.
Linhas gerenciadas pelo DER:
4100 – 4195 – 4200 – 4215 – 4220 – 4230 – 4240 - 4245 – 4255 – 4260 – 4275 - 4280 4295 – 4300 – 4310 – 4380 – 4390 - 5130 – 5140 – 5160 5210 - 5297 – 5307 5356 - 5360 - 5365 – 5375 – 5376 - 5385 – 5390 – 5395 – 5425 – 5432 – 5440 5495 – 5500 – 5510 – 5515 – 5600 – 5610 – 5620 – 5630 – 5660 – 5675 – 5695 - 5700– 5701 – 5705 – 5800 – 5810 – 5830 – 5845 – 5882 – 6130 – 6140 – 6150 – 6170 – 4240. · Alterações entre rua Comendador Noheme Salomão e rua Rio Novo.
Ponto 3 - Criação de ponto na av. Antônio Carlos, em frente ao nº 561, pista mista, para linhas do DER e linhas da BHTrans que se destinam ao Viaduto Leste.
Linhas gerenciadas pelo DER:
4100 – 4245 – 4255 – 4260 – 4280 – 4295 – 4300 – 4310 – 4380 – 5130 – 5140 – 5160 5210 - 5297 – 5307 – 5365 – 5375 – 5385 – 5390 – 5395 – 5425 – 5432 – 5495 – 5500.
Linhas gerenciadas pela BHTrans:
65 – 2213 – 5401 – 9805 – 2215B – 2215D – SE01.
Ponto 4 - Criação de ponto BHTrans na av. Antônio Carlos em frente ao nº 423, próximo ao Viaduto Senegal, na pista mista, que se destinam ao Viaduto ‘B’.
Linhas gerenciadas pela BHTrans:
63 – 2004 – 2207 – 2214 – 2216 – 4102 – 4103 – 4106 – 4205 – 5031 – 5101 – 5201 8101 – 8203 – 8208 – 8401 – 9501 – 9502 – 1207 A – 1207 B – 1207 C – 2208 B – 2210 A – 2210 B – 2210 C – 2211 A – 2211 B – 2212 A – 2212 B – 2212 C – 2215 A – 2224 A – 2224 C – 2243 A – 2243 B – 2256 A – 2402 A.
Ponto 5 - Criação de ponto DER na av. Antônio Carlos em frente ao nº 453, na pista mista, que se destinam ao Viaduto ‘B’.
Linhas gerenciadas pelo DER:
4195 – 4200 – 4215 – 4220 – 4230 – 4240 – 4255 – 4275 – 4390 – 5130 – 5356 – 5360 – 5376 5440 – 5510 – 5515 – 5600- - 5610 – 5620 – 5630 – 5660 – 5675 – 5695 5700 – 5701 – 5705 5800 – 5810 – 5830 – 5845 – 5882 – 6130 – 6140 – 6150 – 6170 – 6240.
Sentido centro/bairro – terça-feira, dia 5 de novembro.
· Alterações na av. Presidente Antônio Carlos entre ruas Rio Novo e Comendador Noheme Salomão
Ponto 6 - Criação de ponto para todas as linhas gerenciadas pela BHTrans e DER.
Linhas gerenciadas pelo DER:
4100 – 4195 – 4200 – 4215 – 4220 – 4230 – 4240 - 4245 – 4255 – 4260 – 4275 - 4280 4295 – 4300 – 4310 – 4380 – 4390 - 5130 – 5140 – 5160 5210 - 5297 – 5307 – 5356-5360 - 5365 – 5375 – 5376 - 5385 – 5390 – 5395 – 5425 – 5432 – 5440 - 5495 – 5500 – 5510 – 5515 – 5600 – 5610 – 5620 – 5630 – 5660 – 5675 – 5695 – 5700 – 5701 – 5705 – 5800 – 5810 – 5830 – 5845 – 5882 – 6130 – 6140 – 6150 – 6170 - 4240.
Linhas gerenciadas pela BHTrans:
63 – 65 - 2004 – 2207 – 2213 - 2214 – 2216 – 4102 – 4103 – 4106 – 4205 – 5031 – 5101 – 5201 – 5401 - 8101 – 8203 – 8208 – 8401 -9501 – 9502 – 9805 - 1207 A – 1207 B – 1207 C – 2208 B – 2210 A – 2210 B – 2210 C – 2211 A – 2211 B – 2212 A – 2212 B – 2212 C – 2215 A – 2215 B – 2215 D - 2224 A – 2224 C – 2243 A 2243B – 2256 A – 2402 A – SE01. · Alterações na av. Presidente Antônio Carlos entre rua Formiga e Viaduto Angola
Ponto 7 - Criação de ponto para todas as linhas gerenciadas pela BHTrans e DER.
Linhas gerenciadas pelo DER - (após rua Formiga, próxima à faixa de travessia):
4100 – 4195 – 4200 – 4215 – 4220 – 4230 – 4240 – 4245 – 4255 – 4260 – 4275 – 4280 – 4295 – 4300 – 4310 – 4380 – 4390 – 5130 – 5140 – 5160 – 5210 – 5297 – 5307 – 5356 – 5360 – 5365 – 5375 – 5376 – 5385 – 5390 – 5395 - 5425 – 5432 - 5440 - 5495 – 5500 – 5510 – 5515 – 5600 – 5610 – 5620 – 5630 – 5660 – 5675 – 5695 – 5700 – 5701 – 5705 – 5800 – 5810 – 5830 – 5845 – 5882 – 6130 – 6140 – 6150 – 6170 - 4240.
Linhas gerenciadas pela BHTrans - (sob Viaduto Angola):
63 – 65 - 2004 – 2207 – 2213 - 2214 – 2216 – 4102 – 4103 – 4106 – 4205 – 5031 – 5101 – 5201 – 5401 - 8101 – 8203 – 8208 – 8401 -9501 – 9502 – 9805 - 1207 A – 1207 B – 1207 C – 2208 B – 2210 A – 2210 B – 2210 C – 2211 A – 2211 B – 2212 A – 2212 B – 2212 C – 2215 A – 2215 B – 2215 D - 2224 A – 2224 C – 2243 A – 2243B – 2256 A – 2402 A – SE01.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário