sábado, 26 de outubro de 2013

São Paulo - Mais 7 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus serão implementados na segunda-feira

25/10/2013 14h52


Novos trechos contemplam zonas Sul, Norte e central. Operação Dá Licença para o Ônibus já soma mais de 243 quilômetros de faixas exclusivas implementados desde janeiro deste ano
A cidade de São Paulo ganha na próxima segunda-feira (28) mais 7 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Com os novos trechos, que estarão localizadas nas zonas Sul, Norte e central, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’, criada para aumentar a velocidade dos coletivos e a qualidade do transporte público, atingirá a marca 243,4 quilômetros de vias implantadas desde o início deste ano na cidade.

No início do mês, a Prefeitura de São Paulo superou a meta prevista para dezembro. O objetivo previsto no Programa de Metas 2013-2016 previa a implantação de 150 quilômetros de vias exclusivas para o transporte público até 2016. Em junho, no entanto, em meio aos protestos pela melhoria do transporte público, o prefeito Fernando Haddad ampliou a meta para 220 quilômetros até dezembro.

Um estudo preliminar divulgado em setembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos aumentou em 45,7%. De acordo com os dados, a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implementação das faixas, passou para 20,8 km/h. Os dados indicam que, um deslocamento que antes era realizado em uma hora, agora é feito em 33 minutos.

Aprovação
A implementação de faixas exclusivas foi aprovada pela população. De acordo com uma pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo e lançada em setembro, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor das faixas. Entre os usuários de carro, a aprovação chegou a 86%. Outra pesquisa, também de setembro, feita pelo Datafolha, aponta que 88% dos 823 entrevistados aprovam a adoção das vias exclusivas para ônibus, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam transporte individual.

Novas faixas
A Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, no Jabaquara, Zona Sul da cidade, ganha na próxima segunda 5,2 quilômetros de faixa exclusiva à sua direita, no trecho entre as avenidas Engenheiro George Corbisier e Assembleia.
Os ônibus terão prioridade pela nova faixa de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 20 horas e aos sábados das 6 horas às 14 horas, em ambos os sentidos.
Pela via circulam 21 linhas de ônibus municipais, transportando em média 217 mil passageiros por dia útil, com frequência de 134 ônibus/hora nos horários de picos.

Vale lembrar que a Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira já dispõe de um corredor de ônibus metropolitano segregado no centro da via, ligando o Terminal Jabaquara ao Terminal Metropolitano de Diadema.
Na Zona Norte, mais 700 metros de faixa exclusiva para ônibus serão implementados na Avenida Casa Verde e na Rua Dom Amaral Mousinho. A exclusividade valerá no sentido Centro, de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 20 horas e, aos sábados, das 6 horas às 14 horas. Os trechos contemplados serão, no caso da Avenida Casa Verde, entre a Avenida Professor Celestino Bourroul e a Rua Dom Amaral Mousinho e, no caso desta última, entre a própria Avenida Casa Verde e a Praça Delegado Amoroso Neto.
Pelo trecho em questão circulam 15 linhas de ônibus municipais, transportando 165.254 passageiros por dia útil, com frequência média de 115 ônibus/hora nos horários de picos.
Mais 1,1 quilômetro de faixas exclusivas para ônibus serão implementados no centro em parte da área chamada de Rótula do Centro. O novo trecho será composto pelo Viaduto Dona Paulina, Praça Dr. João Mendes, Rua Anita Garibaldi e Av. Rangel Pestana, até a região do Parque Dom Pedro II.

O transporte público terá a prioridade de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 22 horas e, aos sábados, das 6 horas às 14 horas. O período de funcionamento é o mesmo dos dois trechos iniciais da Rótula Central, ativados em setembro. 

No trecho contemplado pela nova faixa exclusiva circulam 84 linhas de ônibus municipais, transportando 603.527 passageiros por dia útil, com frequência média de 191 ônibus/hora nos horários de picos.

Alterações no sistema viário
No acesso da Avenida 23 de Maio para o Viaduto Dona Paulina, será implantado um novo semáforo. Nos horários de operação da faixa exclusiva, o movimento de conversão do Viaduto Dona Paulina para a Rua Quintino Bocaiúva só será permitido para os ônibus. Os demais veículos terão como opção executar um contorno de quadra através da Praça Dr. João Mendes, Av. Liberdade, Rua Álvares Machado e Rua Dr. Rodrigo Silva.

Para viabilizar este percurso, a Rua Dr. Rodrigo Silva terá seu sentido de circulação invertido e serão feitos ajustes no semáforo existente no cruzamento do Viaduto Dona Paulina com as ruas Quintino Bocaiúva e Dr. Rodrigo Silva.
Na Av. Rangel Pestana, a pista sentido Praça da Sé, entre a Rua Dr. Bittencourt Rodrigues e a Rua Roberto Simonsen, terá tráfego exclusivo de ônibus de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 22 horas e, aos sábados, das 6 horas às 14 horas.
A Rua Venceslau Brás terá sentido único de circulação da Rua Dr. Bittencourt Rodrigues para a Rua Roberto Simonsen, no trecho entre essas duas vias.
A Rua Roberto Simonsen terá sentido único de circulação, da Rua Venceslau Brás para a Rua Floriano Peixoto, no trecho entre essas duas vias.
Fiscalização
Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, rendendo três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Já invadir faixa exclusiva à esquerda configura infração grave, punível com cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69.

Fonte: Prefeitura de São Paulo


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